sábado, 4 de novembro de 2017

He Ain’t Heavy, He Is My Brother


He ain’t heavy, he is my brother” é um tema escrito por Bobby Scott e Russell Bob. 
Originalmente gravada por Kelly Gordon em 1969, a canção tornou-se um sucesso mundial depois de ser gravada pelos Hollies no final desse ano, com Elton John ao piano, e novamente por Neil Diamond em 1970, e é considerado um dos hinos da década de 1960, com a sua mensagem de amor, sacrifício, devoção , e serviço.

A estória, por trás deste tema conta-se muito rápidamente: 
Em 1918, um menino chamado Howard Loomis foi abandonado pela sua mãe numa instituição católica, o Home for Boys do Padre Flanagan, que acabara de abrir um ano antes. 

Howard tinha poliomielite e usava aparelhos correctores nas pernas, para que  pudesse locomover-se, já que as próteses eram muito pesadas, e andar era muito difícil para ele, especialmente quando tinha que subir ou descer os degraus. Os seus colegas mais velhos, por solidariedade, andavam com ele ás "cavalitas" por todo o lado.
Um dia, o padre Flanagan, perguntou a Reuben Granger, um desses rapazes mais velhos, se carregar o amigo Howard não era difícil. 

Reuben respondeu: 
"Padre, ele não é pesado, é meu irmão". 


O guitarrista dos Hollies, Tony Hicks, contou em 2006: 
"Na década de 1960, quando faltavam músicas para gravár-mos, eu costumava deambular pelas lojas dos editores, publicistas, na Denmark Street (em Londres). 

Uma tarde, quando estava prestes a sair, encontrei uma demo de uma canção que "tinha algo parecido" com essa estória. 
Reconheci os compositores, e levai a pauta para o ensaio, para ver o que é que o grupo poderia fazer com aquele texto. 

No principio, a maioria dos rapazes, torceu o nariz. 
Achava a musica muito fora do que normalmente gravávamos. 
Mas eu insisti, adicionámos a orquestra, e contratámos o Elton John por 12 libras, para tocar piano, e que na época só fazia trabalho de musico de estúdio. Era conhecido como Reg, Reggie. 

Foi um sucesso mundial duas vezes. Verdade. 
Alcançou o número 7 nas paradas da Billboard nos EUA quando foi lançado pela primeira vez e depois chegou ao No. 1 no Reino Unido em 1988, depois de ter sido usado num comercial da cerveja Miller Lite Beer.

Sem comentários: