Nascido em 9 de abril de 1932 em Tiptonville, Tennessee, Carl Lee Perkins foi, ao lado de Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Roy Orbison e Johnny Cash, uma das joias da coroa da Sun Records, gravadora de Memphis que foi fundamental para o surgimento do rock and roll. A Sun era comandada pelo lendário produtor Sam Phillips, que logo reconheceu o potencial de Perkins.
Em 1955, o cantor e guitarrista gravou os singles “Movie Magg”/ “Turn Around” e “Let The Juke Box Keep On Playing”/“Gone, Gone, Gone”, que obtiveram sucesso local. Mas foi com “Blue Suede Shoes”, lançada no final daquele ano, que ele fez o seu nome, tornando-se um dos fundadores do rock and roll.
O tema "explodiu" nas vendas pop, country e rhythm and blues. Perkins, o verdadeiro Rei do Rockabilly, gravou inúmeros clássicos, mas um acidente de carro em 1956, quando ele estava a caminho do Ed Sullivan Show, tirou-o de cena e a carreira dele arrefeceu por um largo periodo.
Com o tempo, Perkins recuperou, assinou com a Columbia Records e retomou a carreira.Teve problemas com a bebida, mas tornou-se um cristão renascido e abandonou o vício.
Perkins era adorado pelos Beatles, que gravaram oficialmente três canções dele: “Honey Don’t”, “Everybody is Trying to Be My Baby” e “Matchbox”.
O guitarrista foi uma das maiores influências de George Harrison.
Carl Perkins enveredou, ainda, pela música country, e por muito tempo fez parte da trupe do amigo Johnny Cash.
Em 1985, ele foi homenageado num programa especial da televisão "Blue Suede Shoes - A Rockabilly Session", gravado em Londres, em que Perkins relembrou os seus clássicos ao lado de George Harrison, Eric Clapton, Ringo Starr e Dave Edmunds, além de Slim Jim Phanton e Lee Rocker, ambos dos Stray Cats.
Em 1987, ele entrou para a Hall da Fama do Rock and Roll.
Perkins também era activista e apoiava diversas causas, como a luta contra o abuso infantil.
Em 1996, gravou o álbum "Go Cat Go!", que inclui duetos dele com os quatro Beatles – John Lennon apareceu através de uma gravação de arquivo de “Blue Suede Shoes”.
Outros super astros presentes no trabalho foram Bono, Tom Petty and The Heartbreakers, Paul Simon, John Fogerty (Creedence Clearwater Revival) e Willie Nelson.
O cantor continuou na estrada e gravava ocasionalmente, mas na metade dos anos 1990 a saúde dele começou a falhar. O músico sofreu uma série de derrames, mas foi um câncer na garganta que o levou, no dia 19 de Janeiro de 1998. Tinha 65 anos e morreu no Jackson-Madison County Hospital, em Jackson, Tennessee.
O funeral contou com a presença de vários astros e amigos, como George Harrison, Johnny Cash, June Carter Cash, Billy Ray Cyrus, Garth Brooks, Wynonna Judd e outros.
Alguns deles tocaram clássicos de Perkins num mini concerto improvisado. Elton John, Paul McCartney, Eric Clapton e outros gravaram mensagens em vídeo.
Paulo Cavalcanti no RS BR