quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Double Fantasy


Double Fantasy,é o quinto álbum de estúdio de John Lennon,lançado em 17 de Novembro de 1980, poucos dias antes de Lennon ser assassinado. É o último álbum gravado por John em vida. 

Quando Sean Lennon (o primeiro e único filho que John teve com Yoko Ono) nasceu em 1975, John resolveu dedicar-se mais ao filho, colocando a sua carreira em segundo plano, tendo ficadi sem editar discos de 1975 a 1980. 

Em meados de 1980, John e Yoko começaram a compor, chamaram o produtor Jack Douglas e começaram as gravações em Agosto do mesmo ano. Antes do álbum, John lançou um single com "(Just Like) Starting Over" (cantada por ele) e "Kiss Kiss Kiss" (cantado por Yoko). A música foi escolhida para o 45 Rpm. não por ser a melhor música do álbum, mas por ser a mais apropriada, para assinalar os cinco anos de ausência de John do mundo da musica. Rapidamente o tema ficou entre as cinco mais executadas nos Estados Unidos. 

Depois de lançado, Double Fantasy recebeu algumas críticas desfavoráveis pela participação de Yoko, mas ainda assim foi recebido com grande expectativa por se tratar de um álbum de John Lennon. Após o seu assassinato, o álbum e a música "(Just Like) Starting Over" atingiram o primeiro lugar nas listas dos mais vendidos em todo o mundo mundo. "Woman" e "Watching the Wheels" foram os temas a serem lançados de seguida. 

"Woman" foi composta em homenagem a Yoko Ono. Em entrevista no dia 5 de Dezembro desse ano, à revista Rolling Stone, John disse que esta música era sua versão para "Girl" (música que John compôs na época dos Beatles e lançou no álbum Rubber Soul) mais amadurecida. A música foi lançada em compacto depois da morte de John com "Beautiful Boys" no lado B. "Watching the Wheels" também foi lançada em 1981 como single, trazendo na capa uma foto com o casal tirada na frente do Dakota pelo fotógrafo Paul Goresh, o mesmo que tirou a foto de John Lennon dando um autógrafo a Mark Chapman no dia de seu assassinato. 

Ironicamente, o autógrafo foi dado na capa do álbum Double Fantasy.

Sem comentários: