A 1 de Março de 1944, nascia em Surrey, Inglaterra, o cantor/compositor Michael David d'Abo ou simplesmente Mike d'Abo dos Manfred Mann, bem como o compositor das canções "Handbags and Gladrags" (gravadas por muitos artistas incluindo Chris Farlowe e Rod Stewart) e "Build Me Up Buttercup", este último dos quais foi um sucesso para os Foundations.
Foi educado na Harrow School e Selwyn College, Cambridge com o objectivo de seguir a carreira de padre antes de mudar para o curso de economia que viria a desistir. Durante sua estadia em Harrow, integrou The Band Of Angels. Em Julho de 1966, depois de deixar A Band of Angels, d'Abo juntou-se aos Manfred Mann, um grupo estabelecido no topo das paradas, como substituto do vocalista Paul Jones, que estava de saida para começar uma carreira solo. Comparações entre d'Abo e Jones tornaram-se uma preocupação da mídia na época. No entanto, o estilo de d'Abo era mais pop leve comparado com o estilo bluesy de Jones.
Com d'Abo nos vocais e o baixista Klaus Voorman se juntando, Manfred Mann assinou com a Fontana Records e começou uma nova era. O primeiro grande sucesso de d'Abo com Manfred Mann foi "Suburban Semi-Destached Mr James". Foi quase gravado com "Mr Jones" no título antes de ocorrer ao grupo que poderia ser interpretado como sendo uma referência implícita a Paul Jones. Com D'Abo na frente, Manfred Mann desfrutou de inúmeros hits, incluindo "Ragamuffin Man", "Ha Ha Said the Clown", "My Name is Jack" e o hit número um escrito por Dylan, "Quinn the Eskimo (The Mighty Quinn)", que eles renomearam como simplesmente "Mighty Quinn".
Manfred Mann posteriormente dissolveu-se em 1969.
Em 1968, ele e Tony Macaulay co-escreveram "Build Me Up Buttercup", que foi gravado pelos Foundations e vendeu mais de quatro milhões de cópias até Abril de 1969, incluindo um milhão de discos nos Estados Unidos.
D'Abo também trabalhou com Mike Smith, o ex-teclista do Dave Clark Five. Em 1976 eles lançaram um álbum pelo selo da CBS (Reino Unido), Smith & d'Abo.
Mais recentemente, d'Abo participou do The Manfreds, um grupo de membros originais do Manfred Mann além do próprio Mann, e tocou ocasionais encontros ao vivo com seu grupo de part-time, The Mighty Quintet.
É pai da actriz Olivia d'Abo e primo da actriz Maryam d'Abo.