terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

3 de Fevereiro de 1959 - The Day The Music Died

Buddy Holly, morreu na queda de um pequeno avião, um Beechcraft Bonnaza, perto de Clear Lake, Iowa, no dia 3 de Fevereiro de 1959. Há precisamente 55 Anos.
Holly tinha 22 anos de idade, e com ele morreram também, Ritchie Valens, (La Bamba) e J.P.Richardson, "The Big Bopper", (Chantilly Lace).
O tempo viria a revelar a importância e as influências destes musicos, nas gerações seguintes. Sobretudo, Buddy Holly. Sem a musica de ,"Buddy Holly and The Crickets" muitos dos grupos britânicos que apareceram na década de 60,não teriam o som nem o "line up", a formação, que passou a ser a mais comum. Três guitarras e uma bateria.
 Os próprios Beatles, não se chamariam The Beatles.Teriam talvez ficado como sendo, The Quarrymen. Conta a história que o nome Beatles, foi uma adaptação da palavra Beetle, (besouro), devido aos Crickets, (grilos), de Buddy Holly. Lennon, trocou o Beet, por Beat (pancada/ritmo), transformando os Beetles, em Beatles. A palavra Beat, já entrara na gíria de Liverpool, ao ser associada ao nome do rio que banha Liverpool, Mersey Beat, rótulo que acompanhou todas as bandas saídas de Liverpool.
Os Beatles, inspiraram-se em Holly, para começarem a compor os seus próprios temas. Geroge Harrison chegou a declarar:
"Buddy Holly, foi o meu primeiro ídolo, e a minha maior influência, para seguir uma carreira musical".
Essa influência nos solos de Harrison, ouve-se no tema "Words Of Love", de Buddy Holly e que os Beatles gravaram no seu "Beatles for sale".
Os Hollies, escolheram este nome ,por causa do sobrenome de Buddy. Os Searchers, assim nomeados depois de irem assistir ao filme com este mesmo nome, em que o protagonista, John Wayne, repete várias vezes a frase “That’ll be the day”, e segundo ele, era a musica que mais se ouvia, na altura das filmagens. Os Rolling Stones, tiveram o seu primeiro hit no "UK Top Ten" com o tema de Buddy Holly, "Not Fade Away".

Bruce Springsteenn, ainda hoje, faz o aquecimento das suas cordas vocais, antes de entrar em palco, cantando dois ou três temas de Holly. Palavras do Boss numa entrevista, ao ser inquirido sobre a influência que Holly teve na sua musica. Tommi Roe, e Bobby Vee, sempre afirmaram que tinham seguido a carreira musical, tentando copiar o seu estilo vocal.
Os seus temas, foram gravados ao longo dos tempos por gente como:
The Beatles, The Rolling Stones, The Everly Brothers, Jackie DeShannon, Linda Ronstadt, Peter and Gordon, Blind Faith, Blondie, Don McLean, Phil Ochs, Carl Perkins, e Waylon Jennings, este ultimo, era membro dos Crickets, no dia em que Buddy morreu.
No fim da sua curta vida, ele tinha não só composto e interpretado diversos hits, como havia igualmente produzido vários discos. Iria produzir, Paul Anka, num estúdio que havia adquirido. Enquanto guitarrista,solava e acompanhava ao mesmo tempo, com grande qualidade e inovação.
No inicio Buddy era acompanhado só por uma bateria e um contra baixo, mas em breve o seu génio inovador, levou-o a introduzir mais um guitarrista ritmo, e um baixo eléctirco.
Seu contemporâneo, Elvis, era sem dúvida um grande interprete e pode dizer-se, que foi ele quem trouxe uma atitude mais inconformista, e mais insatisfeita com o status quo, mas viria a ser domado pelo establishment, e acabar, como todos sabemos. Não compunha, a guitarra era mais um adereço, e não fora a sua excelente voz e o requebrar das ancas,nunca teria sido chamado de Rei. Mas,lá diz o ditado."Numa terra de cegos, quem tem um olho,é....Elvis"
Já houve vários críticos e biógrafos, que declararam, Buddy Holly, como sendo o musico, que mais influenciou, os seus pares, no século 20. Como é que este fenómeno foi possível ? Como é que um jovem musico, cuja carreira como profissional, não passou dos 18 meses, tendo como ponto de partida o seu primeiro hit musical, até ao dia do seu desaparecimento, mudou radicalmente a face da musica popular mundial ?
A razão, era o facto de ele ser excepcionalmente perfeccionista em tudo que fazia. Composição, canto execução da guitarra, ritmo e solo, e produção. Era um Texano, nascido em Lubbock, que tendo começado na Country Music, depressa chegou, ao topo e revolucionou o rock e a pop, nos idos 50, mantendo-se ainda hoje,como uma referência. A sua primeira gravação, foi feita quando tinha apenas 12 anos. Começou, cedo. Acabou, cedo demais.


Sem comentários: