quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Eu Sou Brian Wilson


Ontem (11 de Outubro 2016), Brian Wilson lançou o seu livro de memórias há muito aguardado, “Eu sou Brian Wilson “, aonde escreve sobre a influência que os Beatles e os Rolling Stones, tiveram na sua forma de compor.

Neste trecho de suas memórias, "Eu sou Brian Wilson," o Beach Boy olha para trás com carinho para alguns dos outros Beach Boys seus companheiros na banda, como sendo os seus verdadeiros pares.

Descreve ainda a influência dos dois únicos, dos verdadeiros rivais nos anos 60 dos Beach Boys: os Beatles e os Rolling Stones. 
E também, como o companheiro de banda / rival Mike Love o ajudou a terminar "Good Vibrations".

"O disco que mais me influenciou, que realmente me “agarrou” foi Rubber Soul , dos Beatles que saiu no final de 1965.

Rubber Soul é provavelmente o maior disco de sempre. Talvez o disco de Phil Spector, Cristhmas, esteja lá no topo com ele, e é difícil dizer que Tommy  dos The Who não é um dos melhores, também. Mas Rubber Soul foi lançado em dezembro de 1965 e atirou-me directamente para o banco do piano. É um álbum inteiro de canções dos Beatles, canções populares, onde tudo flui em conjunto e tudo funciona. Lembro-me ter sido completamente hipnotizado  com “You Won’t See Me” , “I’m Looking Through You” e “Girl.” Não foram apenas as letras e as melodias, mas a produção e as suas harmonias. Eles tinham essas harmonias únicas, sabe?  

Em “You Won’t See Me”  Paul canta a voz baixa e George e John cantam lá no alto. Há um órgão zangado, a debitar uma nota que é pressionada durante o último terço da canção ou assim. Aqueles eram os sons que eles estavam experimentando, quase música art. O que era fascinante nos Beatles é que nós podíamos ouvir as suas ideias de forma clara em toda a sua música. Eles não copiavam como outras bandas, e não valorizavam muito as suas canções. Tanto podiam interpretar uma canção sobre solidão como uma sobre a raiva ou até uma canção sobre a depressão em que por vezes mergulhavam. Eram grandes poetas que escreviam sobre coisas simples, o que também tornou mais fácil ouvir e entender a sua música. Nunca fizeram nada ao acaso. Eram perfeitos, a compor músicas de mão cheia.

Eu conheci Paul McCartney mais tarde, nos anos 60, num estúdio. Eu estava quase sempre num estúdio na época. Ele veio quando estávamos na Columbia Square trabalhando em overdubs vocais, e tivemos uma pequena conversa sobre música. Todos sabem agora que "God Only Knows" foi não só a música favorita de Paul, dos Beach Boys, mas uma de suas canções favoritas desse período. Mas pensar sobre o quanto isso era importante para mim quando eu o ouvi pela primeira vez lá em Sunset Boulevard. Eu era a pessoa que escreveu "God Only Knows", e a outra pessoa, era a que escreveu "Yesterday" e "And I Love Her" e tantas outras canções, e naquele momenta estava a dizer-me que a minha composição era a sua musica preferida, a sua musica favorita. Aquele troca de palavras, realmente explodiu a minha mente. Ele não foi o único Beatle que se sentia dessa forma. John Lennon ligou-me depois do lançamento de Pet Sounds a dizer-me o quanto ele gostava do disco.

Mas Paul e eu ficamos sempre em contacto. Outra vez não muito tempo depois Paul veio à minha casa, e falou-me sobre a nova música que ele tinha composto.
"Há uma canção que eu quero que oiças", disse ele. "Acho que é uma boa melodia."
Ligou o gravador e ouvi pela primeira vez a demo de “She’s Leaving Home.”
Minha esposa, Marilyn, também estava lá, e emocionada, começou a chorar. Ao ouvir a nova canção, de Paul McCartney, primitiu-me olhar e ouvir as minhas próprias canções mais claramente. Era difícil para mim imaginar o efeito que a minha música tinha sobre as outras pessoas, mas era fácil para mim, entender as musicas de outro compositor da grandeza de Paul.

Mais de trinta anos depois, eu fui “abrir” um espectáculo de Paul Simon, de quem eu não gostava. Foi bom estar incluído no mesmo programa com ele, mas nós estávamos a actuar para multidões compostas por adultos já “entradotes” na idade, e isso significava que o primeiro acto, que era eu, começou quando o sol ainda estava bem brilhante e a multidão ainda estava a entrar. Era difícil ter um bom relacionamento com as pessoas na platéia sob essas condições. No Greek Theatre, em Los Angeles, comecei o espectáculo com menos de metade da lotação do espaço. Abrimos com o “The Little Girl I Once Knew,” seguido por "Dance, Dance, Dance", depois "In My Room", e logo de seguida, um cover da música dos Barenaked Ladies ' "Brian Wilson."
Essa foi a canção mais estranha que interpretei. Não conhecia a musica até quando um elemento da banda que me acompanhava, sugeriu que a ensaiássemos. Era uma canção sobre um tipo que tenta escrever uma música e não consegue comparando-se a mim, no período em que eu estava sob o tratamento de Dr. Landy.



Na canção, o tipo tem um sonho em que recebe cerca de 300 libras e, em seguida, começa a flutuar até que o chão fica tão longe que não consegue mais vê-lo. Eu nunca tive esse sonho, mas sentia-me bem com a execução da música e estava-mos todos a fazer bom trabalho. Tocámos mais alguns hits: “California Girls,” “I Get Around,” “Wouldn’t It Be Nice.” Depois de, “Add Some Music to Your Day,” começamos o “God Only Knows.” ". Nesse momento, abriu-se a porta lateral do palco e Paul McCartney entrou. Todos os espectadores o viram. O teatro irrompeu com aplausos e todos se levantaram a gritar o nome dele. Vi a minha esposa Carnie na platéia que colocou a mão na boca, em choque. Foi um momento de "Oh meu Deus". Acenei do piano. Mas não foi suficiente. Nós estávamos a entrar no verso final e eu mudei a letra na hora para "Só Deus sabe o que eu seria sem Paul."

No fim do espectáculo Pablo veio aos bastidores. E como eu chamo o Paul. Pablo. Fiquei feliz em vê-lo. Contou-me que quando estava a passar em frente ao Greek Theatre, na limusine, abriu a janela para puder ouvir a música.
"Eu queria ouvir os sons do Brian", disse ele. Quis ouvir a introdução de “You Still Believe in Me.” Havia um teclado no camarim, então eu toquei o tema para ele. Naturalmente começámos a harmonizar o tema. Foi incrível, Paul McCartney e eu a harmonizar-mos na introdução de “You Still Believe in Me.” Vocês acreditam nisso?

O outro Beatle com quem me identifiquei, foi George Harrison. Era tão espiritual. Tinha um jeito de fazer as coisas simples: “Give me life / Give me love / Give me peace on earth.” Lembro-me que durante os primeiros anos dos Beatles, era difícil pensar nele como um compositor de tão grande nivel. Mas depois de "Here Comes the Sun", eu comecei a prestar mais atenção ás suas canções. Talvez todas as bandas precisassem de alguém assim, uma presença profundamente espiritual que não fosse exactamente líder da banda. Tivemos o meu irmão Carl Wilson. Nunca conheci George, mas muitos anos depois fiz um espectáculo para ele. Em 2015 a sua viúva Olivia, ligou e pediu-me para actuar no George Fest em Holly- Wood. "Claro que sim", disse eu. Tocámos o "My Sweet Lord", mas eu teria feito qualquer uma das canções de George. Ele escreveu belos temas.

Os Beatles podem ter sido o topo na época, mas os Rolling Stones não ficaram muito atrás. Tinham imensos temas com grandes riffs. Fiquei fascinado com: "Satisfaction", "Get Off of My Cloud" A minha música favorita dos Rolling Stones foi gravada um pouco mais tarde, "My Obsession", no LP, Between the Buttons . Fui convidado para o estúdio quando estavam a misturar o baixo. Nunca os conheci pessoalmente.
Mas fiquei encantada com essa canção. O inicio está perto de "Get Off of My Cloud" Charlie Watts começa com uma batida em tudo, idêntica á de "Get Off of My Cloud”, e depois destaca-se aquela combinação impressionante de órgão e piano na faixa esquerda. Os vocais de apoio, uma série de babys ooh que mais tarde viriam a gravar no "Sympathy for the Devil". É realmente uma composição sobre a obsessão pelo corpo de uma mulher.

O que se destaca em "My Obsession" é que ele não é apenas a reprodução de mais um riff de Keith. Porque Keith Richards , o grande inovador com esses riffs de guitarra incríveis, fez com que fosse mais apreciado só por isso, mas pessoas têm que analisar mais fundo, mais dentro do seu trabalho; se o fizerem, vão encontrar vários truques de produção complexos e momentos de sofisticação e beleza. No tema “Sad Day, um tema pouco conhecido, há um pormenor que escapou á  maioria das pessoas. Há um pequeno, grande solo de piano executado por Jack Nitzsche, que era um produtor da escola de Phil Spector. Jack escreveu "The Lonely Surfer", que tinha um dos primeiros exemplos do que seria o som da guitarra usado nos westerns spaghetti. Os Stones tiveram todas essas influências. Que usaram a seu bel prazer. A sua própria personalidade, enquanto banda era e é ainda, muito forte.
Foi assim também que os Beach Boys funcionaram. Todas as influências que usámos, acabaram por ser a nossa identidade, o nosso som.

Ao longo dos anos tenho escrito algumas músicas que são homenagens aos Stones. Por exemplo “Add Some Music to Your Day.” aonde se pode ouvir o som de guitarra, popularizada por Keith Richards, especialmente no início, e a parte vocal, onde cantamos “add some, add some, add some music.” são vozes tipicamente dos Stones . Resumindo, nesse tema usamos guitarras, vozes e arranjo tipo Rolling Stones. Ouçam atentamente. Tentei reproduzir as suas vibrações. Inclusive mencionei-os na letra, também: “There’s blues, folk, and country, and rock like a rollin’ stone.” Mas a nossa música mais influenciada pelos Stones  foi, provavelmente, "Marcella", que está no disco Carl and the Passions—So Tough.  "Marcella" não é um tema profundo como outras canções. Não é o "Sail On Sailor" ou o 'Til I Die." É sobre uma garota que trabalhava num salão de massagens aonde eu costumava ir. É uma música luxuriante, pura e simples, como "My Obsession". Pouco antes e depois dos dois minutos, vocês podem ouvir os Stones, ou pelo menos a minha versão deles. Eu produzi a maior parte dessa sessão, mas depois fui descansar. Enquanto estava lá em cima, os outros, acrescentaram a parte, “hey, yeah, Marcella”que Al Jardine canta. É a minha letra favorita, mas não é uma das minhas músicas favoritas dos Beach Boys em geral. Carl cantou:
“One arm over my shoulder/Sandals dance at my feet/Eyes that knock you right over/Ooo Marcella’s so sweet.”


As pessoas pensavam que o rock and roll era uma música festiva, em primeiro lugar. Gostavam de ouvir líricas sobre as coisas simples, sobre festas, raparigas e a vida na adolescência, e foi isso que o rock and roll lhes mostrou. Houve sempre coisas complicadas na minha vida, mas eu mantive-as ou coloquei-as de lado. Mas depois as coisas ao meu redor começaram a mudar. Quando me mudei para Houston e o tempo que passei sozinho a compor, sem a banda foi uma grande mudança na minha vida, mas não foi a única mudança. Tudo começou a mudar. Talvez digam que foi por causa de eu fumar haxixe e usar relaxantes. Quando eu não estava nervoso, não receava que as coisas se complicassem e não tinha nenhum medo. Talvez tenha sido mais um tempo de aprendizagem sobre composição e produção e de como eu poderia colocar as idéias mais musicais nas canções que eu estava fazendo. "California Girls" foi um enorme sucesso pop, mas tinha outra peça de música no início que não era nada como uma canção pop. E mesmo que Summer Days (And Summer Nights !!) foi ainda mais para o lado pop das coisas, havia uma pequena sinfonia no meio chamado “Summer Means New Love.” Fui eu quem tocou esse trecho num piano de cauda, sendo apoiado por uma seção de cordas. Houve momentos em que pensei que estava construindo algo sobre as fundações existentes, e que estaria a demolir o que havia sido construído antes. Estava a começar uma nova fundação.
O que pareceu essa nova fundação? Pareceu que efectivamente vingara, crescera. Foi complicado, com muitas peças voando em todas as direções, mas se olhar-mos a partir do ângulo certo, veremos que tudo ficou intacto. E foi bonito de ver.

Comecei a construir essa base após a viagem de avião para Houston. Comecei com o disco, “Beach Boys Today! , Que foi um passo em frente, depois Summer Days (E Summer Nights !!) , o que foi mais um passo. Seguiram-se “Pet Sounds” , que foi uma grande experiência, e com “SMiLE” , que foi uma má experiência em alguns aspectos e que às vezes se tornou difícil falar sobre a grande experiência de “Pet Sounds” . Isso não significa que eu não vou falar sobre esse trabalho. Significa apenas que é uma situação idêntica á situação com o meu pai. Eu preciso pensar um pouco mais cuidadosamente sobre como falar sobre isso. O único caso em que é fácil falar sobre a nova fundação é que eu estava a compor "Good Vibrations". Tem havido muitas versões sobre como essa música aconteceu. As pessoas dizem que a gravadora e a banda pensavam que eu estava indo longe demais na música na arte e que eu precisava de voltar a compor hits pop. Isso provavelmente é verdade. Mas não foi assim que a canção nasceu.

O tema foi composto depois de fumar uns charros, e estava sentado ao piano, a tocar relaxado. Mike apareceu com a letra. Ouviu-me a tocar e a cantar o refrão “Good, good, good vibrations”. Mike, ficou entusiasmadíssimo, e foi de sala em sala espalhando a ideia de boas vibrações e o que isso significava, que estaria ligado à paz e ao amor que estava a acontecer em São Francisco e em outros lugares. A verdade é que quando comecei a canção, estava a pensar de forma diferente. Estava a pensar em como as pessoas se sentem instintivamente se algo é bom ou mau, as notícias que recebem, às vezes, quando o telefone toca, entendem ?  E eu estava a pensar em como a minha mãe me costumava dizer, que os cães têm a precepção de uma situação boa ou má, ou sentirem a disposição das pessoas imediatamente. Eu já tinha algumas estrofes, algumass que eu escrevi, e outras que Tony Asher escrevera, mas eu não estava feliz com  o que tinha. Mas assim que Mike começou a cantar o refrão, eu soube que havia algo maior na idéia lírica. E cresceu a partir daí. Mike finalmente escreveu a letra no caminho para o estúdio no seu carro.

O resto é história.

Sem comentários: