terça-feira, 6 de março de 2012

Carlos Santana, a lenda.

Carlos Santana, nasceu num vilarejo mexicano, Autlan de Navarro na costa Sul do estado de Jalisco no Mexico. Seu pai José Santana, violinista e membro integrante de uma banda de Mariachi,desde cêdo o motivou, ensinando-lhe a teoria da musica tradicional mexicana, num velho violão que havia lá por casa. Carlos desde logo percebeu que o seu sonho, era libertar-se dos boleros, da musica rancheira e da musica mariachi, e tocar o Rock'n Roll, a nova onda musical do inicio dos anos 50. 

Formou logo uma banda, os TJ's, e começou a ganhar a vida nos bares da "Tijuana Strip," na cidade de Tijuana, para onde se mudara em 1955. Em 1961, mudou-se para San Francisco, juntando-se á sua família, que para ai tinha ido viver no ano anterior. O destino colocara  Carlos Santana, no sitio certo e no momento certo, exactamente no olho do vulcão efervescente da cena musical, do inicio dos anos 60. A Bay Area em São Francisco, era na época, o caldeirão aonde se cozinhava a mudança artística, musical cultural e politica da juventude americana. 

Neste clima, Carlos continuou a evoluir e aperfeiçoara o seu estilo unico de tocar guitarra, e em 1966, faz a estreia da sua "Santana Blues Band". Durante os dois anos, seguintes, o grupo foi crescendo no meio de um turbilhão de aplausos, e popularidade que os catapultou do histórico Bill Graham Fillmore West para o palco principal do Woodstock, aonde em 16 de Agosto de 1969, a banda de Carlos Santana, tocando um Rock cheio de latinidade foi apresentado ás massas.

Em 1969, a banda lançou o seu primeiro álbum, intitulado simplesmente "Santana". O single "Evil Ways" ajudou o disco a atingir o estatuto de platina duplo e foi seguido em 1970, por "Abraxas", que incluiu "Black Magic Woman" e "Oye Como Va.  Seguiram-se mais dois álbuns de sucesso em 1971 " Santana III ", com ‘Everything’s Coming Our Way’ e em 1974 a Columbia lança um Greatest Hits.

Como "hit maker" estabelecido, Carlos Santana, foi escolhido para produzir a banda sonora do filme "La Bamba", e participou no "Rock ‘n Roll Summit" em 1987, o primeiro concerto de rock realizado conjuntamente pelos EUA, e pela URSS, e fez ainda uma turnê em 1988 com o saxofonista de jazz Wayne Shorter.

Santana foi a primeira banda a ganhar o "Globo de Cristal" da CBS Record, pelas vendas de mais de cinco milhões de álbuns, foi eleito o "Best Pop-Rock Guitarist " por diversas vezes numa votação anual da Playboy Magazine. Recebeu em 1988 o Grammy para o "Best Rock Instrumental Performance" e foi objecto de um concerto tributo especial levado a cabo pela Recording Academy, durante o Grammy Awards 1996, em conjunto com a sua indução no Rock Walk de Hollywood. 

Recebeu dez prêmios da "Bay Area Music", incluindo seis "Best Guitarist" e três "Musician Of The Year". Nesse mesmo ano, foi nomeado Lenda da Música Latina do Ano, pela Chicano Music Awards. Também em 1996, a revista Billboard agraciou Carlos Santana com o "Century Award", a sua mais alta distinção pelo conjunto da obra criativa, e em 1998, foi imortalizado no mundo do entretenimento com uma estrela no "Hollywood Walk of Fame".

Carlos Santana também contribuiu com os seus talentos em benefício de numerosas causas de caridade, entre eles a Blues For Salvador, San Francisco Earthquake Relief,  Tijuana Orphans, Rights Of Indigenous Peoples, e contribuiu ainda com diversas acções para a educação da juventude latina em associação com a Hispanic Media & Education Group. Recebeu inúmeros elogios pela sua constante intervenção cívica e humanitária ao longo dos anos.

Em 1999, Santana assinou com a Arista Records, aonde Carlos se reuniu com o seu mentor Clive Davis, 30 anos após a assinatura do seu primeiro contrato com o executivo da Columbia em 1969. O seu primeiro trabalho conjunto foi "Supernatural", o álbum que comemorou a carreira de 36 anos da Santana Blues Band.

 
"Supernatural" já vendeu mais de dez milhões de cópias, e foi oficialmente certificado com "Dectillion Platinum’ - Diamond Status, da R.I.A.A." Ganhou nove Grammys no 42º Annual Grammy Awards em February de 2000, incluindo Album Of the Year, Best Rock Album, Record Of The Year, Song Of The Year com a faixa ‘Smooth’,colaboração inesquecível de Santana com a estrela do rock alternativo, Matchbox Twenty e Rob Thomas. 

Em 1999, ninguém no planeta que tivesse um rádio podia deixar de sentir o ritmo sensual desta obra-prima do rock latino. Carlos Santana explica que "Algumas canções são como tatuagens para o nosso cérebro. Ouvimo-las e elas ficam logo tatuadas na nossa vida para sempre". 'Smooth' provou o seu poder de permanência com um recorde de 12 semanas consecutivas no primeiro lugar da Billboard Hot 100, tornando-se no numero um de 1999, que se manteve por mais tempo nessa posição.

O segundo single de Supernatural, "Maria, Maria", é um quadro pintado com influências espanholas, fundindo a musica Latina, com os sons Africanos e pan-Caribe. Com o seu apelo multi- racial, ficou 10 semanas no topo da lista de vendas Hot 100, tendo ainda alcançado um Grammy na categoria "Best Performance By A Duo or Group With Vocals". O álbum que contou também com convidados de peso, estrelas de primeira grandeza como,Lauryn Hill, o lendário Eric Clapton, Dave Matthews, Everlast, Eagle Eye Cherry, e Maná, entre outros. "Supernatural" estabeleceu pontes culturais, geracionais e musicais, forjando parcerias criativas, multi-dimensionais, e multi-culturais .

Carlos Santana, afirmou que "Todos os musicos participaram no mesmo comprimento de onda e energia artística comigo. Supernatual é um belo exemplo de sincronia, tornando-se uma experiência verdadeiramente gloriosa."

No início do novo milénio, Carlos Santana estava no auge de uma carreira notável tendo atravessado cinco décadas, sobrevivendo a inúmeras tendências musicais, vendeu mais de 50 milhões de álbuns, tocou ao vivo para mais de trinta milhões de fãs, tendo recebido inúmeros prémios e honrarias.

Sem comentários: