segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Partiu o Luis Filipe Aguiar...vais deixar muita saudade, Amigo


Faleceu Luís Filipe Aguiar, conhecido no meio artístico apenas como Luís Filipe. 

O cantor e músico radicado na Madeira, tinha 63 anos de idade e deixa uma carreira de quatro décadas dedicada à música.

Foi na Ilha da Madeira que nasceu e cresceu como cantor, autor e compositor, numa carreira com mais de 4 décadas. Atualmente era também delegado regional da Sociedade Portuguesa de Autores. Destacou-se também como apresentador da RTP Madeira.

A sua primeira participação no Festival da Canção aconteceu em 1985 com o tema "Mulher Só (Mulher Giesta)". Para além de ter sido intérprete, partilhou a autoria com Nuno Rodrigues e Fátima Murta. Um ano depois, com "Tango da meia noite", compõe e interpreta um dos temas candidatos à vitória e que viria a transformar-se no grande êxito da sua carreira. A sua última tentativa no Festival aconteceu em 2011, quando compõe para a filha, a cantora Sandra Dória, o tema "Aprende a voar (nas asas do amor)", contudo, não conseguiu alcançar a final do Teatro Camões.

Em 2013, interpretou no programa "Praça da Alegria" dois temas que mais marcaram a sua carreira, entre os quais "Brinquedo desfeito", anunciando que estaria a preparar um novo CD de originais, trabalho que não chegou a ser concretizado devido a doença prolongada. 

Luís Filipe foi co-compositor da canção Sempre (há sempre alguém) que Nucha levou à Eurovisão em 1990. 

No campo apenas da autoria musical foi compositor das seguintes canções: 
 - Partir de mim (FC1989) por Marina Mota, 
 -  Eu sou Maria Rapaz (FC1992) por Nani, 
 - Quero muito mais de ti por Cristina Roque (FC1993), 
 -  Talvez noutro lugar (FC1993), 
 - A minha ilha(FC1996) por Bárbara Reis, entre outras. 

Também como o intérprete subiu aos palcos dos festivais em 1985 com o tema Mulher só (mulher giesta) e em 1986 com Tango da meia-noite.