domingo, 24 de agosto de 2014

The Turtles / Flo & Eddy

Os Turtles foram um dos grandes sucessos dos anos 60. A banda americana, conseguiu a proeza de tirar os Beatles do topo das listas de vendas, colocando o seu primeiro hit, "Happy Together" no primeiro lugar.
Faziam 300 shows por ano no auge da fama, e isso, aliado ás pressões, ás desavenças internas, e aos constantes,"enganos" da editora, que nunca ouviu os elementos do grupo sempre que havia decisões a tomar, levou os Turtles, a separarem-se muito cedo.
Falar dos Turtles é falar da dupla formada por Mark Volman e Howard Kaylan.Os dois simpáticos, e sempre bem dispostos, músicos, conheciam-se desde crianças, cresceram e estudaram em Westchester. Ainda meninos, participavam do coro da igreja. Mark era o primeiro tenor e Howard, o segundo.
Em 1963, Howard juntou-se a outros dois companheiros de brincadeiras, Al Nichol e Chuck Portz e montaram uma banda de surf music chamada Nightriders,nome logo mudado para The Crossfires. Mark fez parte do grupo, primeiro como roadie, e depois como integrante fixo.
Completavam a formação Don Murray e Dale Walton. A banda chegou a lançar um LP de nome "Out Of Control". O disco era essencialmente instrumental, o que não deixa de ser irónico, já que os integrantes haviam começado como cantores de um coral da igreja. Mas era a onda. Surf music instrumental, liderada, nesses dias pelo guitarrista, canhoto, Dick Dale.
Tendo participado no concurso de talentos chamado, Battle of the Bands, o grupo passou a banda residente no Revelaire Club, como conjunto de suporte aos artistas que participavam no concurso. Acompanharam, entre outros, os Coasters, Sonny and Cher e os Righteous Brothers.
Em 1964, ano em que a América sofreu a "Invasão Britânica", liderada pelos Beatles, os Crossfires, verificaram que a surf music instrumental, já não era a praia mais frequentada, e então resolveram copiar o estilo de vocalizações harmónicas usadas pelos grupos britânicos, que aterravam todos os dias nos USA.
Nessa época a formação consistia de Howard Kaylan, nos vocais, Mark Volman, na guitarra, sax e vocais, Al Nichol,guitarra, Jim Tucker, também na guitarra, Chuck Portz, no baixo e Don Murray na bateria.
Com alteração do rumo musical, veio a mudança do nome. Como a moda eram os nomes de animais, optaram por se chamar The Turtels, ocupando o seu lugar no Zoo musical, que já era habitado pelos Animals, Byrds, Monkees, e afins.
O sucesso e reconhecimento do grande publico, só chegou quando gravaram, o "It Ain't Me Babe", de Bob Dylan. Foi um sucesso estrondoso, chegando ao quinto lugar, nas listas de vendas. O primeiro grande show, aconteceu para mais de 50 mil pessoas, no Rose Bowl, quando abriram esse evento para os ingleses dos Herman's Hermits.
Nesse mesmo ano, lançam mais dois EPs: Let Me Be / Your Mam Said You Cried e, You Baby / Wanderin' Kind, logo seguidos pelo LP, baptizado de "It Ain't Me Babe".
Após a saída do disco, o baterista Don Murray, deixou a banda, sendo substituído por Johnny Barbata antes mesmo das gravações do "Outside Chance", o seu trabalho seguinte. Para a banda seria uma importante baixa já que Don era o "galã" dos Turtles e o terceiro membro original a sair do grupo. Na mesma época, Jim Pons, ex-Leavez, ocupa a vaga do baixista Chuck Portz.
O ano de 1967 era um período crítico para o grupo, que nem os sucessos e o trabalho, os conseguia manter unidos. Foi então que "caiu do céu" uma canção escrita pela dupla Gary Bonner e Alan Gordon, de um grupo nova-iorquino de nome The Magicians, "Happy Together". Com os arranjos vocais de Volman e Kaylan, o tema tornou-se num hino que levaria o grupo ao topo das listas americanas, atropelando tudo e todos que ai estavam alojados.Beatles incluídos.Passaram a ocupar por direito próprio, um lugar na galeria dos imortais.
Após uma tournée pela Inglaterra, o guitarrista-rítmico Jim Tucker deixa o grupo,seguindo o baixista Portz, que foi substituído por Jim Pons, ficando os Turtles como quinteto.
A editora,da banda, a White Whale contratou uma dupla de compositores para escrever novos números para os Turtles, do que resultaram em mais alguns hits menores, se comparar-mos com o Happy Together. Foram eles, "Me About You", "She'd Rather Be With Me" e "You Know What I Mean".
Em 1968, saem, Chip Douglas, agora produtor, e o baterista John Barbata, que se uniria aos Crosby,Stills & Nash. Antes desencadeara-se uma guerra de empresários, na disputa do controle dos destinos da banda. Um tal Dave Krambeck, atravessa-se no caminho de Bill Utley, que era quem representava os Turtels, convence o grupo a substitui-lo, pede um adiantamento de, 550 mil dólares, á White Whale, editora, que seriam para indemnizar Utley, vende, em segredo os direitos que tinha na banda, "pega" na mulher do baixista Jim Pons, e dá de frosques para o México. Para trás, ficam, as Tartarugas, que nesta altura terão desejado ser as suas irmãs Ninjas, com uma série de processos de indemnizações, ao seu antigo empresário e outros, que rondavam os 5 milhões de dólares.
No meio da crise, ainda encontram forças para lançar um novo LP, Turtle Soup, produzido pelo líder dos Kinks, Ray Davies. O disco pouco vendeu, apesar de ter sido bastante elogiado pela crítica. E foi o fim dos Turtles.
Mark e Howard, continuaram juntos e integraram a banda de Frank Zappa, os Mothers Of Invention. Como, estavam impedidos judicialmente de trabalharem usando os seus próprios nomes, ou o da banda, enquanto decorriam os processos, resolveram usar os pseudónimos, Flo e Eddie, que eram roadies dos Turtles.
Flo & Eddie foram um tremendo sucesso participando em mais de uma centena de gravações com T. Rex, Steely Dan, Bruce Springsteen, The Psychedelic Furs e até com os Ramones, em Mondo Bizarro.
Foi assim que de "Happy Together", passaram a "unhappy apart". Ainda hoje decorrem as acções judicias. Não é só aqui que a justiça é lenta. È que a White Whale, nunca mais deu um centavo dos royalties ao Volman e ao Kyla, aka Flo & Eddy, mas eles continuam, já na casa dos sessenta, a serem ouvidos e aplaudidos pelos palcos americanos.

Sem comentários: