sexta-feira, 22 de março de 2019

Lançamento do álbum: Please Please Me, Sexta Feira, 22 Março 1963


O álbum de estreia dos Beatles foi lançado no dia 22 March 1963, para capitalizar o sucesso dos seus singles Love Me Do e Please Please Me.

Os singles haviam sido gravados em 1962 e estavam no LP, Please Please Me, junto com os seus lados B. 
O resto do álbum foi gravado durante uma sessão a 11 de Fevereiro de 1963, que durou pouco menos de 10 horas.

George Martin originalmente queria chamar o álbum Off The Beatle Track, mas depois desistiu da ideia.

Neste dia, apenas a versão mono foi lançada com o número de catálogo PMC 1201, na versão mono. 
A versão stéreo com o numero PCS 3042, saiu na sexta-feira, 26 de Abril. 
Ambos foram lançados na subsidiária da EMI Parlophone.

Please Please Me foi um enorme sucesso. Passou 70 semanas nas listas dos álbuns mais vendidos no Reino Unido a partir de 6 de Abril e ficou na primeira posição por 30 semanas a partir de 11 de Maio. 





Anthony F. J. Barrow era o assessor de imprensa que trabalhou com os Beatles entre 1962 e 1968. Foi ele quem inventou a frase "the fab four", usando-a pela primeira vez nestas notas.

"No que diz respeito ao público de coleccionadores de discos da Grã-Bretanha, os Beatles começaram a tocar em Outubro de 1962. Só que dezoito meses antes de sua primeira visita aos estúdios da EMI em Londres, os Beatles já tinham sido eleitos a banda favorita de Merseyside, e era inevitável que o primeiro CD da Parlophone, Love Me Do, fosse directo ao topo da parada de Liverpool. 
As chances do grupo de entrar nas paradas nacionais pareciam muito mais remotas. 
Nenhum outro grupo tinha sido um best-seller através de um disco de estreia. 
Mas os Beatles foram os criadores desta história desde o começo e Love Me Do vendeu cópias suficientes durante as primeiras 48 horas nas lojas para se fixar no topo das paradas nacionais. 

Em todos os anos, desde que os singles pop diminuíram de dez para sete polegadas, nunca um grupo britânico saltou para o primeiro plano da cena com tanta velocidade e energia. 

Nos seis meses que se seguiram à aparição no Top Twenty de Love Me Do, quase todos os principais DJs e jornalistas musicais do país começaram a debitar louvores aos Beatles.


Os leitores do New Musical Express votaram massivamente nos Fab Four, o que os colocou, surpreendente, no topo da lista dos grupos mais famosos, mais populares em 1962/63 ... com a força de apenas o lançamento de um LP. 

Imagens do grupo espalharam-se pelas primeiras páginas dos três jornais nacionais de música. 
As pessoas dentro e fora da indústria fonográfica expressavam um tremendo interesse nos novos sons vocais e instrumentais dos Beatles. 
Brian Matthew (que desde então trouxe os Beatles para milhões de telespectadores e ouvintes nos seus programas "Thank Your Lucky Stars", "Saturday Club" e "Easy Beat") descreve o quarteto como o grupo mais empolgante e talentoso, quer visual quer musicalmente  emergente das sombras da época.

A produção de discos, bem como a sua análise, ensina a ser cauteloso ao fazer previsões a longo prazo. 
O sucesso nem sempre é determinado pelas performances mais valiosas, e por isso não adianta supor que o sucesso imediato, a versatilidade conta para tudo. Foi durante a gravação de um programa da Radio Luxembourg na série EMI Friday Spectacular que finalmente me convenci de que os Beatles estavam prestes a desfrutar do tipo de fama nacional de primeira linha que eu sempre acreditei que eles mereciam. 
A audiência, composta só por adolescentes, não conhecia a formação de artistas e grupos da noite.  Muriel Young, a apresentadora do programa, começou a apresentar os Beatles, enunciando os seus nomes próprios. Ela chegou até John ... Paul ... e o resto de sua introdução foi abafada numa poderosa barragem de aplausos e gritos muito genuínos. 

Não consigo pensar em mais nenhum grupo - britânico ou americano - que osse tão prontamente identificado e bem-vindo só pelo anúncio de dois nomes próprios. Para mim, esta foi a derradeira prova de que os Beatles (e não apenas um ou dois de seus discos de sucesso) haviam chegado ao incomum ponto de pico de popularidade."

Tony Barrow

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