Revere era um jovem de 20 anos proprietário de vários restaurantes na área do Noroeste do Pacífico quando conheceu Mark Lindsay. Enquanto comprava pães de hambúrguer na padaria onde Mark trabalhava, Paul convidou-o para se juntar à sua banda como vocalista e saxofonista, tendo logo baptizado a banda com o nome de Paul Revere and the Raiders.
Em 1965, a formação da banda consistia em Revere, Lindsay, o guitarrista Drake "The Kid" Levin, o baixista Phil “Fang” Volk e o baterista Mike "Smitty" Smith. Os Raiders gravaram uma série de clássicos do rock de garagem sob a orientação do produtor musical Terry Melcher, que os convenceu a deixar sua cidade natal em Boise, Idaho, e a mudarem-se para Los Angeles.
Melcher então encorajou os Raiders a emular o novo som de bandas da “Invasão Britânica”, como The Beatles, The Rolling Stones, The Dave Clark Five e The Animals, enquanto adicionavam uma batida de ritmo e blues americano e um toque de “banda de garagem” às suas gravações. .
O primeiro grande sucesso nacional de Paul Revere and the Raiders foi "Just Like Me". O 11º lugar nas paradas em 1965 tem a distinção de ser um dos primeiros discos de rock a apresentar um solo de guitarra duplo distinto, executado pelo guitarrista principal dos Raiders, Drake Levin.
Quando Levin deixou o grupo em 1966 para se juntar à Guarda Nacional, foi substituído por Jim Valley, outro músico do Noroeste que os membros da banda conheceram durante seus dias enquanto tocavam nos circuitos musicais de Portland e Seattle. Valley foi apelidado de "Harpo" por Revere porque acreditava que Jim se parecia com o famoso irmão Marx.
Em meados de 1967, com três milhões de álbuns de ouro vendidos já em seu crédito, Paul Revere and the Raiders era a banda pop mais vendida na Columbia Records. No auge da popularidade do grupo, Valley, Volk e Smith anunciaram que saiam da banda depois de ficarem incompatibilizados com o seu produtor musical, que começou a substituí-los por músicos de estúdio em algumas gravações que faziam na época.
Os Raiders foram escalados para se apresentarem no “The Ed Sullivan Show”, mas Revere estava zangado com Harpo, Fang e Smitty, que já haviam anunciado a sua saída do grupo (Paul culpou Drake pelos três quererem sair) no Ed Sullivan Theatre para o que ele pensava ser sua última aparição pública com Volk e Smith, Revere recusou-se a permitir que Drake tocasse com eles.
Sem o conhecimento do grupo, Paul contratou um novo guitarrista, Freddy Weller, para se apresentar no show de Sullivan. Levin gentilmente se afastou depois de mostrar a Weller os acordes das músicas que eles deveriam tocar. Drake foi forçado a assistir a apresentação da banda na lateral do palco, enquanto Paul Revere e os Raiders faziam sua única aparição em “Ed Sullivan”.
À medida que a moda e os gostos musicais mudaram no final dos anos 60, é provavelmente seguro dizer que a banda começou a parecer e soar fora de moda para muitos compradores de discos mais jovens. Mas a PR&R continuou a lançar uma série de sucessos modestos nas listas de vendas ao longo do resto da década, incluindo os singles "Ups And Downs", "Too Much Talk", "Don't Take It So Hard", "Mr. Sun, Sr. Moon" e "Let-me".
Em um esforço para mudar sua imagem, o nome da banda foi oficialmente abreviado para The Raiders no início dos anos 70. Logo em seguida, o grupo teve o maior sucesso da carreira, “Indian Reservation”. A música começou como uma sessão solo de Mark Lindsay - com a participação dos músicos de estúdio "The Wrecking Crew" - mas os executivos da gravadora decidiram lançar o single com o novo nome da banda, The Raiders.
Em 1972, The Raiders fez uma última tentativa de lançar um álbum pop intitulado Country Wine, mas a Columbia não conseguiu promovê-lo adequadamente (eles lançaram a faixa-título e a versão "Powder Blue Mercedes Queen", mas os singles ficaram apenas no meio das paradas no Hot 100.) No início dos anos 70, a gravadora estava investindo a maior parte de seu dinheiro promocional em novas bandas como Blue Öyster Cult e Aerosmith, mas inexplicavelmente havia pouco interesse em promover uma banda que já havia vendido 50 milhões de álbuns pela Columbia Records. .
À medida que sua carreira nas paradas enfraquecia, a sorte dos shows de Paul Revere e dos Raiders também diminuía, já que agora eles se encontravam tocando em salões e feiras estaduais como uma banda "Oldies". Paul parecia ainda feliz como parte da banda, mas Mark estava ficando cansado da direção deles. Depois do que seria seu último show regular como Raider em um show do Knott's Berry Farm, Lindsay deixou o grupo.
Revere anunciou sua aposentadoria da banda em agosto de 2014, dizendo que o grupo continuaria em turnê sem ele como "Paul Revere's Raiders". Menos de dois meses depois, Paul morreu pacificamente em sua casa em Garden Valley, Idaho, aos 76 anos, após uma curta batalha contra o câncer. - Chuck Halley, blogueiro de música clássica/TV/filme