domingo, 8 de abril de 2012

8 de Abril...17 anos sem Kurt Cobain

No dia 8 de Abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto na estufa de sua casa, em Seattle, Estados Unidos. O líder do Nirvana cometeu suicídio (Kurt disparou um tiro na cabeça) aos 27 anos de idade; segundo os  laudos divulgados à época, a data oficial da morte foi 5 de Abril.

Kurt Donald Cobain nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967, na cidade de Aberdeen, próxima a Seattle, berço do grunge. Pouco mais de 20 anos depois, Kurt, Krist Novoselic e Dave Grohl se tornariam o epicentro de uma cena que mudou os rumos do rock. Tendo encontrado um mercado carente de ídolos do género, o trio invadiu as rádios com as faixas do disco Nevermind, segundo da carreira, em 1991 (o hino "Smells Like Teen Spirit" foi lançado na compilação). Em janeiro de 1992, o disco desalujou Michael Jackson no topo da Billboard, vendendo três milhões de cópias em seis meses.

O sucesso estrondoso de Nevermind alçou Kurt ao posto de "mártir" de uma geração. A rotina de rockstar, no entanto, não parecia se encaixar na vida do ídolo, Cobain passou a sofrer com a exposição crescente. Além de lidar com fortes dores de estômago, passou a freqüentar clínicas de reabilitação e a enfrentar overdoses supostamente acidentais (o caso mais conhecido aconteceu em Roma, quando o cantor foi ressuscitado pela esposa Courtney Love após ingerir uma grande quantidade de álcool e barbiturícos).

Sete mil pessoas participaram de uma vigília no em Seattle, três dias depois de o corpo do cantor ter sido encontrado. A massa de jovens desolados com a perda de Cobain foi embalada por uma mensagem gravada de Courtney, que leu trechos da carta de despedida encontrada ao lado do músico.


Kurt viveu uma vida marcada pela depressão, desgastes emocionais e vícios em drogas. Os últimos anos de sua vida foram castigados pela dependência exagerada de heroína, pela forte pressão exercida pela mídia e por sua conturbada relação com a esposa Courtney Love.

Talvez um dos maiores mistérios da música mundial, o suicídio de Kurt ainda não é aceite por boa parte das pessoas. Há alguns indícios de que ele tenha sido assassinado:

-A suposta carta de suicídio de Kurt, não é uma carta de suicídio. É uma carta que explica a sua decisão de abandonar a música, e sobretudo, as tournés. Segundo os maiores especialistas em caligrafia nos EUA, as frases finais da carta de despedida foram escritas por outra pessoa e teve frases incluídas.

- Quando a polícia chegou ao local da morte de Kurt, estava com a arma encostada ao peito, mais, por supostamente ter atirado na cabeça, a arma deveria ter saltado para longe do corpo.

- O músico Eldon Hoke, mais conhecido como “El Dulce” afirma ter recebido uma proposta de Courtney para matar Kurt: "Ela me ofereceu 50 mil dólares para matar o marido, eu devia ter aceite".  El Duce,chegou a fazer o conhecido teste do  poligrafo e, segundo o Dr. Edward Gelb, um perito no assunto, ele não mentiu Disse ainda que sabia quem tinha aceite a proposta de Courtney, mas que não diria o nome do assassino, por ter medo de ser ele a próxima vitima. Curiosamente, foi encontrado morto uma semana depois, atropelado por um combóio.

- Na arma, na caneta usada para escrever a carta, nos cartuchos de bala da arma e nas seringas de heroína que Kurt teria usado para se injectar, não foram encontradas impressões digitais de Kurt. Na verdade não foi encontrado nenhuma impressão digital, o que nos remete à hipótese de assassinato, já que a pessoa pretendia não deixar sinais do crime.

- Três dias antes de morrer, Kurt declarou a um amigo que “temia por sua vida”.

Sem comentários: