domingo, 28 de julho de 2013

Morreu J J Cale.

J J Cale, um dos músicos mais versáteis da nossa era, tendo composto temas do rock ao blues e ao jazz,  morreu aos 74 anos num hospital em La Jolla, na Califórnia.

J J Cale é o autor de "Cocaine" e "After Midnight", famosas na voz de Eric Clapton, com quem gravou o álbum "The Road to Escondido", premiado com Grammy em 2008.


Nascido na cidade de Oklahoma, Cale mudou-se nos anos 1960 para Los Angeles, aonde a sua carreira recebeu forte impulso.

Neil Young certa vez descreveu-o como o melhor guitarrista depois de Jimmy Hendrix.

Outras bandas, como Lynyrd Skynyrd, Santana, The Allman Brothers e Johnny Cash gravaram temas criados por JJ Cale.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Yoko Ono assiste a gravação, na cama...há 44 anos.


Gravação: Silver Hammer of Maxwell
14:30, quarta-feira 09 de Julho de 1969 (44 anos atrás)

Estudio Dois, EMI Studios, Abbey Road
Produtor: George Martin
Engenheiro: Phil McDonald

Os Beatles iniciaram a gravação de Silver Hammer of Maxwell, um tema do álbum, "Abbey Road"  ás  2.30, tendo terminado a sessão ás 22:15 .

A 01 Julho de 1969, John Lennon e Yoko Ono tinham-se  envolvido num acidente de carro na Escócia, e esta foi a primeira sessão em estúdio, após um período de recuperação dos dois.  
Yoko Ono, que ainda não se encontrava completamente recuperada, quis acompanhar John e assistir ás gravações. Para o efeito, uma cama de casal foi levada para o estúdio, e Yoko cómodamente instalada, fez companhia ao seu marido.

"Estava-mos a  configurar os microfones para a sessão, quando esta enorme cama de casal chegou. Uma ambulância trouxe Yoko e ela foi deitada em na cama. Montá-mos um microfone sobre a mesma, caso ela quisesse participar, e retomá-mos, calmamente o nosso trabalho!  

Nessa altura alguém mormurou:  " Agora sim, já vimos tudo, pessoal! "

Silver Hammer of Maxwell já tinha sido gravado nos dias 3, 7, 8 e 10 Janeiro de 1969, durante as sessões de Get Back / Let It Be.  

Paul McCartney estava convencido de que o tema seria um potencial "single". Mas o resto do grupo, não comungava dessa certeza.

Além de um overdub de Moog em Agosto, a canção foi concluído em três sessões consecutivas, em Julho de 1969. Neste primeiro dia, foram gravados 16 takes, com McCartney no piano e voz guia, George Harrison tocando guitarra baixo, e Ringo Starr na bateria.

Os takes foram numerados de 1, a 21, embora as pistas de 6 a10, não tivessem sido utilizadas.  
No final da sessão, foram gravados overdubbes de guitarras acústicas, para os últimos dois coros do take nº 21.