segunda-feira, 18 de novembro de 2013

The Beach Boys


Os Beach Boys, foram formados por cinco rapazes de Hawthorne, subúrbio de Los Angeles, que sempre se  interessaram por música.
Brian Wilson gostava de George Gershwin e do grupo vocal Four Freshman. O seu primo Mike Love e o irmão Carl Wilson gostavam de R&B e do estilo cantado do "doo wop". O amigo de escola Al Jardine era fanático por folk music. Dennis Wilson, o irmão mais novo do clã Wilson, não tinha nenhuma inclinação musical, mas foi ele quem sugeriu o tema para o primeiro single da banda. Para não ficar de fora, rapidamente aprendeu a tocar bateria. 

Dennis era um surfista fanático e achou que esse tema poderia ser explorado musicalmente pelos irmãos. “Surfin’ ”, o primeiro tema escrito por Brian Wilson e Mike Love, foi gravada da forma mais rudimentar possível e lançada por uma pequena gravadora, a  Candix em 1961. O disco fez um sucesso regional e catapultou os rapazes, com a ajuda de Murray Wilson, pai de Brian, Carl e Dennis e que viria a ser o empresário da banda, tendo logo conseguido um contrato com a Capitol Records. A gravadora, então, lançou o primeiro single da banda em 4 de Junho de 1962. “Surfin’ Safari” / “409” que alcançou a 14ª posição nas listas de vendas, um enorme feito, para uma banda desconhecida. Nesse época, Jardine foi estudar odontologia e David Marks, vizinho dos Wilson, entrou para o seu lugar. 

Os Beach Boys rápidamente se  tornaram na banda número um dos Estados Unidos, enfrentando os Beatles cara a cara e conseguindo êxitos estrondosos, com clássicos como “Surfin’ USA”, “Surfer Girl”, “Little Deuce Coupe”, “Shut Down”, “I Get Around”, "Don’t Worry Baby", “California Girls” e outras canções que traziam harmonias vocais impecáveis e melodias marcantes, exaltando o verão e o estilo de vida do sul da Califórnia. Em 1965, o grupo lançou Beach Boys Today!, Summer Days and Summer Nights e Beach Boys Party!, - este último com o grande hit “Barbara Ann”.   

Mas Brian queria mais. Inalando umas "passas" e ouvindo sem parar o Rubber Soul dos Beatles, tendo como companheiro o letrista Tony Asher, começou a escrever o disco que daria uma guinada na música dos Beach Boys.  Assim, em Maio de 1966, os Beach Boys lançaram o introspectivo e inovador Pet Sounds, que trazia canções como "Wouldn't It Be Nice", "God Only Knows" e "Sloop John B".  Pet Sounds que tornou-se num dos discos mais influentes de todos os tempos. No mesmo ano, saiu o single “Good Vibrations”, um sucesso mundial que coroava Brian Wilson como um das principais mentes criativas da história do rock. 

Foi quando Brian Wilson, então se dispôs a escrever o álbum que, segundo ele mesmo “iria revolucionar o rock”.  A banda gravou extensivamente, nesse período, material a roçar o psicodélico, a que intitularam, simplesmente, Smile, resultado da colaboração de Brian com o letrista Van Dyke Parks, que deveria ter sido lançado em 1967. Mas, depois de um enorme esforço, o material foi arquivado – Brian "pifou" e não conseguiu reunir as peças todas desse fantástico puzzle. O single “Heroes and Villains” foi o produto mais coerente surgido das sessões de Smile.Com o impasse do disco, Brian foi saindo de cena, passando o tempo em sua casa em Bel Air. Gradualmente o seu envolvimento com os álbuns dos Beach Boy foi diminuindo. 

A banda seguiu em frente, dividindo as responsabilidades que antes eram de Brian e lançando discos interessantes e diversificados, como Smiley Smile (que se apropriava de canções e ideias de Smile), Friends e 20/20. O single “Do It Again”, de 1968, já antecipava que os Beach Boys iriam ter que recorrer a temas como o verão e o surfe para se ligar novamente com o seu púbico. Já “I Can Hear Music”, de 1969, foi um hit que não teve nenhum envolvimento de Brian Wilson. A banda entrou na década de 70 lançando os álbuns Sunflower, Surfs Up, Carl and The Passions e Holland, elogiados pela critica, mas, no geral, ignorados pelo grande público. Em 1974, a coletânea Endless Summer, contendo hits da era do surf, mudou a sorte dos Beach Boys. O álbum duplo ganhou disco de platina e a banda, agora redescoberta por uma nova geração, embarcou numa onda de nostalgia, tocando em estádios por todos os Estados Unidos.


Com a reconquistada popularidade, a banda tentou trazer Brian de volta aos palcos e ao estúdio. Brian, que por muito tempo abusou das drogas, foi diagnosticado com esquizofrenia e começou a ser tratado pelo polêmico Dr. Eugene Landy. Brian reapareceu como produtor no álbum 15 Big Ones (1976), que fez sucesso e destacou o remake de “Rock and Roll Music”, de Chuck Berry.  Beach Boys Love You, de 1977, foi outro álbum idealizado por Brian que virou culto. Mas, aos poucos Brian foi novamente perdendo o interesse – deixou mais uma vez os Beach Boys e voltou às drogas e a reclusão, sendo considerado “um caso perdido”. O Dr. Landy, que controlava Brian 24 horas ao dias, também foi afastado.

Bruce Johnston, que tinha saído em 1972, voltou a banda de vez em 1978 depois de ser convocado a ajudar na produção de L.A. (Light Album). Dennis Wilson, que sempre foi o mais rebelde do grupo, em 1977 lançou o aclamado álbum solo Pacif Ocean Blue, mas o sucesso do disco não acalmou os demônios do baterista. Na década seguinte, caiu no fundo do poço, cada vez mais mergulhado nas drogas e no álcool e enfrentando problemas financeiros. Chegou até a ser expulso dos Beach Boys, mas acabou por voltar. Em Dezembro de 1983, Dennis morreu, ironia das ironias afogado.

A banda seguiu em frente cada vez mais dividida entre Mike Love e Carl Wilson. O grupo tocava no circuito de nostalgia e sua relevância parecia ter acabado. Em 1998, Carl Wilson morreu devido a um carcinoma no pulmão e Al Jardine, depois de se desentender com Mike Love, foi afastado dos Beach Boys. Enquanto isso, Brian Wilson recuperava de uma forma surpreendente. Começou a gravar com regularidade e a fazer shows com uma nova banda cujo núcleo era  abanda Wondermints. A música de Brian Wilson e dos Beach Boys começou a ser redescoberta e Pet Sounds voltou a estar nas listas de álbuns mais importante de todos os tempos.

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