quarta-feira, 6 de abril de 2016

6 de Abril de 1965 - Rubber Soul



Rubber Soul é o sexto álbum lançado pelos  Beatles.

Foi gravado aproximadamente em quatro meses e lançado a 6 de Abril de 1965 tendo a produção sido conduzida pelo 5º Beatle, Sir George Martin.

É citado por muitos críticos de música como o álbum em que os Beatles se tornaram, realmente nos Beatles, tendo tornado o seu som mais ecléctico e sofisticado, denunciando forte influência do folk, que Bob Dylan tocava na época.

O álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Os  Beatles superaram a sua fase adolescente, passando das brincadeiras protagonizadas nos filmes de Richard Lester, para o profundo universo poético, do In may Life, em que a Girl Michel, vivia em Norwegian Wood...

Rubber Soul foi considerado o mais inovador álbum de rock lançado até então.

Paul McCartney conta que no final da sessão de fotos para a capa do álbum, o fotógrafo começou a analisar as mesmas, e ao deixar  cair uma delas esta adquiriu um efeito distorcido, tendo despertado logo o interesse dos Beatles. Nesse momento,  os Fab 4 escolheram o nome do álbum: Rubber Soul (Alma de Borracha).

Foi a primeira vez que um álbum dos Beatles teve a capa e o nome igual no Reino Unido e nos Estados Unidos. 

Antes de Rubber Soul, nos Estados Unidos, a gravadora lançava os álbuns com nomes, capas e selecção de músicas diferentes. Porém o Rubber Soul americano tinha uma selecção de músicas diferente da versão britânica. 

Nos Estados Unidos, o álbum vendeu 1,2 milhões de cópias em nove dias após seu lançamento.








Praticamente na mesma época do lançamento do álbum, foi lançado um single 45 Rpm, com duas músicas de grande sucesso, "We Can Work It Out" e "Day Tripper".  

"We Can Work It Out" foi composta por John e Paul e tornou-se na época a que mais tempo levou para ser gravada (12 horas). O compacto tornou-se no acetato que mais rapidamente se vendeu, superando o single "Can't Buy Me Love" que detinha o recorde até á data.

A versão norte-americana do álbum, muito embora trouxesse a mesma capa, tinha uma selecção (alinhamento) de faixas substancialmente diversa da versão britânica. Curiosamente, a selecção norte-americana, lançada pela Capitol Records, trazia 2 faixas do álbum inglês anterior (Help!) e suprimia 3 faixas do lançamento oficial inglês (Drive My Car, Nowhere Men e If I Needed Someone), que somente seriam lançados em solo norte americano no LP Yesterday... And Today.

Assim, o Rubber Soul norte-americano foi lançado com as seguintes faixas:
Lado A
1. "I've Just Seen a Face"  
2. "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)"  
3. "You Won't See Me"  
4. "Think for Yourself" (Harrison)
5. "The Word"  
6. "Michelle"  
Lado B
1. "It's Only Love"  
2. "Girl"  
3. "I'm Looking Through You"  
4. "In My Life"  
5. "Wait"  
6. "Run for Your Life"  

O álbum tinha ainda mais uma particularidade. 

As prensagens iniciais, produzidas pela fábrica da Capitol Records na Costa Leste dos Estados Unidos, tinham uma camada extra de reverb em todo o álbum. Este versão, rara nos dias de hoje, ficou conhecida como "Dexterized Version", em homenagem ao engenheiro de som da Capitol Records, Dave Dexter, que processou as gravações originais produzidos por George Martin.

A versão "Dexterized" não possui grande diferença, excepto a presença de uma camada de eco adicional (reveb), mais notável em músicas como Girl e Wait, bem como em outras, onde as vozes estão isoladas em um canal específico do âmbito estereofónico. As diferenças somente são perceptíveis com o uso de auscultadores, quando comparadas com a versão stéreo original inglesa.



Quanto aos temas, "Drive My Car" foi escrita por Paul com uma contribuição de John em algumas partes. Paul chegou aos estúdios da Abbey Road com uma letra que dizia: "I Can Give You Golden Rings, I Can Give You Anything." 

John vetou a letra por lembrar uma canção de Paul feita anteriormente, "Can't Buy Me Love". Com letra nova surgiu "Drive My Car". Paul explicou: 

- "A verdade é que não entendo muito de carros. Quando tenho de ir a um mecânico, fico confuso e digo a ele "Bem...hum...eu acho que...não está a funcionar".

John escreveu "Nowergian Wood" embora tenha tido a colaboração de Paul em algumas partes. A letra era inspirada em uma relação extraconjugal de John, na época casado com Cynthia Lennon. George usou um instrumento indiano pela primeira vez em uma música, a sitar, pois estava a estudar música indiana na época, e acabou por comprar uma sitar que usou pela primeira vez numa música pop ocidental. Foi mais uma música de John composta com influênica de Bob Dylan. 

"Nowhere Man" outra canção de John, tem uma letra mais filosófica.

"The Word" foi escrita por John e Paul e segundo eles sob influência da canabis.

Paul escreve sobre a crise em seu namoro com Jane Asher em "You Won't See Me". Jane na época não respondia ás suas ligações telefónicas, ignorando-o. 

Paul também escreve sobre ela em "I'm Looking Through You". Nesta música, como em "Drive My Car", Paul chegou a gravar guitarra, coisa que ele só passou a fazer com mais frequência nas músicas dos álbuns seguintes.

"Michelle" é mais uma balada de Paul, com algumas frases em francês.

Após a separação dos Beatles, John disse que compôs praticamente sozinho com uma pequena contribuição de Paul o tema "In My Life", Paul no entanto disse que ajudou na composição do começo ao fim. George Martin toca piano ao estilo barroco nessa faixa.

"Run For Your Life" é uma composição de John baseada na música "Baby Let's Play House" de Elvis Presley.

Muitos não se aperceberam da grande influência da música grega neste álbum, notadamente nos "pizzicatos" de violão, na música "Girl". Também em "I'm Looking Thought You", "Michelle" e na introdução de "If I Needed Someone".

Source, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=1789318

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