domingo, 24 de março de 2019

As Grandes Bandas Inglesas dos Anos 60 - The Merseybeats






Os Merseybeats foram formados em 1961, em Liverpool, com o nome de The Mavericks, composto por Tony Crane (Guitarra solo e vocalista) Billy Kinsley (baixo, vocal), trabalhando como um duo tipo os americanos Everley Brothers nos clubes de Liverpool. Mas logo se tornaram num quarteto com a adição de David Elias (guitarra e voz) e Frank Sloane (bateria).
De imediato mudaram o nome para The Pacifics e em 1962 para The Mavericks.

Um dia após uma actuação no Cavern Clube, perguntaram a Bill Harry um jornalista da época que criara um jornal dedicado á cultura pop musical em voga na zona de Liverpool, que se chamava Mersey Beat, se podiam usar o nome de seu jornal alterando-o para Merseybeats, claro que  ele concordou.
O jornal era uma empresa registada na época e não podia ser usada sem a  sua permissão.
"Os Mavericks passaram a chamar-se Mersey Beats" Mais tarde, Merseybeats, tudo pegado.
Entretanto, Sloane foi substituído por John Banks e Elias por Aaron Williams.


Billy Kinsley, Aaron Williams, Tony Crane e John Banks

Originalmente assinaram um contrato de agenciamento com Brian Epstein, mas como ele não lhes deu os mesmos fatos elegantes que ele tinha dado aos Beatles, pura e simplesmente acabaram com essa relação profissional, algo que o grupo se arrepende até hoje.
Assinaram um contrato com a gravadora Fontana, e alcançaram o seu primeiro grande sucesso em 1963 com 'It's Love That Really Counts' seguido em 1964 'pelo seu milhão de cópias vendidas' I Think of You ', que subiu para o top 10 e lhes deu seu primeiro disco de ouro.

Os Merseybeats criaram o seu próprio estilo de vestir, querendo com isso ultrapassar a elegância dos fatos que gostariam que Epstein lhes tivesse oferecido. A nova “fatiota” composta por jaquetas de bolero apertadas, parecidas com os casacos usados pelos toureiros espanhóis e camisas com folhos em vez de colarinhos calçando botas de salto alto provocavam a histeria entre as suas fãs do sexo feminino e fez com que fossem creditados como o "The Best Looking Group" da época.

Alcançaram ainda mais dois sucessos importantes, 'Don't Turn Around' e 'Wishin & Hopin'.
Outras gravações bem-sucedidas incluem 'Last Night' 'Don't Let It Happen To Us' 'I Love You Yes I Do' 'Eu estou acusado'. ‘Mister Moonlight‘ ‘Really Mystified‘ ‘The Fortune Teller‘ ‘Lovely Loretta’ e ‘É o amor que realmente conta’.

Os Merseybeats actuavam regularmente no mundialmente famoso Cavern Club de Liverpool e têm a distinção única de aparecer com os Beatles em mais ocasiões do que qualquer outra banda daquela época.



O seu sucesso trouxe-lhes reconhecimento internacional, em 1964, os Merseybeats actuaram na Alemanha, nos Estados Unidos e tiveram o seu próprio Merseybeat Show na televisão italiana.
Tony Crane, Johnny Gustafson, John Banks, Aaron Williams
Kenny Mundye começou a sua longa associação aos  Merseybeats quando foi o primeiro a substituir John Banks, que desaparecera num fim de semana em 1965!

Em 1964, Billy Kinsley saiu para formar The Kinsleys e foi substituído pelo lendário Johnny Gustafson. 
A formação mudou novamente quando Billy retornou ao grupo alguns meses depois.

Em 1966, Tony e Billy formaram um duo vocal chamado simplesmente The Merseys e com sua banda de apoio, The Fruit Eating Bears.  

Alcançaram o seu maior sucesso com 'Sorrow' que se tornou um clássico dos anos 60 e mencionado como favorito por muitos artistas.

David Bowie mais tarde gravou uma versão de Sorrow no  álbum 'Pinups'.


Tony & Billy and The Fruit Eating Bears
O line-up original da banda com duas baterias, com o nome The Fruit Eating Bears foi Joey Molland, na guitarra; Chris Finley, teclados; George Cassidy, baixo tendo Kenny Goodlass e Kenny Mundye nas baterias.

Os Merseys continuaram, durante os anos 1969 - 1974, Tony Crane e Billy Kinsley com Kenny Mundye na bateria actuaram, como trio. Fizeram uma turnê extensa e tocaram no circuito dos cabares, que era muitas vezes chamado o circuito "chiken in the basket", porque era essa o tipo de comida servida nesses locais. Foram artistas de destaque em 1971 no  Merseybeat Reunion Concert, realizado no Ballroom Top Rank, em Liverpool.

Tony Crane continuou a liderar o grupo actuando sob o nome de Tony Crane & The Merseybeats 1971 -74 com Tony Coates (baixo), Chris Finley (teclado), Derek Cashin (bateria) - finalmente um line up compreendendo Bob Packham (baixo), Allan Cosgrove (bateria) Colin Drummond (teclados e violino).

Billy Kinsley formou os Rockin Horse, Annabella e mais tarde o bem-sucedido Liverpool Express, tendo hits tanto no Reino Unido quanto na América do Sul com 'You Are My Love' e 'Every Man Must Have A Dream'
Kenny Mundye era membro do Liverpool Express, substituindo Derek Cashin em 1976.



1993: Billy Kinsley retornou à banda, junto com Dave Goldberg, que tinha sido parte integral do Liverpool Express.
Tony Crane & The Merseybeats tornou-se, mais uma vez, o Merseybeats. 

2000: O filho de Tony Crane, Adrian, juntou-se à banda substituindo Dave Goldberg, que saiu com Allan Gosgove, o cérebro por trás do Rumors Of Fleetwood Mac.

O substituto de Allan na bateria foi Lou Rosenthal, que ainda tocaria com Ian Gillan Band, The Undertakers e os Export.

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