quarta-feira, 11 de julho de 2018

The Nerk Twins - 1960


O Cavern Club, em Liverpool, o Star Club, em Hamburgo, e o Shea Stadium, em Nova York, são pontos de referência na história dos Beatles. Mas agora um novo santuário deve ser adicionado à lista: o Fox e Hounds em Caversham.

O pub pouco conhecido nos arredores de Reading, Berkshire, foi revelado como sendo o local aonde, no sábado, 23 de Abril de 1960, John Lennon e Paul McCartney fizeram seu único show como duo, chamando-se The Nerk Twins - em frente a uma platéia de apenas três pessoas.

Tocando violões e cantando sem microfones, a dupla de adolescente empoleirou-se em banquinhos de bar na pequena sala para tocar um set que incluía um velho sucesso de Les Paul e Mary Ford, The World Is Waiting For The Sunrise, assim como Be Bop A Lula e outros clássicos do rock'n'roll e do country. Repetiram o concerto á hora do almoç, com a mesma apatia redundante dos habitantes locais.

"No início, ninguém entrou na sala para os ver actuar", lembra-se Mike Robbins, o então proprietário do pub. ‘Os meus clientes estavam no bar, perguntando:“ Quem são esses Nerk Twins, então? '”

Na verdade, as duas futuras estrelas tocaram durante anos sob vários nomes, incluindo The Quarrymen, The Silver Beetles, The Silver Beats e, apenas algumas semanas após o show da Fox and Hounds, The Beatles.


O improvável espectáculo, aconteceu porque a esposa de Mike, Betty, era prima de Paul McCartney. O casal trabalhava como Butlins Redcoats antes de ter o pub, e os adolescentes Lennon e McCartney estavam ansiosos para receber o seu apoio.

"Foram nas férias escolares da Páscoa e John e eu fomos de boleia de Liverpool até ao pub", lembrou Paul McCartney.
‘Nós normalmente passáva-mos lá uma semana e trabalhamos no bar. Então o Mike disse que eu e o John deveríamos tocar lá no sábado à noite. Então fizemos os nossos próprios pôsteres e os colocamos no bar: “Saturday Night - Live Appearance - The Nerk Twins”.

"Foi o show mais pequeno que já fiz. Nós estávamos a tocar para uma sala cheia de ar, mas foi entusiasmante."

Agora a finalidade é encontrar um desses cartazes desenhados à mão. O especialista em memorabilia dos Beatles, Paul Wane, disse: ‘É um tiro no escuro, mas você nunca sabe o que há no sótão de alguém. O facto de que esses pôsteres foram desenhados à mão por Paul e John faria deles um achado fantástico."

"O maior valor já pago por um cartaz dos Beatles foi de 75 mil libras do concerto do Shea Stadium. Um pôster da Fox e dos Hounds atrairia facilmente muito interesse. Estimo que seria vendido entre 80.000 e 100.000 libras."


Atordoado, ficou o actual proprietário do Fox and Hounds, Tony Gomez pois não fazia ideia de que Lennon e McCartney tinham actuado no seu pub. Tony Gomez, de 57 anos, que administra o pub há 25 anos, desconhecia completamente a história oculta do seua bar.

Disse: "Quando ouvi que Paul McCartney e John Lennon tinham actuado aqui, achei que as pessoas me estavam a gozar. Acho que esta notícia colocará o pub no mapa - e muitos moradores locais estarão procurando por esses pôsteres."

O especialista em Beatles Bill Heckle, dono do The Cavern Club, em Liverpool, declarou: 
"The Fox and Hounds é, sem dúvida, um pub de grande significado histórico. Foi o primeiro local a receber uma performance pública de John Lennon e Paul McCartney, deveria ser um pub mundialmente famoso. Com o investimento adequado, poderá tornar-se num destino para os fãs dos Beatles e para os fãs de música em geral.

"Em Liverpool, um "nerk" é um termo depreciativo para alguém completamente sem credibilidade nas ruas, mas este lugar tem uma credibilidade real quando John e Paul cimentaram a sua parceria musical. Acho que deveria ser renomeado The Nerks Head em sua homenagem.

Embora o show parecesse destinado a ser apenas um par de rapazes com guitarras acusticas cantando temas de rock and roll e country, Paul McCartney credita a sessão do pub, como sendo a primeira  lição crucial que ele e Lennon tiveram sobre a criação do acto de palco dos Beatles que faria as meninas gritarem ao redor do mundo.

"O meu primo costumava criara os cartazes que anunciavam os espectáculos - ele era meio espetacular", lembrou ele. Era um agente de entretenimento que organizava concursos de talentos em Butlins e "fazia" na rádio. Perguntou qual seria a música com que iríamos começar e nós dissemos, Be Bop A Lula. Resposta dele: “Não, é muito lenta. Este é um pub que num sábado à noite, precisam abrir com algo rápido e instrumental. O que mais é que teem?"

“Nós dissemos:“ Bem, nós tocamos The World Is Waiting For The Sunrise’ ”- eu solo a melodia e o John faz o ritmo - então nós tocamos o tema e ele disse:“ Perfeito, comecem com isso,e depois toquem o Be Bop A Lula. .

"Esta foi a nossa introdução ao know how do showbiz, e eu me lembraria de seu conselho anos depois, quando estávamos a organizar os shows dos Beatles."

O potencial de Lennon e McCartney perdeu-se nessas actuações no Fox e Hounds. 
Mike Robbins relembrou: 

"Quando Paul e John foram embora, um dos moradores locais disse-me:
"Quando é que os Nerk Twins actuam aquide novo? Eles eram "fraquinhos", mas trouxeram um pouco de vida ao pub. ”