Klaatu era um grupo canadiano de rock progressivo formada em 1973 pela dupla, John Dee Woloschuk e Dee Long. O nome da banda,é o mesmo do extra terrestre, um humanóide/alien, protagonista do filme de ficçaõ cientifica de 1955,"The Day the Earth Stood Still", e interpretado por Michael Rennie. Depois de term gravado dois singles, sem grande sucesso, passaram de duo a trio com a contratação do baterista Terry Draper, ficando assim o line-up estabilizado, até ao fim da carreira.
No Canadá, a banda é lembrada por vários sucessos, tais como: "California Jam" (1974), "Calling Occupants of Interplanetary Craft" (1977) e "Knee Deep In Love" (1980). Nos Estados Unidos, "Calling Occupants" b/w "Sub-Rosa Subway" foi um hit menor, e só em 1977, conseguiu entrara para as tabelas de vendas, no modesto 62º lugar.
Os Klatu, são conhecidos internacionalmente devido aos rumores postos a circular na época,de que eles seriam efectivamente os Beatles, que estariam com estas gravações, a testar o mercado e os fãs, para uma possivel reunião. È claro, que nenhum dos Fab Four, esteve envolvido, nesta tramóia, que foi sempre negada pelos membros dos Klaatu.
A banda, era inicialmente um duo, composto por Woloschuk e Long, e dedicavam-se apenas a gravações de estúdio, tendo lançado os singles "Hanus de Urano / Sub-Rosa Subway" e "Dr. Marvello / For You Girl" na GRT Records em 1973, antes de serem levados para a Daffodil Records, sob a égide do presidente da mesma, Frank Davies.
Após o recrutamento de Terry Draper para a bateria, lançaram os singles "California Jam" e "True Life Hero". Os temas destes primeiros singles foram compostos por Dee Long. Os outros, "Sub-Rosa Subway", "Dr.Marvello" e o single "California Jam") foram creditados a "Chip Dale", um pseudônimo coletivo. "California Jam" atingiu o Top 40 do Canadá, na posição # 36.
Os Klaatu, embora não fazendo espectáculos, não tocando ao vivo, fizeram a promoção destes trabalhos, em programas na televisão Canadian. Em 1975, Frank Davies, juntamente com o produtor Terry Brown, celebraram um contrato com a Capitol Records dos Estados Unidos.
O seu primeiro álbum, "03:47" EST (chamado "Klaatu" nos EUA, pois os executivos da Capitol Records acharam o título original muito obscuro) foi lançado em Setembro de 1976 na América do Norte. A banda optou por não incluir nenhuma foto, nenhum nome dos musicos envolvidos na gravação, e nenhuma informação biográfica na capa do álbum. Todas as canções eram simplesmente referidas como sendo escritas e publicadas por "Klaatu". O álbum foi recebido com críticas moderadamente positivas, e as vendas, foram bastante razoáveis, no Natal daquele ano.
No entanto, o álbum tinha um som Beatlesque, particularmente na música "Sub-Rosa Subway", em que o vocalista, faz lembrar Paul McCartney. Isso, juntamente com a falta de detalhes biográficos, ajudou a expandir um boato posto a circular pelo Providence Journal, num artigo de Steve Smith em Fevereiro de 1977 no qual o autor, dizia que o álbum poderia ser um projecto
anónimo, mas elaborado pelos Beatles.
O boato transformou-se rápidamente num fenômeno global com os fãs dos Beatles a serem alimentados com "pistas" dadas por estações de rádio e pelos mais diversos orgãos de informação escrita.
Após a onda de rumores que ligavam os Beatles aos Klaatu, a música "Calling Occupants of Interplanetary Craft" reconhecida mundialmente como o hino do World Contact Day, tornou-se num hit dos Klaatu, em 1977. A musica foi gravada pelos Carpenters no mesmo ano, alcançando Top 40 no mundo inteiro.
Enquanto tudo isto acontecia, os Klaatu estavam em Inglaterra, a gravar o seu segundo álbum. Tendo pouca informação da situação, no que dizia respeito aos rumores, nunca a levaram inteiramente a sério - possivelmente porque o New Musical Express no Reino Unido publicou um famoso artigo sobre os Beatles dissecando a novela Klaatu/Beatles, sob o título "Jornalista Surdo e Idiota Inventa Rumor Beatle ".
A Capitol Records, entretanto, tentou capitalizar os rumores o mais possível, mediante a
emissão de declarações redigidas de forma ambígua, que não conseguiam definir a identidade dos Klaatu, de uma forma cabal, definitiva.
O boato foi mundialmente desmentido quando Dwight Douglas, director de um programa, numa das emissoras de rádio em Washington DC, a WWDC, verificou os registos no Copyright Office dos USA e descobriu os verdadeiros nomes dos membros dos Klaatu.
"Hope", o segundo álbum,dos Klaatu lançado em 1977, incluía a contribuição orquestral da London Symphony Orchestra, e é considerado pela maioria dos fãs, igual, se não superior, ao primeiro álbum.
"Sir Army Suit", o terceiro álbum, é notável, destacando-se a música "Silly Boys", que contém toda a lírica de "Anus of Uranus" - uma canção de seu primeiro álbum - cantada de trás para a frente, e intercalada com a lirica de "Silly Boys". Nestes dois lançamentos, a banda continuou a sua política de não incluir os nomes individuais dos membros da banda nas anotações das capas dos álbums, e de não realizar qualquer show ao vivo ou fazer aparições públicas para promover estes álbuns.
Em 1978, o grupo embarcou num projeto ambicioso, mas nunca concluído. Um filme de animação intitulado Happy New Year, Planet Earth.O projecto, se tivesse sido concluído, teria cerca de 30 minutos de duração, com seis músicas inéditas dos Klaatu. O único exemplar do projecto que viu a luz do dia, resume-se ao vídeo "A Routine Day", que consiste em fragmentos e fotografias de
filmagens para promoção do projecto. No entanto, em 2005, o grupo permitiu que o filme fosse exibido, no seu estado incompleto numa convenção, a KlaatuKon, em Toronto.
Após o lançamento do seu quarto álbum de estúdio "Endangered Species", em 1980, a banda incluiu pela primeira vez os seus nomes individuais, deixando claro que não havia ligação musical com qualquer ex-Beatle. Assim, as canções eram agora creditados aos seus autores, em vez de "Todas as canções escritas por Klaatu".
Tendo sido forçados pela Capitol para gravar "Endangered Species" em Los Angeles com músicos de estúdio, para reforçar as possibilidades comerciais do grupo, o álbum foi um fracasso comercial e teve críticas muito negativas.A rrasadoras mesmo. Consequentemente a Capitol Records despediu o grupo.
Agora, sem gravadora, Long e Draper, formaram uma banda, para tocar covers dos tops 40, a que puseram o nome "Funn", como uma forma de fazer face às despesas. A divisão canadiana da Capitólio, acabou por assinar, novo contrato com os Klaatu, e lançou o seu último álbum, "Magentalane", no Canadá, em 1981. Neste álbum o grupo retomou o seu estilo de pop-Beatles, que os havia lançado na década de 70.
Com a obrigação contratual da Capitólio-EMI/Canadá, a banda foi forçada a actuar pela primeira vez ao vivo,durante uma tourné, para promover o álbum Magentalane. Em Novembro de 1981, o grupo expandiu-se para um sexteto, com a adição de músicos de Max Webster e Nightwind para actuações ao vivo. No entanto, em Abril de 1982 Dee Long, que não morria de amores
pelas actuações ao vivo, abandonou o grupo. Embora Woloschuk e Draper tenham continuado a actuar durante mais alguns meses, Klaatu separou-se oficialmente em Agosto do mesmo ano.
O trio reuniu-se em 1988 no Air George Martin's Studios, em Londres, para gravar um single, "Woman", tema com o qual ninguém ficou particularmente feliz com os resultados. A canção fora escrita por alguém de fora da banda, Paul Vincent Gunia, para uma série da TV alemã Tatort. O single foi lançado apenas na Alemanha Ocidental, e foi um flop comercial completo, tornando-se num item extremamente raro no catálogo dos Klaatu, principalmente porque não foi incluído nas duas compilações de hits lançados posteriormente.
Os três ex-membros do Klaatu reuniram-se em 07 Maio de 2005, em outra convenção da Klaatu Kon em Toronto, actuando,apenas em versão acústica. O set list foi assim organizado: "At the End of the Rainbow," "I Don't Wanna Go Home," "Cherie," "Magentalane," "Little Neutrino," e "All Good Things."
Os álbuns dos Klaatu,foram lançados em formato CD bastante tarde, e até á década de 2000 várias empresas, incluindo a Capitol Records lançou os álbuns, e em alguns casos com a orden das faixas, errada. Finalmente,a Bullseye Records, com a ajuda da própria banda, lançou os álbuns com o alinhamento das faixas, originais. A Bullseye também lançou um álbum tributo aos Klaatu, "Around the Universe In Eighty Minutes"
Hoje Dee Long é um produtor que também escreveu um programa, para computador chamado DeeSampler. Lançou vários álbuns solo e recentemente começou a tocar ao vivo novamente.
Terry Draper trabalhou em Toronto como carpinteiro durante alguns anos após a separação dos Klaatu, e agora tem um bar em Woodbridge, Ontário. Trabalhou como produtor (muitas vezes com Dee Long), e também lançou dois álbuns solo com ambos os ex-membros dos Klaatu, bem como um álbum ao vivo com uma banda de curta duração chamado "The Twilight Zone".
John Woloschuk, gravou um álbum para crianças, que agora é uma raridade e chamado "Robotman", mas logo depois aposentou-se da música por completo e hoje é contabilista, de indústria músical em Toronto. Embora Woloschuk tenha o compositor principal do grupo, tem sido considerado pelos fãs como uma espécie de enigma e um recluso. No entanto, as entrevistas com Woloschuk mostram que ele é bastante afável e completamente disponivel para falar dos Klaatu, afirmando que a única razão porque se aposentou da música, foi ter sentido que poderia ser um bom músico, ou um bom contabilista, mas não ambos ao mesmo tempo. Woloschuk disse ainda que se reúne com amigos, ocasionalmente, para tocar e divertir-se, mas só á medida do seu interesse.
Sem comentários:
Enviar um comentário