segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O romance de Neil Aspinall e Mona Best


Uma das estórias mais bem guardada ao longo dos anos, foi a relação entre Neil Aspinall e Mona Best. 

Este relacionamento bem como o filho nascido do mesmo, em 1962, Vincent "Roag" Best, era um dos maiores segredos em Liverpool na época, com poucas pessoas sabendo a verdade, embora circulassem rumores de que algo acontecia entre eles.

Só depois da morte de Mona Best em 1988 é que a história foi publicitada, 10 anos depois num livro publicado e que desvendou toda a estória. Hoje a maioria dos fãs dos Beatles, sabem que Neil e Mona foram um secreto caso de amor e romance, e portanto não deixa de ser interessante para a história dos Beatles.

Neil Aspinall era amigo de Paul e George desde os tempos da escola primária. Neil e Paul estavam na mesma classe, sendo ele igualmente companheiro e amigo de George Harrison, com quem fumou o seu primeiro cigarro.

Após a primária, Neil foi para contabilidade, mas como a maioria dos rapazes durante esse tempo, gostava de ouvir música, ia  diariamente ouvir os seus amigos tocar no Casbah Coffee Club, que era propriedade de Mona Best, mãe de Pete Best.


Para fazer umas libras extras e como a sua casa em Hayman's Green era muito grande, Mona recebia hóspedes. Depois de conhecer Mona e a sua família, Neil candidatou-se a uma vaga, e hospedou-se num dos quartos da casa em 1960. Neil tinha 19 anos e Mona tinha 36 anos.

Mona Best foi casada com Johnny Best, que era um promotor de boxe em Liverpool. Curiosamente Rory Best é a única criança biológica de Mona e Johnny. Quando o casal se conheceu na Índia, Mona estudava medicina. Mas, depois do seu casamento com a Best em 194, mudou-se para Liverpool, UK.

Constava que o marido Joohnny, não aprovava minimamente a independência de Mona, que seria demasiado liberal e  feminista, para a época. Era independente e encarregou-se de comprar a grande casa em Hayman's Green empenhando as suas joias, e com o produto da penhora, apostou num cavalo de corrida, sem o marido saber, tendo ganho essa aposta. Como a casa tinha uma grande cave, Mona arregaçou as mangas e abriu um dos primeiros clubes de musica ao vivo em Liverpool, The Casbah Coffee Club, mais uma vez sem a bênção do marido.

Quando Neil veio morar em casa, Johnny e Mona estavam prácticamente separados, pois Johnny estava sempre a viajar, por causa do seu trabalho como promotor de combates  de boxe e não estava em casa muitas vezes. Mas sempre se recusou a dar o divórcio a Mona.
Ninguém sabe ao certo como ou quando o relacionamento romântico começou entre os Mona e Neil, ou o quanto os outros sabiam sobre esse assunto. Neil e Pete Best tornaram-se amigos próximos bem como de Paul e George.


Neil deixou o trabalho de contabilista e tornou-se no “road manager” dos Beatles, ocupando-se a tempo inteiro do equipamento e da produção dos espectáculos dos Fab Four.
Na primavera de 1962, era óbvio que Mona Best, que tinha 38 anos, estava grávida o que causou imensos mexericos, já que o seu marido Johnny não se via pelas redondezas há muito tempo. No entanto, ninguém questionou Mona sobre o bebê. Victor Roag Best nasceu a 21 de Julho de 1962. Querendo que seu filho fosse legítimo, Mona decidiu registar Johnny Best como o pai da criança e dar-lhe o sobrenome da família Best.

No entanto, outra grande mudança estava prestes a acontecer na família Best, quando em 16 de Agosto de 1962, Pete Best foi demitido por Brian Epstine dos Beatles. Neil estava com  Pete no momento em que este recebeu a triste noticia. Neil permaneceu amigo de Pete, pois estava envolvido com Mona e continuou a trabalhar com os Beatles.

Constou que Neil teria saído da casa de Mona e que estes se tinham separado, logo após o despedimento de Pete dos Beatles. No entanto não há dados concretos que provem que essa situação seja totalmente correta. Neil pode ter se mudado para outra casa, no entanto, nunca foi um abandono total. Ia lá com alguma frequência armazenar o equipamento dos Beatles, como era hábito,ele entrava, descarregava os amplificadores e abateria de Ringo, enquanto este, John, Paul, e George ficavam dentro da carrinha do lado de fora do quintal da casa de Mona.

Quando  Neil se mudou para Londres, o seu relacionamento com Mona não terminou. Há várias estórias sobre Mona a visitas Neil no seu apartamento londrino, em 1963. Mas a relação entre eles acabou para sempre quando Aspinall conheceu Suzy em 1964. Casaram-se em 1968 e permaneceram casados durante 40 anos até á morte de Neil.


Estranhamente, embora Mona não se coibisse de comentar publicamente o facto de os Beatles terem despedido o seu filho, porque segundo ela, os outros Beatles tinham ciúme de Pete por este ser mais bonito e ter maior numero de fâs, manteve sempre um bom relacionamento com os Fab 4. 
Nenhum dos Beatles falou com Pete Best depois de ele ter sido demitido.

Mona ainda emprestou a John Lennon as medalhas de guerra do seu pai, que usou na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, em 1967. John ficou tão agradecido que quando devolveu as medalhas, juntou o troféu atribuído pela revista  Cash Box, que também aparece na capa “dentro” da letra L, acompanhado com um bilhete que dizia: "All You Need is Love" doll. Será que o facto de Mona ser a mãe do filho de Neil tenha algo a ver com isto?

Por muitos anos, Roag negou os rumores de que Neil Aspinall era o seu pai. Mas nos últimos anos, Roag tem assumido com orgulho ser filho de Mona Best e de Neil Aspinall.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Double Fantasy


Double Fantasy,é o quinto álbum de estúdio de John Lennon,lançado em 17 de Novembro de 1980, poucos dias antes de Lennon ser assassinado. É o último álbum gravado por John em vida. 

Quando Sean Lennon (o primeiro e único filho que John teve com Yoko Ono) nasceu em 1975, John resolveu dedicar-se mais ao filho, colocando a sua carreira em segundo plano, tendo ficadi sem editar discos de 1975 a 1980. 

Em meados de 1980, John e Yoko começaram a compor, chamaram o produtor Jack Douglas e começaram as gravações em Agosto do mesmo ano. Antes do álbum, John lançou um single com "(Just Like) Starting Over" (cantada por ele) e "Kiss Kiss Kiss" (cantado por Yoko). A música foi escolhida para o 45 Rpm. não por ser a melhor música do álbum, mas por ser a mais apropriada, para assinalar os cinco anos de ausência de John do mundo da musica. Rapidamente o tema ficou entre as cinco mais executadas nos Estados Unidos. 

Depois de lançado, Double Fantasy recebeu algumas críticas desfavoráveis pela participação de Yoko, mas ainda assim foi recebido com grande expectativa por se tratar de um álbum de John Lennon. Após o seu assassinato, o álbum e a música "(Just Like) Starting Over" atingiram o primeiro lugar nas listas dos mais vendidos em todo o mundo mundo. "Woman" e "Watching the Wheels" foram os temas a serem lançados de seguida. 

"Woman" foi composta em homenagem a Yoko Ono. Em entrevista no dia 5 de Dezembro desse ano, à revista Rolling Stone, John disse que esta música era sua versão para "Girl" (música que John compôs na época dos Beatles e lançou no álbum Rubber Soul) mais amadurecida. A música foi lançada em compacto depois da morte de John com "Beautiful Boys" no lado B. "Watching the Wheels" também foi lançada em 1981 como single, trazendo na capa uma foto com o casal tirada na frente do Dakota pelo fotógrafo Paul Goresh, o mesmo que tirou a foto de John Lennon dando um autógrafo a Mark Chapman no dia de seu assassinato. 

Ironicamente, o autógrafo foi dado na capa do álbum Double Fantasy.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Doze datas-chave, na vida dos Beatles


6   de Julho de 1957: John Lennon conhece Paul McCartney
17 de Agosto de 1960: Os Beatles chegam a Hamburgo, pela primeira vez
9   de Fevereiro de 1961: Primeira apresentação dos Beatles no Cavern Club
9   de Novembro de 1961: Brian Epstein conhece os Beatles
1   de Janeiro de 1962: Audição dos Beatles na  Decca
6   de Junho de 1962: A primeira sessão da Abbey Road
11 de Fevereiro de 1963: Gravam o Please Please Me LP
7   de Fevereiro de 1964: começa a British invaiosn dos USA, com os Beatles
29 de Agosto de 1966: Espectáculo em Candlestick Park, São Francisco. O concerto final dos Beatles
25 de Junho de 1967:  The Beatles on Our World - All You Need Is Love (Vêr P.S.)
30 de Janeiro de 1969: Último espectácolo ao vivo no telhado da Apple.
10 de Abril de 1970: Paul McCartney anuncia o fim da bnada

P.S. Em 1967, a 25 de Junho a equipe do canal londrino BBC convidou os Beatles a participarem no primeiro evento transmitido mundialmente via-satélite, ao vivo simultaneamente para 26 países: o programa Our World.
Esse trabalho envolveu redes de TV das Américas, Europa, Escandinávia, África, Austrália e Japão.

Think For Yourself, foi gravado em 1965 no dia 8 de Novembro

8 de Novembro de 1965.
Estúdio 2, EMI Studios,
Abbey Road
Produtor: George Martin
Técnico de som: Norman Smith

Neste dia, em 1965, os Beatles  gravaram , Think For Yourself, sob  o nome, provisório
"Won't Be There With You".
A sessão prolongou-se pela noite dentro,tendo começando ás 9 pm e terminando, eram já 3 da madrugada.

Os Fab Four, começaram por ensaiar a música, numa sessão que foi gravada por George Martin na esperança de poder utilizar, mais tarde, os melhores trechos, que seriam eviados aos membros do seu clube de fãs, durante a quadra natalicia que se avisinhava.

A gravação foi rotulada "Beatle Speech" e a caixa de fita foi rotulada com as palavras "Isto será eventualmente emitido ".
Nada disso foi usado no disco de Natal, mas sim um trecho em que John, George e Paul, praticavam as suas harmonias vocais e que foi igualmente usado no filme Yellow Submarine em 1968.

A faixa básica para Think For Yourself foi gravada num único take, com baixo, bateria , George Harrison usando a sua Fender Stratocaster, enquanto John Lennon, tocava num órgão Vox Continental.

Os Fab gravaram uma série de overdubs, incluindo uma pista vocal de três partes liderada por Harrison. Uma segunda pista foi igualmente preenchida com harmonias de três partes, além da pandeireta e maracas.

Talvez a adição mais notável à canção, foi sem duvida, pela sua inovação, uma segunda pista do baixo de Paul McCartney, ligado a uma unidade da distorção.

George Harrison, conta no video "Anthology":
"O Paul usou uma caixa do fuzz no baixo em Think For Yourself.
Quando o Phil Spector produziu, Zip-A-Dee-Doo-Dah, o técnico de som que gravou a faixa sobrecarregou o microfone do guitarrista que ficou muito distorcido. Phil Spector disse: 
"Deixa isso assim, é óptimo".

Alguns anos mais tarde, todos começaram a tentar copiar esse som e inventaram a caixa de fuzz.
Nós tinhamos uma dessas caixas de distroção, ligámos o baixo, gravámos  e soou realmente bem."

Ou seja, os Fab Four, os Mighty Beatles, foram mais uma vez pioneiros, inovadores, criativos.