quarta-feira, 13 de abril de 2011

As Grandes Bandas Inglesas dos Anos 60 - The Bee Gees


Barry Gibb e os irmãos gémeos Maurice e Robin nasceram na Ilha de Man em 1947 e 1949, respectivamente. A família mudou-se para Manchester, em meados dos anos 50. A sua mãe era cantora e o pai era baterista e líder de uma big-band. O interesse pela música começou, quando ainda meninos, assistiram a um espectáculo, aonde um jovem como eles, fazia playback, de uma canção, num filme, que estava a ser realizado no teatro local.

Entusiasmados com o que viram, decidiram tentar fazer o mesmo. Para o efeito, compraram um disco do seu agrado, ensaiaram exaustivamente, e apresentaram-se no teatro pedindo pr ctuarem. Só que, a caminho do placo, Maurice caiu e partiu o disco. Não podendo e não querendo desistir, o trio cantou em frente de uma multidão ao vivo pela primeira vez, selando assim o seu destino.Começaram a actuar ao vivo, regularmente sob o nome de The Rattlesnakes.

Em 1958, outro irmão, Andy nasceu e seis meses depois, a família mudou-se para a Austrália. Os três irmãos mais velhos continuaram, a aperfeiçoar a sua habiliadade musical, mudaram o seu nome para BG, depois, para Bee Gees, e começaram a tocar e gravar profissionalmente. Apesar de terem lançado uma dezena de singles e de terem sido votados como a melhor equipe de compositores na Austrália, nos anos 1965 e 1966, os irmãos Gibb, não conseguiram alcançar nenhum hit.

Entretanto, a família decidiu voltar para a Inglaterra, aonde a cena musical "explodira" com os Beatles, os Rolling Stones, os Who, entre muitos outros. Em Janeiro de 1967, a família Gibb "zarpou" de volta á Grã-Bretanha, e durante a viagem tiveram conhecimento de que uma das suas canções, "Spicks and Specks" tinha alcançado o primeiro lugar nas listas de vendas de singles na Austrália.

De volta a Inglaterra, os Bee Gees enviaram fitas demo da maioria do seu material, composto e lançado na Austrália incluindo "Spicks and Specks", para os escritórios da NEMS Enterprises, chefiada pelo o empresário dos Beatles, Brian Epstein. Este e o seu sócio, Robert Stigwood ouviram as fitas e Stigwood mostrou-se logo, mais do que interessado e agenciar os Bee Gees, que assinaram, de imediato um contrato de cinco anos com Stigwood.

Depois de adicionar Vince Melouney na guitarra e Colin Petersen na bateria, a banda, entrou em estudio para gravar "Bee Gees First", que foi lançado em meados de 1967. Era o início de uma série de singles com uma toada soul e melódica, que á partida, se distinguiu da onda pop britânica da época."New York Mining Disaster 1941", "To Love Somebody", "Massachusetts", "Words", "I've Got to Get a Message to You" e "I Started a Joke", tomaram de assalto as Tops Britânicos.

Eventualmente, o confronto de egos, álcool e drogas separaram os irmãos, e o grupo separou-se. Robin gravou um tema a solo "Saved by the Bell" tendo alcançado algum sucesso em Inglaterra. Após dezoito meses de distânciamento, o Gibbs resolveram as suas diferenças e reuniram de novo a banda, sem Vince Melouney e sem Colin Petersen.

Entraram nos anos setenta,com uma dupla de hits."Lonely Days" (# 3, 1970) e "How Can You Mend a Broken Heart" (# 1, 1971). Depois, tiveram um apagão comercial e criativo até 1975, altura em que lançaram "Main Course", álbum, com um ritmo alegre e uma toada bluesy, que seria facilmente adaptada ao movimento disco emergente.

Foi então que em Miami com o produtor Arif Mardin, o trio explorou toda a sua capacidade enquanto compositores, obtendo, em meados da década de 70, estrondosos exitos na área do Disco Pop, como "Jive Talkin '" (# 1, 1975) e "Nights On Broadway" (# 7, 1975). Mas estas "entradas" foram apenas um aperitivo em comparação com "o prato principal" impressionante de hits, que se seguiram entre 1976-1979: "You Should Be Dancing", "How Deep Is Your Love", "Stayin 'Alive", "Night Fever, "Too Much Heaven, "Tragedy "e" Love You Inside Out ".

Nos últimos anos da década de 70, as discotecas, dancingues, boates, e todo o tipo de pistas de dança, foram totalmente dominados pelos Bee Gees. Imaculadamente vestidos com fatos lamé, brancos ou azuis, com as suas harmonias a adornarem as melodias delico-doces, arrasavam corações, e ocupavam as emissões radiofonicas por todo o mundo, além de se terem transformado no ícone da Disco Music, após terem composto a banda sonora do "Saturday Night Fever", filme protagonizado pelo então jovem John Travolta.

Com o irmão mais novo Andy, pronto para se lançar na carreira musical, os manos mais velhos, Barry, Robin e Maurice, resolvera dar um emporrãozito, escrevendo músicas para ele. Com a sua boa aparência e material sólido, Andy dominou as listas de vendas com "I Just Wanna Be Your Everything" (1977) "Thicker Than Water" (1977), "Shadow Dancing" (1978) e "Our Love, Don't Throw It All Away" (1978).

Quando a onda disco morreu, no início de 1980, os Bee Gees foram subitamente colocados fora de moda, com algumas estações de rádio, indo tão longe, numa campanha difamatória como publicitando "Bee Gee free music" - libertem a musica dos Bee Gees.

Reinventando-se novamente, os irmãos Gibb voltaram a sua atenção para a composição, escrevendo canções para outros artistas. Individualmente e em conjunto escreveram e produziram grandes sucessos, tais como :Barbara Streisand ("Woman in Love," "What Kind of Fool"), Frankie Valli ("Grease"), Yvonne Ellison ("If I Can't Have You") Diana Ross ("Chain Reaction") Dionne Warwick ("Heartbreaker") e Dolly Parton & Kenny Rogers ("Islands in the Stream", o single de maior sucesso da RCA, e o "Most Played Country Single".)

Enquanto isso, a estrela de Andy também estava a empalidecer e já haviam conversas, no sentido de o integrar no grupo. Antes de isso acontecer, deu-se a tragédia. Em 10 de Março de 1988 Andy morreu no hospital John Radcliffe em Oxford, Inglaterra, devido a uma miocardite (inflamação do músculo do coração causada por uma infecção viral). A família Gibb,desconhecia que Andy sofria de problemas cardíacos, pois ele nunca falara a ninguém sobre isso. Foi enterrado no cemitério Forest Lawn, de Glendale Park, em Los Angeles em 21 de Março de 1988.

No final da década, os Bee Gees retomaram o seu lugar no centro do palco, lançando mais três singles de sucesso, "Ordinary Lives", "One" and "You Win Again", mas foram incapazes de fazer tournés por causa de problemas de saúde de Barry. Com o intuito de levar a sua música até os seus fãs, resolveram, aparecer apenas uma vez na América do Norte, Europa e Austrália, numa série de shows a que chamaram "One Night Only". Estes concertos foram tele visionados e gravados em DVD.

Os anos 1990 foram marcados, mais uma vez pelo sucesso internacional, que continuou com os álbuns de sucesso "High Civilization", "Size Isn't Everything", e em 1997, "Still Waters" (com o single Top 10, "Alone"). 1998 foi outro ano excepcional para os Bee Gees, começando com a produção musical de Robert Stigwood, do Saturday Night Fever, e foi marcado pelo lançamento de um novo CD "Greatest Hits".

O outono de 2001 viu o lançamento de uma antologia chamada The Bee Gees "For The Record", que contou com todos os seus singles, desde o início, até á era da discoteca e todas as versões posteriores.

Infelizmente, Maurice Gibb morreu num hospital de Miami na Flórida domingo, 12 de Janeiro de 2003. Aos 53 anos de idade, estava em estado crítico num hospital de Miami, depois de sofrer um ataque cardíaco durante uma operação para remover uma obstrução intestinal, depois de ter desmaiado em sua casa na Flórida na semana anterior.

Embora tenham anunciado que nunca mais apareciam como Bee Gees novamente, Barry e Robin reuniram-se para um show beneficente Miami a 18 de Fevereiro de 2006, onde tocaram muitos dos sucessos de sua carreira de 35 anos. O evento foi realizado para arrecadar fundos para o Instituto de Pesquisa dos Diabetes. Em Setembro de 2009, Robin revelou numa entrevista num programa da BBC que ele e Barry estavm novamente a planear voltar aos palcos, afirmando, "nós os dois vamos reunirmos novamente, compor e gravar dentro de pouco tempo"

Os Bee Gees são o trio de maior sucesso na história do rock and roll. Já venderam mais de 110 milhões de discos em todo o mundo e destacam-se no grupo dos artistas com mais discos vendidos. Tiveram 19 singles # 1, ao longo de uma carreira que se estende por cinco décadas, e são os únicos artistas na história a ter cinco singles no Top 10 EUA, ao mesmo tempo, bem como seis primeiros lugares consecutivos.

Sem comentários: