No final da década de 1960, Danny Hutton teve a ideia de formar um grupo de rock com três vocalistas. Juntou-se a Cory Wells, e os dois abordaram o seu amigo, Chuck Negron, para participar na nova banda, a que chamariam, Redwood.
O trio de vocalistas fez algumas gravações tendo Brian Wilson dos Beach Boys como produtor, que os ensaiou no sentido de aperfeiçoarem o seu som, baseado numa vocalização a três vozes.
Danny, Cory (que morreu em 2015) e Chuck contrataram um grupo de talentosos músicos de apoio para gravar e actuarem ao vivo - o guitarrista Michael Allsup ( substituiu Ron Morgan, que deixou a banda antes de gravar o primeiro álbum), o baterista Floyd Sneed (falecido em 2023), o baixista Joe Schermie (falecido em 2002) e o teclista Jimmy Greenspoon (falecido em 2015).
Das primeiras mudanças que fizeram, foi trocar o nome Redwood, por Three Dog Night, tornando-se uma das bandas de maior sucesso do final dos anos 60 e início dos anos 70.
A TDN ajudou a apresentar ao grande público o trabalho de muitos jovens compositores desconhecidos, incluindo Paul Williams, Hoyt Axton, Laura Nyro, Randy Newman e Leo Sayer.
A banda ganhou 12 álbuns de ouro e teve 21 sucessos consecutivos no Top 40 da Billboard, com sete desses singles certificados com ouro (com vendas de mais de 500.000 cada um).
O primeiro disco de ouro de Three Dog Night, "One", foi escrito pelo cantor e compositor Harry Nilsson. . O grupo de rock teve três músicas no primeiro lugar, cada uma com um vocalista diferente - "Mama Told Me Not to Come" (Cory na liderança), "Joy to the World" (com o Chuck) e "Black and White" (Danny como vocalista principal).
Natural de Buncrana, County Donegal, na Irlanda, Hutton também cantou no hit top 10 do TDN, "Liar", e nos 20 singles top "Celebrate" (no verso 1) e "The Family of Man" (apenas no verso 1) . Three Dog Night vendeu 100 milhões de discos em todo o mundo.
Danny Hutton continua com o TDN como líder, junto com outro membro original da banda, Michael Allsup, e seus novos companheiros de banda, e ainda faz turnês continuamente pelos EUA e Canadá.
Chuck Halley
Sem comentários:
Enviar um comentário