Embora John inicialmente tenha insistido que "Polythene Pam" era uma "mítica "scrubber" de Liverpool (miúda promíscua ou grupie) equipada com as suas botas e seu kilt", a música era na verdade baseada em duas pessoas que ele conhecia.
O nome veio de Pat Dawson (então Pat Hodgett), fã dos Beatles desde os dias do Cavern Club que, por causa do seu hábito de comer polietileno, era conhecido pelo grupo como Polythene Pat.
"Comecei a ver os Beatles em 1961, quando eu tinha 14 anos e fiquei bastante próxima deles", lembra ela. "Se fossem actuar fora da cidade, davam-me boleia no regresso a casa na sua carrinha. Foi mais ou menos na mesma época em que comecei a ser chamada de Polythene Pat. É constrangedor na verdade. Eu costumava comer polietileno o tempo todo. Enroláva-o e depois comia-o. Por vezes queimáva-o e comia-o quando arrefecia. Como tinha um amigo que trabalhava numa fábrica de sacos de polietileno, era maravilhoso porque tinha fornecimento constante ".
Mas a Polythene Pam nunca se vestiu com sacos de polietileno como descreve a música. Essa pequena peculiaridade foi tirada de um encontro envolvendo Royston Ellis e a sua namorada Stephanie, que John conheceu nas Ilhas do Canal quando estava em turnê em Agosto de 1963.
Embora John não tenha elaborado muito o assunto quando deu a entrevista para a Playboy em 1980, forneceu, contudo algumas pistas.
"(Polythene Pam) compus o tema, quando me lembrei de um encontro com um casal de Jersey, em que o homem, seria a resposta de Inglaterra para Allen Ginsberg, que por sinal, nos deu a nossa primeira exposição nos USA, enquanto poeta beat"
Roystom Ellis, um jovem escritor que conheceu os Beatles pela primeira vez em Maio ou Junho de 1960, quando foi convidado a ler poesia na Universidade de Liverpool.
O encontro, como John descreveu, ocorreu na ilha de Guernsey, não em Jersey, aonde John reencontrou Ellis, que tinha um emprego de verão lá como condutor de ferry boats.
Depois do show dos Beatles no Auditorium, em Guersey, em 8 de Agosto de 1963, Ellis e a sua namorada Stephanie levaram John até ao apartamento que eles habitavam e foi lá que o polietileno entrou na história.
"Ellis, mencionou a amiga X (uma garota que ele queria que eu conhecesse) vestida de polietileno", lembrou John mais tarde.
O que realmente se passou foi que após o show, John passou a noite com o casal amigo. Ellis, o tal poeta de Liverpool, a partir dessa noite passou a contar que tinha sido ele a dar a idéia de "Polythene Pam", que seria gravado no álbum Abbey Road em 1969.
"Ela existiu mesmo. Não usava botas de cano longo nem kilts. Eu apenas fantasiei o caso. Sexo pervertido numa bolsa de polietileno. Eu queria era algo para escrever."