quarta-feira, 10 de abril de 2019

10 de Abril de 1962, morre Stuart Sutcliffe


Stuart Sutcliffe, o brilhante jovem pintor que foi  baixista dos Beatles no inicio, morreu neste dia em 1962, após sofrer uma hemorragia cerebral.

Stuart sofria de dores de cabeça cada vez mais graves e por vezes perdia os sentidos, desde que se instalara em Hamburgo com Astrid Kirchherr, a sua namorada alemã. 

A causa destes incidentes permaneceu incerta, embora Sutcliffe acreditasse que tais sintomas eram uma consequência do excesso de trabalho. 

Em Fevereiro, desmaiou durante uma aula na escola de arte o que o levou a abandonar o curso.  
A famílira Kirchherr suspeitou que ele teria um tumor no cérebro, e levou-o a fazer um exame radiológico, que nada detectou. 

Dois médicos posteriormente examinaram com mais promenor Sutcliffe, mas também não conseguiram encontrar nada de errado. 


Em Março de 1962, as dores de cabeça tornaram-se mais constantes, culminando por vezes em ataques violentos, levando Sutcliffe a periodos de cegueira temporária. Seus humores eram voláteis, variando de normalidade calma a tentativas suicidas. 

As duas últimas semanas de sua vida foram passada na cama. Em 10 de Abril, Astrid Kirchherr recebeu um telefonema de sua mãe enquanto trabalhava no seu estúdio de fotografia, dizendo que  Sutcliffe tinha que ser levado para o hospital, já que tinha perdido os sentidos por completo.

Astrid correu para casa e acompanhou Stuart na ambulância que já estava inconsciente tendo falecido nos seus braços durante a viagem para o hospital. 

A causa da morte foi diagnosticada como paralisia cerebral causada por emorragia no ventrículo direito do cérebro. A natureza precisa dos problemas de saúde de Sutcliffe nunca foi determinada, e tem havido muita especulação considerável quanto às causas. 


Uma teoria é que um golpe na cabeça durante uma briga, que teria acontecido após uma das primeiras actuações dos ainda Silver Beatles, levou à hemorragia. No entanto, a longa deterioração da saúde de Sutcliffe torna essa teoria um cenário improvável, já que a pancada que supostamente teria provocado a hemorragia cerebral teria acontecido havia já algum tempo.  


É mais provável que Sutciliffe tenha morrido como resultado de um aneurisma ou malformação arteriovenosa (MAV), ambos distúrbios congênitos.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

John Lennon renegou o seu pai...


Na manhã de 1 de Abril de 1964, Alf Lennon entrou nos escritórios da NEMS Enterprises, no quinto andar da Sutherland House, 5-6 Argyll Street, Londres, fazendo-se acompanhar por um jornalista. Depois de explicar à recepcionista que era o pai de John Lennon, pediu para ser recebido por Brian Epstine.

Brian, telefonou de imediato a John, que se encontrava no Scala Theatre de Londres, a gravar um clip video e enviou um carro para o ir buscar, que se fez acompanhar por Ringo Starr e George Harrisson

Á chegada, as suas primeiras palavras para o pai foram : "O que é que queres?"

Os Lennons não se viam há 17 anos. A reunião, não foi de maneira nenhuma cordial.
Durando 20 minutos John demonstrou claramente o desagrado com o seu pai que o tinha abandonado em criança, e acabou por o expulsar dos escritórios.

O encontro foi mantido em segredo, a troco de histórias exclusivas dadas mais tarde ao jornalista que acompanhou Alf.