quarta-feira, 26 de julho de 2023

Steppenwolf, Born To Be Wild


John Kay é um cantor nascido na Alemanha que tocava violão e harmónica, no Half Beat de Yorkville e vivia por cima do Night Owl, um apartamento pertencente a Vicky Taylor, ex-colega de quarto de Joni Mitchell que viria a ser mais tarde, a menager dos Guns and Roses.
John Kay nasceu Joaquim Krauledat em 12 de Abril de 1944 e  viveu a vida de uma estrela rebelde do Rock 'n' Roll. Aos 13 anos de idade, decidiu fazer da música a sua profissão, aprendeu inglês, ouvindo djs e músicas dos artistas da época. 
Uma noite em 1965, durante uma jam session, alguns elementos da banda Canadiana Sparrows apareceram, ouviram Kay e  juntaram-se a ele em palco. Os Sparrows, gostaram tanto de John Kay que o convidaram, para vocalista da banda.  
O grupo tinha vinda de Toronto para Nova York e, posteriormente, rumaram a São Francisco, integrando a cena musical da Área da Baía, até se separarem, em 1967, depois de várias tentativas fracassadas de gravação para a Columbia Records. 

Um par de meses mais tarde, John formou uma nova banda que chamou de Steppenwolf, com dois velhos companheiros dos Sparrow. O baterista Jerry Edmonton e o teclista Goldy McJohn. Recrutou um prodígio de 17 anos de seu nome, Michael Monarca para a guitarra solo e o baixista Rushton Moreve para completar o line-up. A banda cujo nome incomum, foi sugerido a John Kay pelo produtor Gabriel Mekler que se tinha inspirado num romance de culto de Herman Hesse.
O grupo, de imediato lançou, "A Girl I Knew" e "Sookie Sookie", que não tiveram nenhum sucesso. A sua terceira tentativa foi lançada e viria a tornar-se num clássico do Rock 'n' Roll. 
"Born To be Wild" "rebentou" nas listas de vendas Americanas no Verão de 1968, e a frase, "Heavy Metal thunder", em referência ao som das motos, deu origem ao novo estilo de música com este nome. O tema alcanço u #2 na Billboard Hot 100, vendendo mais de um milhão de cópias e alcançou um disco de Ouro. A canção foi imortalizado na trilha sonora do filme de Dennis Hopper no filme clássico Easy Rider, que também contou com , "The Pusher" outro tema incluído no álbum Steppenwolf.
O single, "Magic Carpet Ride", do álbum "The Second", foi uma fusão de Rock e Pop Psicodélico e passou a ser o segundo tema dos Steppenwolf a vendedor milhões, alcançando a posição #3 no Outono de 1968. Nessa época, Rushton Moreve o baixista, abandonou o grupo. Tinha se convencido de que o Los Angeles ia ser destruída por um terremoto e afundar-se-ia no mar. Rob Black integrou o grupo até o ex-Sparrow, Nick St. Nicholas voltar a juntar~se aos seus amigos nos últimos meses de 1968. Michael Monarca o guitarrista, acabou também por sair do grupo, em Agosto de 1969, dado o seu péssimo relacionamento com John Kay.

Steppenwolf continuou a fazer tournês e a gravar, alcançando algum sucesso no Top 100 com canções como "Move Over" (#31 em 1969), "Monster" (#39 em 1970), "Hey Lawdy Mama" (#35 em 1970) , "Screaming Night Hog" (# 91 em 1970), "Who Needs Ya" (# 76 em 1970), "Snowblind Friend" (# 89 em 1971), "Ride With Me" (# 90 em 1971) e "For Ladies Only" (# 88 em 1971). 

Nick St. Nicholas foi dispensado em meados de 1970, com George Biondo a substitui lo. Em Novembro de 1971, a banda lançou o álbum "For Ladies Only", com a formação composta por John Kay, Kent Henry, George Biondo, Goldy McJohn e Jerry Edmonton. O LP foi notável por vários motivos, principalmente a polémica arte da capa interna que mostrava um carro em forma de pénis, o conteúdo lírico romântico, político e social e o facto de apresentar vários membros do grupo nos vocais principais.


John Kay no Dia dos Namorados, 1972, embarcou numa carreira a solo, com "I'm Movin' On" do seu primeiro album a solo "Forgotten Songs and Unsung Heroes", que não passou da posição #85 nas listas de vendas.

Os Steppenwolf voltaram a reunir-se, em 1974, com o seu núcleo central liderado por John Kay, Jerry Edmonton e Goldy McJohn, a quem se junto o antigo baixista George Biondo e o recém-chegado Bobby Cochran, sobrinho de Eddie Cochran, na guitarra. 
A banda assinou um contrato com a Mums Records depois que Kay deixar a Dunhill pelo que deixou de ter o apoio para os seus álbuns solo. O LP "Slow Flux" se tornou seu primeiro esforço para Mums e incluiu seu último hit do Top 40 da Billboard, "Straight Shootin 'Woman", que alcançou a 29ª posição em Outubro de 1974. Em Fevereiro de 1975, McJohn foi demitido em consequência do declínio na qualidade das suas performances, bem como comportamento errático. Foi substituído por Andy Chapin em "Hour Of The Wolf" em 1975. Depois que o álbum atingiu o decepcionante #155, Kay começou a dissolver a banda novamente, mas Mums Record, agora tendo sido absorvido pela Epic, exigiu mais um álbum para satisfazer o seu contrato. 
O álbum seguinte de 1976, "Skullduggery", que incluía Wayne Cook nos teclados, não foi apoiado por uma turnê e no início do outono de 1976, Steppenwolf se separou pela segunda vez. Kay fez uma aparição em um segmento do programa de TV musical The Midnight Special para anunciar o fim de Steppenwolf e também tocou uma versão solo da música "Hey I'm Alright". Essa música apareceu no terceiro álbum solo de Kay, "All In Good Time", lançado pela Mercury Records em 1978.
No final dos anos 70, John Kay apercebeu-se que vários grupos, estavam a usar o nome de Steppenwolf, andavam em tournée e destruindo a reputação da banda que ele tinha criado. Em 1980, ele decidiu agir, e a John Kay Band, rapidamente se tornou na John Kay and Steppenwolf. Vários anos de intensas tournées seguidas e resultou na reconstrução do seu legado. 


Infelizmente, Rushton Moreve, Steppenwolf do baixista, que co-escreveu "Magic Carpet Ride" com John Kay, morreu num acidente de carro no dia 1º de Julho, 1981, aos 32 anos
Jerry Edmonton, baterista da banda durante o periodo de maior sucesso, morreu igualmente num acidente de carro não muito longe de sua casa em Santa Barbara, Califórnia, no dia 28 de Novembro, de 1993, com 47 anos de idade. 
Depois de restabelecer o nome, John Kay and Steppenwolf lançou cinco álbuns e excursionou anualmente em todo o mundo. Em 1994, voltou triunfante para fazer alguns concertos na antiga Alemanha Oriental, onde ele se reuniu com amigos e parentes que não tinha visto desde os seus 4 anos de idade.

Com as vendas em excesso de vinte milhões de unidades no mundo todo (e aumentando ano a ano) e músicas licenciadas para uso em trinta e sete imagens em movimento e trinta e seis programas de televisão, o grupo continuou focado no futuro. Lançou "John Kay e Steppenwolf, ao Vivo, aos 25", um CD duplo, em Fevereiro de 1995. O álbum continha vinte e três faixas, incluindo muitos dos hits dos anos 60, 70 e 80, junto com duas novas canções. "Feed The Fire", o primeiro single e vídeo do álbum de mesmo nome, foi lançado em Agosto de 1996.

No dia 20 de Março de 2001, John Kay editou um álbum solo chamado "Hereges & Corsários", no Cannonball Registros. O CD contou com doze Blues com sabor de canções cujas letras ofereciam uma corajosa visão da vida contemporânea. No Verão de 2005, Steppenwolf tinha a agenda cheia de datas da turnê reservada nos Estados Unidos, mas a banda apresentou-se no que chamou o seu concerto de despedida no dia 6 de Outubro, 2007 no Ripken Stadium, em Aberdeen, Maryland, com John Kay, o teclista Michael Wilk, o baterista Ron Hurst e o guitarrista Danny Johnson. Uma vez que o grupo oficial da aposentadoria, eles continuaram a executar um pequeno número de shows a cada ano.

Para 2012, Steppenwolf tocou apenas um par de shows durante a Primavera e o Verão, mas permaneceu praticamente inactivo. Seu site oficial, mostrou apenas um punhado de datas reservadas para 2017. Os Steppenwolf foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame desse ano, mas não foram admitidos. 

Em 1 de Agosto, 2017, o teclista original, Goldy McJohn sofreu um ataque fatal do coração. 

Em 14 de abril do mesmo ano, "Born To Be Wild" foi o primeiro single  a ser homenageado no Hall Da Fama Singles  em Cleveland Rock And Roll Hall Of Fame.

No dia 22 de Novembro de 2019, John Kay, anunciou que a banda faria a sua ultima apresentação a  14 de Outubro de 2018. 

Sem comentários: