domingo, 4 de agosto de 2019

Chas Newby, o primeiro baixista canhoto dos Beatles


 Ao longo da história dos Beatles, muitos fãs e críticos mencionaram a existência de um "Fifth Beatle", desde Billy Preston, que participou nas sessões do Let It Be, ao produtor George Martin, que escreveu quase a totalidade das orquestrações e arranjos tendo guiado a banda no uso dos seus truques sonoros mais inovadores, em estúdio.

Mas nem todos esses "Beatles" temporários foram destinados à grandiosidade do rock. 

A maioria dos fãs tem conhecimento do baterista Pete Best e do baixista Stuart Sutcliffe, os quais ajudaram a formar o lineup inicial, durante o estágio de formação da banda no início dos anos 60. 
Mas poucos dão crédito histórico ao baixista Chas Newby, que começou a sua carreira de duas semanas no Five-Less-Than-Fab Five em 17 de Dezembro de 1960.

Seria ele, embora por um curto período de duas semanas o primeiro baixista canhoto a integrar os Beatles, que tinham acabado de voltar a Liverpool depois de um período lendário na decadente Alemanha Ocidental, mas estavam com um homem a menos. 
Sutcliffe, que era mais conhecido por seu inovador corte de cabelo do que por suas habilidades como executante de baixo, tinha escolhido ficar em Hamburgo para se concentrar em sua carreira artística. 

Pete Best recomendou Chas Newby, de 19 anos, um estudante universitário que já tinha tocado com ele nos Blackjacks.

O quinteto, composto por John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, começou por fazer quatro shows em Dezembro de 1960, o primeiro dos quais aconteceu no dia 17 no Casbah Club do Liverpool.


Segundo a lenda, Lennon convidou Newby para continuar com a banda na sua segunda viagem à Alemanha Ocidental. Mas Chas, não ficou impressionado com o cachet de uma libra por espéctaculo que os rapazes recebiam, e recusou a oferta, preferindo seguir sua carreira académica.

Ao contrário de seus ex-colegas de banda, Newby viveu a sua vida fora do circulo musical. Depois de estudar química e obter um mestrado em engenharia química, estabeleceu-se, com uma vida simples, mas a seu gosto. 

Constituiu familia com a sua apaixonada, Margaret, e acabou por aceitar um emprego como professora de matemática na Drotwich High School, em Worcestershire.

"A música nunca seria um modo de vida para mim", disse Newby ao Sunday Mercury em 2012.
"Eu queria exercer química. John, Paul e George, só queriam ser músicos".
Embora Newby não tenha mantido contato com os elementos da banda ao longo dos anos, lembra com carinho o seu breve período nos Beatles, particularmente a sua amizade com Harrison.
"George foi com quem mais convivi", recordou Newby na entrevista.
Sempre que nos sentávamos conversando, George contava as suas histórias hilariantes sobre o episódio da sua deportação da Alemanha"

Chas, actualmente passa o seu tempo livre jogando golfe e cantando no Alcester Male Voice Choir, e ocasionalmente reúne-se com o se amigo pete Best para umo casional show ao vivo.


Na realidade Chas está perfeitamente satisfeito com as suas escolhas profissionais e nunca se arrependeu de ter recusado a oferta de Lennon décadas atrás.

"As pessoas às vezes não acreditam em mim quando digo que não me arrependo", disse Newby. Para mim, foram apenas quatro shows com uma banda diferente. Mas eu realmente nunca me arrependi. Tive a vida que sempre quiz ".

Chas tocou pela primeira vez com uma banda chamada The Barmen e depois formou um grupo chamado Blackjacks com Pete Best e Kenny Brown, que tinha sido membro dos Quarrymen, a segunda banda de John e Paul .
Os shows de Chas com os Beatles estão, no entanto, gravados na sua memória. Conta ele .
“Toquei com eles no Casbah a 17 de Dezembro de 1960, depois actuámos no Grosvenor Ballroom em Liscard, no Wirral, e no Litherland Town Hall, em Liverpool. O último show com John  Paul e George foi na véspera de Ano Novo, no Casbah".

Depois desta aventura só voltou a encontrar um Beatle em carne e osso em 1962. 

"Em 4 de Janeiro, estava de volta ao St Helens College, estudando química. Estava a caminho de casa e parei num semáforo, diz Chas. Ali, esperando no cruzamento, estava George. Saudei-o e perguntei se ele precisava de boleia. George disse que estava esperando por alguém e foi só isso."