domingo, 26 de fevereiro de 2023

Les Irrésistibles (The Irresistibles) aka The Beloved Ones


Les Irrésistibles (The Irresistibles) foi uma boy band que teve algum sucesso no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, cujos membros eram americanos que viviam em França. 

A formação consistia no vocalista Jim McMains nos teclados e guitarra base, seu irmão gêmeo idêntico Steve McMains no baixo, Tom Arena na guitarra solo e Andy Cornelius na bateria. Voltaram para os EUA no início dos anos 70.

A banda foi formada em 1968 como The Sentrys, quando os membros eram colegas de classe na Escola Americana de Paris, tendo conquistado muitos seguidores entre a comunidade americana local tocando versões cover de sucessos contemporâneos. Tendo chegado ao conhecimento dos caçadores de talentos, assinaram com a CBS, que os comercializou como Les Irrésistibles. O acordo incluiu a marca britânica Triumph como patrocinadora corporativa, e o modelo roadster TR5 da empresa, apareceu com destaque no primeiro vídeo do grupo e nas primeiras fotos publicitárias.

O primeiro lançamento da banda foi "My year is a day", My Year Is A Dayde William Sheller, que saiu como single em 1968 e obteve certo sucesso, permanecendo como o maior de todos os seus lançamentos, tendo Dalida lançado uma versão em francês, "Dans la ville endormie",La Ville Endormie que dado a sua enorme fama chegou a constar na imprensa francesa, chauvinista como sempre, que o lançamento da cantora. Dalida foi uma cantora e actriz ítalo-francesa, nascida no Egipto, que gravou em onze idiomas e vendeu milhões de discos internacionalmente.

As notas na capa do disco continham um relato fictício das suas origens, alegando que a banda se formou em Los Angeles com o nome de The Beloved Ones, e que Les Irrésistibles eram o equivalente francês. 

Lançaram várias canções em França dos quais, "My Year Is A Day" e "Sunshine And You", foram lançados nos Estados Unidos sob o nome de Arch Of Triumph., alcançando algum sucesso, antes de voltarem para os Estados Unidos. 

Há rumores de que um dos irmãos mora no oeste da Carolina do Norte, enquanto os outros estão na Califórnia.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

A polémica capa do LP dos Beatles "Yesterday And Today" de 1966


 O álbum "Yesterday and Today" foi lançado em 20 de Junho de 1966 e trouxe uma enorme polémica com a fotografia da capa, onde a banda aparecia vestida com batas brancas, segurando bonecas decapitadas e pedaços de carne ao redor. 

A sessão de fotos, chamada de "A Somnambulant Adventure", foi registada pelo fotógrafo Robert Whitaker, e em princípio não seria usada na capa do álbum, seria usada apenas para fins promocionais. 

De acordo com o ex-presidente da Capitol Records, Alan W. Livingston, a idéia da inclusão da foto foi feita por Paul McCartney, que com uma opinião bastante assertiva, disse que seria a resposta da banda á Guerra do Vietnam. Mas parece que isso não era compartilhado por todos os membros da banda, já que George Harrison, que depois se tornaria vegetariano, teria declarado que achou a idéia nojenta e estúpida.

Assim que os primeiros álbuns chegaram nas lojas, o alto teor das críticas fizeram a Capitol Records mandar recolher as cópias do mercado. Porém, muitas pessoas já tinham comprado e a editora acabou por optar produzir à pressa outra imagem em papel auto colante, onde a banda aparecia ao lado de uma mala com Paul McCartney sentado na parte de dentro. Essas imagens foram coladas nas edições já feitas da famosa "capa do talho".

Muitos fãs reparando nisso  descolaram a capa para ficarem com a capa original. Para quem possui esse álbum com a capa original nos dias de hoje, está com sorte, pois é um álbum raro e muito valioso, podendo chegar a valores absurdos no mercado. Em 2013, uma cópia em perfeito estado foi arrematada por aproximadamente 6, 536. € , ao cambio de hoje, no eBay, após um total de 31 lances.

Vale lembrar que a primeira aparição dessa polémica imagem na mídia foi num anúncio da EMI no jornal New Musical Express, no dia 3 de Junho de 1966, para anunciar a data de lançamento do single "Paperback Writer". 

Já em 11 de Junho de 1966, apareceu como a imagem alternativa na capa da revista Disc And Music Echo.


Por Marcelo Araújo

Fonte: Ogro do Metal

Postado em 04 de agosto de 2014