quarta-feira, 29 de junho de 2016

R.I.P. Scotty Moore


Scotty Moore, um dos guitarristas pioneiros no mundo do rock and roll, morreu esta terça-feira aos 84 anos.

Moore foi desde o inicio e durante muito tempo o guitarrista da banda, que acompanhava Elvis Presley, juntamente com o baixista Bill Black . Os famosos Blue Moon Boys.

Estes dois músicos foram apresentados a Elvis durante as primeiras gravações no Sun Studio de  Sam Phillips em 1954.  Mais tarde em 1955 entraria o baterista D.J. Fontana.

"Heartbreak Hotel" e "Hound Dog", seriam os temas marcantes, icónicos, que fariam escola, e os primeiros a serem gravados.

Em 2000 , Scotty Moore foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame e no Memphis Hall da Fama da Música em 2015, 

Scotty foi igualmente considerado 0 29º, melhor guitarrista na Rolling Stone na lista dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os tempos.


terça-feira, 28 de junho de 2016

Barry Gibb, vai lançar um trabalho a solo


Barry Gibb, o unico sobrevivente dos Bee Gees, anunciou que lançará o primeiro disco solo em 32 anos. 

Com lançamento agendado para o fim deste ano, In The Now dará sequência a Now Voyager, de 1984, e será o primeiro álbum solo de Gibb em todos os tempos inteiramente composto de músicas inéditas. O último lançamento com participação de Barry, foi This Is Where I Came In, disco derradeiro dos Bee Gees, que saiu em 2001. 

Em In The Now, Gibb é acompanhado pela banda que tocou com ele durante a mais recente turné, de 2014. Uma das faixas do trabalho, “The Home Truth Song”, já foi tocado por ele em alguns shows. 

“Este é um sonho que se torna realidade para mim”, disse Barry Gibb, segundo o NME. “Sempre quis que os Bee Gees estivesse com a Columbia ou a Sony, então, recomeçar desta maneira, com grandes pessoas, é uma alegria para mim”. John Merchant, que já trabalhou com Barbra Streisand e Lenny Kravitz – além dos Bee Gees – assina como produtor de In The Now

No último fim de semana, durante o show do Coldplay como headliner de um dos dias do festival britânico Glastonbury, Gibb subiu ao palco e cantou duas músicas da banda dele com Chris Martin: “To Love Somebody” e “Stayin’ Alive”.  

A participação no gigante evento, também transmitido pela TV britânica, colocou Gibb de volta às manchetes. 

Foto de Peter Young
Redacção da Rolling Stone

terça-feira, 7 de junho de 2016


Foi no dia 7 de Junho de 1963, há exactos 54 anos, que uma das maiores bandas da história pela primeira vez lançou material ao público. 
Naquele dia, os Rolling Stones faziam sua estreia no mercado ao apresentar o single “Come On”, que tinha como lado B a faixa “I Want to Be Loved”.

Nenhuma das duas canções lançadas, eram criações próprias. 
A primeira, uma composição lançada por Chuck Berry dois anos antes, e, a segunda, por Muddy Waters em 1955. 

Nos meses seguintes, os Stones gravariam ainda outros covers como “I Wanna Be Your Man”, dos Beatles, e “Not Fade Away”, de Buddy Holly, e mostrariam composição própria pela primeira vez em junho de 1964 – a canção “Tell Me”, composta por Mick Jagger e Keith Richards. 

Naquela época os dois tinham como companheiros de banda o baterista Charlie Watts, o baixista Bill Wyman, o guitarrista Brian Jones e o pianista Ian Stewart.