sexta-feira, 1 de abril de 2011

As Grandes Bandas Inglesas dos Anos 60 - Freddie And The Dreamers

Embora raramente levadas a sério como músicos, Freddie and the Dreamers marcaram, no entanto, a sua posição de destaque na época do Yeah Yeah, em Inglaterra, nos anos 1960.

O vocalista, Freddie Garrity era leiteiro, e cantou em alguns grupos de skiffle em Manchester, tais como os Red Sox, os The John Norman Four e ainda os Kingfishers Este ultimo, acabou por ser denominado, Freddie and the Dreamers, em 1959. A banda era composta por Garrity nos vocais, Roy Crewsdon e Derek Quinn, nas guitarras, Pete Birrell, no baixo e Bernie Dwyer, na bateria.

No início dos anos sessenta, a banda actuava durante o verão em vários campos de férias ingleses e tornou-se muito mais do que apenas um grupo musical. A inclusão de alguns actos cómicos nas suas atuações em palco tornou-se na sua marca registada.Tocavam, e ao mesmo tempo executavam algumas coreografias espalhafatosas, que acabavam por por a plateia a rir,
passando a música para segundo plano. Mas, iam vendendo os singles que lançavam,e isso manteve-os na ribalta por algum tempo.

Todos os elementos da banda trabalhavam, sendo a musica um hobbie, e o grupo permaneceu semi-profissional até que, em 1963, venceram um concurso, numa audição da BBC, que lhes valeu a gravação do seu primeiro single. Para tal, escolheram uma versão de um tema de James Ray, "If You Gotta Make A Fool Of Somebody". Acertaram em cheio na escolha, já que o 45 Rpm, disparou nas listas de vendas do Reino Unido, alcançando o treceiro posto, e originando uma série de aparições na TV, aonde o público, rápidamente foi conquistado pelo bom humor da banda, nada convencional na época.

Aproveitando a onda, voltaram-se para a perícia do compositor, Mitch Murray, autor de alguns dos primeiros sucessos de Gerry and The Pacemakers, e gravaram dois temas dele.
" I'm Telling You Now ", que foi para o número dois e " You Were Made For Me ", que alcançou o terceiro lugar. O álbum, que continha estes hits, também vendeu bem, chegando ao quinto lugar da lista de álbuns do Reino Unido.

Em 1964, desfrutaram ainda de mais algum sucesso, com "Over You", um cover de Paul Anka ,"I Love You Baby" e outro dos G. Clefs, "I Understand", que seria o seu último hit, no Top Ten britânico. Uma versão anterior, "Just For You", já tinha ficado de fora do Top 20.

Quando a popularidade do grupo começou a diminuir no Reino Unido, fizeram uma descoberta surpreendente. Nos Estados Unidos, aonde o o público estava ansioso por tudo que fosse britânico, a Tower Records lançou "I'm Telling You Now" e a música rapidamente alcançou o Top 10 das vendas dos USA. Frddie and The Dreamers aparecem em todas as televisões importantes dos USA, e participam em todos os programas de topo da época: "Shindig", "Hullabaloo", e "The Ed Sullivan Show". O público americano, deixou-se conquistar pela loucura da dança, que a banda executava em palco, e quiz saber mais sobre ela.

Que passos de dança eram aqueles ?!, perguntavam entre surpreendidos e divertidos.
"É o Freddie", respondeu inocentemente Freddy . Uma canção com esse nome foi logo escrito e lançada rapidamente. Resultou num hit, que alcançou o Top 20 nos USA, chamado "Do The Freddie". Por algumas semanas, parecia que todos estavam a dançar o "Do The Freddie". E até Chubby Checker, gravou a sua versão do tema. Apesar do sucesso da canção nos Estados Unidos, este nunca foi publicado na Grã-Bretanha.

Mas, esta chama, foi fugaz. O achicalhamento da música em palco, que era realmente o que os Freddie and The Dreamers faziam, minaram o seu estatuto de musicos, e o publico, deixou de comprar os seus discos.

De volta a casa no Reino Unido, o grupo ainda teve algum sucesso com, "A Little You" and "Thou Shalt Not Steal" e apareceu no filme de baixo orçamento musical "Everyday's A Holiday", no papel de cozinheiros cantores, de um acampamento de férias.

Em 1966, gravaram um álbum inteiro com canções de filmes da Disney, seguido por outro, "Oliver In The Underworld", este sim um álbum destinado ao publico mais jovem. Em 1970, já de saída, ainda gravaram o "Susan Tuba" de Graham Gouldman. Freddie acabou sózinho a estrelar uma série para crianças, "Little Big Time".

Em 1976, Garrity colocou a banda de nova na estrada, com um novo line-up. Mas foi de curta duração. Fizeram algumas tournés com outras bandas dos anos 60, por Inglaterra, USA e Austrália.

Doze anos depois, em 1988, Freddie conseguiu o seu primeiro papel sério, numa produção de qualidade, "The Tempest". Fez ainda algumas peças teatrais, enquanto continuava a actuar com
diferentes line-ups, dos Dreamers.

Os membros originais da banda reformaram-se da actividade musical. Pete Birrell trabalhou como motorista de táxi, Roy Crewsdon comprou um bar, nas Ilhas Canárias, Derek Quinn foi trabalhar para uma empresa de refrigerantes e Bernie Dwyer morreu em 4 Dezembro de 2002, aos 62 anos de idade.

Em 2004, Freddie Garrity teve um ataque cardíaco após uma tourné americana. Sofria de esclerose sistémica e tinha dificuldade em respirar, passando a maior parte do tempo numa cadeira de rodas.

Freddie morreu em 19 Maio de 2006, aos 65 anos.

Numa análise final, Freddie and the Dreamers são lembrados mais pela sua postura apalhaçada em palco, e por terem sido capazes de colocar hits de sucessos nas listas de vendas, dos dois lados do Atlântico, no auge da Beatlemania.

Sem comentários: