John Lennon e Paul McCartney, escreveram este tema em 1958, quando John tinha 17 anos, e Paul apenas 16. Faltavam á escola para se "entreterem" a compôr. Já tinham composto algumas musicas antes, mas esta foi a primeira que eles acharam que tinha qualidade suficiente para ser gravada.
Paul, inspirou-se na sua namorada da época de seu nome Iris Caldwell, a quem o pedido de "Love me do", se dirigia.
Foi o primeiro single dos Beatles.
Em Inglaterra, foi a Parlophone Records, que se encarregou de editar o vinil, mas nos USA, tiveram bastante dificuldade em encontrara uma distribuidora. Os Beatles queriam a Capitol Records, mas os executivos da mesma, recusaram temendo que o tema fosse um fracasso. Acabou por ser a pequena e desconhecida Tollie Records, a encarregar-se da distribuição do single, durante a chamada Beatlemania, um ano após a saída do single em Inglaterra.
No ano de 1962, os Beatles estavam a tocar na Alemanha, em Hamburg, em vários
clubes nocturnos, no Kaiserkeller, Top Ten, Star-Club, Beer-Shop, Mambo, Holle,Wagabond quase todos situados na chamada "red zone", nas ruas Reeperbahn e Grosse Freiheit. Tocavam só covers de temas dos cantores e bandas americanos famosos na época, e era muito arriscado estarem a tocar material composto por eles, contra temas de nomes
famosos como Little Richard ou Ray Charles. Como a sua composição foi bem recebida, ganharam confiança para continuar a compôr e a tocar ao vivo os seus temas.
Quando, durante uma audição para a Parlophone Records, o produtor os ouviu, achou que poderia moldar aquele tema e transformá-lo num hit, vendável. O produtor em causa, George Martin, tornar-se-ia numa peça chave em todo o sucesso alcançado pelos Beatles.
Seria o quinto Beatle, responsável, pelos arranjos, de quase todos os
álbuns que viriam a gravar. Começou por sugerir a adição de um solo de harmónica, e John Lennon, que já tocava umas coisas numa harmónica que roubara em Arnhem, cidade Holandesa junto á fronteira com a Alemanha, acabou por ser bem sucedido com o riff , "sacado" á pressão naquele mesmo dia.
"Love me do", foi gravado três vezes. Três versões ligeiramente diferentes, sobretudo porque o baterista, nunca foi o mesmo. Na primeira vez, na audição para a Parlophone, em Junho de 1962, foi Pete Best quem tocou os tambores, mas seria despedido logo
de imediato. Posteriormente, em 4 de Setembro desse ano, seria o substituto de Pete Best a encarregar-se do "drumming". Exacto, esse mesmo, Ringo Starr.
Mas quando George Martin decidiu lançar o single, uma semana depois, voltou a trocar de baterista, por achar que Ringo não era suficientemente bom para ocupar o lugar. Chamou então Andy White,
um baterista de estúdio, e pôs Ringo nas maracas.
A versão com Ringo, acabou por ser editada no single, e a gravação com Andy White, faria parte do 1º álbum "Please Please Me".
É claro que Ringo Starr, ficou aborrecidissimo com este episódio, e ainda mais inseguro, pois acabadinho de entrar, não se sentia á vontade para contestar esta decisão de George Martin, e achava que o seu desempenho tinha sido suficientemente bom, e não merecia este vexame publico.
Quando o single foi colocado á venda em Inglaterra, não teve muito impacto. Brian Epstein, o manager dos Beatles, decidiu então fazer uma grande campanha publicitária, e de uma assentada, comprou 10.000 cópias do disco, para a sua loja, o que deu maior exposição á banda, e ajudou na subida, para o topo das listas dos discos mais
vendidos, no UK.
Há um outro episódio, que revela bem a falta de confiança que George Martin tinha no tema "Love medo".
Durante as gravações de 4 de Setembro, achando que a canção de John e Paul, não era suficientemente forte para ser lançada como primeiro single da banda, George apresentou-lhes um outro tema, "How Do You Do It?," escrito por Mitch Murray, um compositor que estava muito na moda.
Os Beatles, não gostaram muito da brincadeira, mas lá gravaram uns takes com a tal musiquinha, e acabaram por convencer George Martin, que a sua composição teria mais impacto, e este mudou de ideias, voltando á casa de partida e lançando o "Love me Do".
Nas primeiras gravações John Lennon era o vocalista, mas com a adição da harmónica, foi Paul que acabou por ser a voz principal. Anos depois McCartney, confessaria que
durante a gravação estava aterrorizado, e que ainda hoje se consegue distinguir, na sua voz, esse medo.
Os lábios de Lennon ficaram em ferida durante as gravações, nas quais ele queria soar como Delbert McClinton.
Paul McCartney intitulou esta composiçaõ como sendo, "Our greatest philosophical song."( A nossa Grande composição filosófica).
"Love me do", foi gravada em mono, num take, e não existem versões stereo.
Foi ainda gravada por: The Brady Bunch, The Chipmunks, Dick Hyman, Flaco Jimenez, Madooo, The Persuasions, Sandie Shaw, Ringo Starr e Bobby Vee.
Quando a tia de John Lennon, a famosa Aunt Mimi, ouviu o single, virou-se para o sobrinho e disse:
"Bom, se pensas ganhar a vida a fazer disto, estás muito enganado. É melhor procurares um emprego".
Como ela estava enganada.