Nascido nesta data, 3 de julho de 1943, no subúrbio de Arlington, Massachusetts, em Boston, Alan 'Blind Owl' Wilson, guitarra, slide guitar, gaita, voz com Canned Heat. Duas de suas canções com os vocais agudos característicos de Al, 'Going Up the Country' e 'On the Road Again', se tornaram sucessos internacionais.
Wilson foi considerado por muitos de seus colegas um especialista nos músicos de blues que vieram antes dele; muitos o consideravam possuidor de uma habilidade excepcional de se ligar musicalmente com os bluesmen mais velhos. Suas maiores influências incluíram Skip James, Robert Johnson, Son House, Charley Patton, Tommy Johnson, John Lee Hooker, Muddy Waters e Bukka White. James, em particular, era muito admirado por Wilson. No ensino médio, Wilson estudou as gravações de James de 1931 com grande ardor. Posteriormente, Wilson começou a cantar de forma semelhante ao tom agudo de James. Wilson finalmente aperfeiçoou o alto tenor pelo qual se tornaria conhecido.
Em Cambridge, Wilson conheceu o guitarrista americano John Fahey. De Fahey, ele adquiriu o apelido de "Coruja Cega" devido à sua extrema miopia, traços faciais arredondados e natureza erudita. Certa vez, quando estava a tocar em um casamento, colocou a sua guitarra em cima do bolo de casamento porque não o viu. Como escreveu o baterista do Canned Heat, Fito de la Parra no seu livro:
"Sem os óculos, Alan literalmente não conseguia reconhecer as pessoas com quem tocava, era assim que a 'Blind Owl' era cega." Com o incentivo de Fahey, Wilson mudou-se com Fahey para Los Angeles com o objetivo de Wilson ajudar Fahey na sua tese de mestrado na UCLA sobre Charley Patton.
Em Los Angeles, Wilson conheceu Bob Hite, um colega entusiasta do blues e coleccionador de discos, que mais tarde fundou o Canned Heat com Wilson. A banda adquiriu fama mundial com uma formação composta por Hite (vocal), Wilson (guitarra, gaita e vocal), Henry Vestine e mais tarde Harvey Mandel (guitarra solo), Larry Taylor (baixo) e Adolfo de la Parra (bateria). O Los Angeles Free Press relatou: "Este grupo tem tudo! Eles devem se sair muito bem, tanto ao vivo quanto com suas gravações."
Com Canned Heat, Wilson se apresentou em dois shows importantes da década de 1960, o Monterey Pop Festival em 1967 e Woodstock em 1969. Chegando de helicóptero a Woodstock, Canned Heat tocou seu set mais famoso no segundo dia do festival ao pôr do sol. O set incluía "Going Up the Country" que se tornou a faixa-título do documentário, embora a apresentação da banda não tenha sido exibida. A música foi incluída no primeiro (triplo) álbum de Woodstock; enquanto o segundo álbum, Woodstock 2, continha "Woodstock Boogie". A coleção expandida do 25º aniversário adicionou "Leaving This Town" à coleção de apresentações da banda em Woodstock e "A Change Is Gonna Come" foi incluída na versão do diretor do documentário; deixando apenas "Let's Work Together" para ser lançado.
Ao contrário de outros membros da banda, Wilson não teve muito sucesso com as mulheres e ficou profundamente chateado e frustrado com isso. Sua depressão também piorou com o tempo. Em 3 de setembro de 1970, pouco antes de partir para um festival em Berlim, a banda soube da morte de Wilson por overdose de barbitúricos; seu corpo foi encontrado em uma encosta atrás da casa de Hite.
De la Parra e outros membros da banda acreditaram que sua morte foi suicídio. Wilson morreu aos 27 anos, poucas semanas antes de Janis Joplin e Jimi Hendrix. Junto com seu talento e intelecto, Wilson tinha uma reputação de estranheza social e introversão, o que pode ter sido um sintoma de sua depressão.