sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Blood Sweat and Tears


David Clayton-Thomas (quinto a contar da esquerda) com os Blood Swet and Tears (ca. 1971); (inset) David Clayton-Thomas
Nascido David Thomsett em 13 de Setembro de 1941, foi o vocalista principal dos singles de sucesso da banda de jazz rock "You Made Me So Very Happy", "And When I Die", "Spinning Wheel", e muitos outros.
Nativo de Kingston upon Thames na Grande Londres, Inglaterra, Clayton-Thomas começou a sua carreira musical no início dos anos 60, trabalhando em clubes de Toronto, na Yonge Street, Canadá, onde descobriu o seu amor por tocar e cantar blues. Depois de se mudar para Nova Iorque, o verdadeiro sucesso de David veio no final dos anos 60 quando ele se juntou à BS&T.
O seu primeiro álbum com a banda — o auto-intitulado "Blood, Sweat & Tears" — foi na verdade o segundo projeto da banda, e vendeu 10 milhões de cópias em todo o mundo após o seu lançamento em 1968. Só nos EUA, o disco foi certificado 4 x platina, no topo da parada de álbuns da Billboard por sete semanas e permanecendo na parada por um total impressionante de 109 semanas.
O álbum ganhou cinco Grammy Awards sem precedentes, incluindo "Álbum do Ano" e "Melhor Vocalista Masculino" para Clayton-Thomas. O álbum contou com três singles certificados de ouro, e uma versão poderosa de "God Bless The Child" de Billie Holiday que se tornou a canção assinatura de David.
BS&T continuou com uma série de álbuns de sucesso incluindo "Blood, Sweat & Tears 3," com uma composição de Carole King "Hi-De-Ho" e a música de David que ele escreveu, "Lucretia MacEvil. " A seguir foi "BS&T 4", que rendeu outro sucesso de Clayton-Thomas, "Go Down Gamblin'. " Depois de sair da banda em 1972, "Blood, Sweat & Tears' Greatest Hits" foi lançado e vendeu mais de sete milhões de cópias até à data, em todo o mundo.
A aclamação comercial e da crítica da BS&T depois dos seus dois primeiros álbuns muito bem-sucedidos ajudou a banda a receber um convite para tocar no Festival de Woodstock de 1969 como co-headliner. Mas enquanto subiram ao palco de um dos maiores eventos musicais ao ar livre da história, a equipa de filmagem que narra o festival para o documentário recebeu ordens para desligar as suas câmaras.
A equipe de filmagem, foi forçado a deixar o palco pelo empresário da BS&T pois a banda não tinha concordado nem tinha sido paga para ser filmada. Apenas o seu número de abertura, "More and More", foi gravado em vídeo, mas a música não foi incluída na produção final do filme "Woodstock" (o vídeo das 3:00 ainda existe no YouTube. )
David Clayton-Thomas lançou um total de 18 álbuns solo sob o seu próprio nome. Em 2004, deixou Nova Iorque e voltou a Toronto para lançar uma nova banda de 10 estrelas. Na sua autobiografia intitulada “Suor de Sangue e Lágrimas” (Pinguim, 2010), Clayton-Thomas faz um relato em primeira mão da sua jornada da vida de rua ao estrelato.

Os Blood Sweat and Tears, tiveram várias formações, mas destacaram-se os originais /fundadores:
David Clayton Thomas, Al Kooper: keyboards, vocals (1967–1968) Randy Brecker: trumpet, flugelhorn (1967–1968) Jerry Weiss: trumpet, flugelhorn, backing vocals (1967–1968) Fred Lipsius: alto sax, keyboards (1967–1972) Dick Halligan: keyboards, trombone, horns, flute, backing vocals (1967–1972) † Steve Katz: guitar, harmonica, flute, mandolin, vocals (1967–73, and as a special guest at some shows 2008–10) Jim Fielder: bass, guitar, backing vocals (1967–1974, special guest March 2022) Bobby Colomby: drums, percussion, backing vocals (1967–1977)

Sem comentários: