terça-feira, 7 de outubro de 2014

Love Me Do




"Love Me" é o primeiro single dos Beatles, tendo  "P.S. I Love You", no lado B e colocado nas lojas do U.K, em 5 de Outubro de 1962. Quando o single foi lançado no Reino Unido, atingiu a posição número dezessete. Em 1982 foi novamente posto á venda (não re-emitido, mantendo o mesmo número de catálogo) e chegou a número quatro.
Nos Estados Unidos, o single foi número um em 1964. Em 2012, a canção tornou-se  domínio público na Europa. Actualmente, existem propostas de lei para prolongar os direitos autorais por mais 20 anos.

Em 4 de Setembro de 1962, Brian Epstein pagou todas as despesas dos Beatles, já com o seu novo baterista, Ringo Starr, da viagem aérea de Liverpool para Londres.
Após a sua acomodação num hotel no bairro de Chelsea, os "fab four", dirigiram-se  à EMI Studios no início da tarde, aonde montaram o seu equipamento no Studio 3 e começaram a ensaiar seis canções, incluindo: "Please Please Me", "Love Me Do" e uma canção originalmente criada para Adam Faith por Mitch Murray chamado "How Do You Do It?"  pois George Martin "insistia, na aparente ausência de qualquer material original mais forte para o primeiro single do grupo ".

Lennon e McCartney ainda tinham que impressionar Martin com a sua capacidade de composição, e os Beatles tinham  assinado como artistas de gravação com base na sua forte e carismática personalidade, enquanto banda.

"Não foi uma questão de o que é que eles poderiam fazer, ou como. Os Beatles não tinham escrito nada importante naquela época. Mas o que mais me impressionou foi a sua personalidade. Faíscas voavam quando se falava com eles." declarou George Martin

No decurso da sessão da noite que se seguiu então (19:00 às 10:00 horas no Studio 2), gravaram "How Do You Do It" e "Love Me Do". Foi feita uma tentativa de "Please Please Me", mas nesta fase, tocaram uma versão muito diferente daquilo que viria a ser a forma final deste tema e  foi abandonada por Martin, o que causou uma grande decepção ao grupo pois esperavam que este tema seria o lado B de "Love Me Do".

Os Beatles estavam ansiosos para gravar o seu próprio material, algo que era quase inaceitável, impossível naquele tempo, e é globalmente aceite que George Martin, tinha acedido e até incentivado, a que os rapazes compusessem os seus temas numa primeira instância. Mas Martin insistiu que pelo menos eles tentassem escrever algo tão comercial como "How Do You Do It?".
Então, a prática nos estudios Tin Pan Alley, nos U.S.A, era a de ter os grupos a gravar músicas de compositores profissionais , o que era procedimento padrão e ainda é comum hoje.

É certamente verdade que não havia nenhum outro produtor em ambos os lados do Atlântico, capaz de lidar com os Beatles sem os "danificar", deixando-os sozinhos a criar,  e servindo apenas como um guia, de mente aberta, capaz de aceitar aquele inesperado e inovador tipo de composição musical .
Martin rejeita, no entanto a ideia de que ele era o "gênio" por trás do grupo:
"Eu era puramente um intérprete. O gênio era deles: nenhuma dúvida sobre isso. "

Foi na sessão de 4 de Setembro, que, de acordo com McCartney, que Martin sugeriu o uso de uma harmónica. No entanto, Lennon já tinha gravado o seu solo de gaita, na versão Anthology 1, durante a audição de 6 de Junho com Pete Best na bateria. A versão de George Martin é diferente:

"Eu peguei em 'Love Me ', por causa do som da gaita", acrescentando: "Eu amei aquele lamento soprado na harmónica por John, lembrou-me as gravações de Sonny Terry e Brownie McGhee. Senti que tinha um hit definitivo."


Lennon aprendeu  a tocar numa gaita cromática que o seu tio George (marido de sua tia Mimi) lhe tinha dado quando criança. Mas o instrumento usado nesta gravação, fora roubada por Lennon numa loja de música em Arnhem, nos Países Baixos, em 1960, aquando da primira viagem dos Beatles para Hamburgo. 

John tinha ensaiado exaustivamente a introduçaõ do tema "Hey Baby",  de Bruce Chanel, nos estudios da EMI em 6 de Junho. Este era uma das trinta e três canções que os Beatles tinha preparado (embora apenas quatro foram gravados"Bésame Mucho"; "Love Me Do"; "P.S. I Love You" e "Ask Me Why", dos quais apenas"Bésame Mucho"e"Love Me Do"sobrevivem e aparecem na Antologia 1).

Brian Epstein tinha contratado  Bruce Channel para este actuar numa promoção da NEMS Enterprises no Ballroom Tower de New Brighton, em Wallasey a 21 de Junho de 1962, apenas algumas semanas depois de "Hey Baby" ter atingido os tops. 
Os Beatles eram o segundo e prestigiante destaque no cartaz do espectáculo. 

Lennon tinha ficado tão impressionado com o tocador de harmónica de Bruce Chanel, Delbert McClinton, que logo no primeiro encontro se dirigiu a ele pedindo instruções de como tocar o instrumento. John faz referência também ao tema de  Frank Ifield, "I Remember You" e á sua introdução de gaita, um sucesso enorme no Reino Unido, em Julho de 1962, declarando:
"O truque, foi a gaita. Havia uma coisa terrível chamada "I Remember You", e nós, tocáva-mos esses números, dai o ter-mos usado esse tipo de introdução no "Love Me Do"."

A harmónica viria a tornar-se num "fazedor" de hits no início dos Beatles, em temas como "Love Me Do", "Please Please Me" e "From Me To You", bem como outras faixas do álbum.
Paul McCartney recordou, "John esperava ser preso um dia e na cadeia, seria o tipo que tocava gaita."


George Martin esteve muito perto de dicidir que  "How Do You Do It?" seria o primeiro single do Beatles',- tendo ainda sido considerado como um sério concorrente para o seu segundo single,- em vez em "Love Me Do".

Existe,  nos arquivos da EMI, uma versão masterizada pronta para  lançamento.

George Martin comentou mais tarde:
"Eu ponderei muito seriamente em "How Do You Do It", para o primeiro single,  mas no fim decidi-me por "Love Me Do", que era uma óptima gravação." 

Paul McCartney ainda acrescentou:
"Nós sabíamos que os nossos fãs em Liverpool não permitiriam que assumisse-mos o "How Do You Do It. Não era o nosso tipo de musica...era muito pop."
 
Este tema acabou por ser o primeiro single de lançamento de Gerry and The Pacemakers, com um enorme sucesso na altura.

O resto...é história.