quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Les Chats Sauvages

 


A “batalha musical” em França na década de 60, entre Les Chats Sauvages, liderados por Dick Rivers, e Les Chaussettes Noires liderados por Eddy Mitchell, teve um impacto profundo na geração dessa época e espalhou-se pelo globo. 

Temas como "Est-ce que tu le sais ?" "Oh Lady", "Twist à Saint-Tropez", tal como o trabalho do grupo de Eddy Mitchell, popularizou, inicialmente o Twist  o Rock and Roll, destronando a chanssonte de Edite Piaff e Charles Trenett e desencadeou uma onda musical  frenética francófona a nível mundial, em paralelo com a febre britânica, liderada pelos Beatles, no outro lado do canal.

Depois de tentativas vãs com editoras italianas, foi finalmente com a Pathé France que Les Chats Sauvages iniciaram a sua carreira. Profundamente influenciados por Cliff Richards e pelos Shadows, Dick Rivers o vocalista, John Rob e James Fawler, nas guitarras, Jack Regard no baixo, e Willy Lewis, na bateria, lançaram o seu primeiro disco, "Ma p'tite amie est une vache" em 1961. 

O grupo, naturalmente popularizado graças à sua música, beneficiou também da representação que o cartoonista e publicitário Siné, fez dos mesmos. 

O desenho dos cinco gatos a twistar de guitarras ao ombro, usados ​​​​​​primeiramente para decorar o o bombo, foi utilizado na capa do disco "Hey Pony", do mesmo ano e foi um veiculo super eficaz na promoção da banda


Les Chats Sauvages Avec Dick Rivers

Graças à visita ao festival Juan les Pins, passagem obrigatória na época para os "filhos do rock", gravaram, ainda em 1961, um álbum que incluía nomeadamente "Twist à Saint-Tropez", e "Est-ce que tu le sais ?", inspirado em Ray Charles e no seu “What’d I say”.

O tema "Twist à Saint-Tropez", foi composto após os “gatos” terem ouvido os músicos de jazz Guy Lafitte e Martial Solal, que ensaiavam num estúdio vizinho, a improvisar sobre um tema de swing desconhecido. Posteriormente, André Salvet, escreve a letra baseada no frisson de verão que todos os anos acontecia na praia de Saint-Tropez. Transpuseram o swing para o rock, com uns de riffs de guitarra ao estilo Chuck Berry, executados por John Rob na guitarra solo, e o tema viria a tornar-se a criação mais famosa do grupo, título emblemático da sua época e de a história do rock francês em geral, que vendeu 300 mil cópias:

Os fãs de rock vibraram com os Chats Sauvages, que actuaram no Palais des Sports no final desse ano, e destruiram a plateia do espaço, algo que se viria a tornar um dejá vue.


1961 foi definitivamente um ano prolífico para o grupo, que lançou "Tu peins ton visage" e "Sous le ciel écossais"  em 1962. Armand Molinetti, antigo músico de Xavier Cugat, substituiu Willy Lewis, que tinha saído para se juntar aos Champions . Já o baterista inglês Dean Shelton, ex Georgie & the Blue Flames, vem reforçar os Chats Sauvages que depois de "Oh oui", "Quand les chats sont là" e "Un coeur tout nouveau" caminham para temas mais lentos como"L'amour que j'ai pour toi", “Oh Lady”.

Dick Rivers abandonou o grupo para seguir uma carreira a solo e foi substituído por Mike Shannon, escolhido depois da audição de mais de 400 candidatos ao lugar. Com ele entrou o baterista André Ceccarelli, e gravaram "Je reviendrai" ainda  em 1962, sem que o tema tivesse sucesso. Foi apenas com o retumbante "Derniers baisers", alguns meses depois, que o público descobriu o sucessor de Dick Rivers.


Les Chats Sauvages Avec Mike Shannon

Após o lançamento de "Une fille comme toi" em 1963, os Chats Sauvages não hesitaram em pedir emprestado o repertório dos Beatles, gravaram com as letras em francês, primeiro com "Elle t'aime" e "Seul", respectivos covers de "She love you" e Boys" .

Os Chats Sauvages acabaram por se separar em 1964 após "Je suis prêt", , baseado em "That's all right" de Mickie Most.

No entanto, Les Chats Sauvages regressaram com o nome de Les Chats Renaissants em 1972, sob a liderança de Jack Regard. Uma aventura que rapidamente terminou com a morte do baixista dois anos depois.

Dick Rivers, John Rob e Willy Lewis reformaram o grupo para o álbum "Chats Sauvages 1982", que teve um certo sucesso, ao contrário da tentativa mal sucedida de Mike Shannon que quase não obteve resposta com "Derniers Baisers".

Para os fãs dos Chats Sauvages, resta-nos ouvir os temas que eles gravaram e que tantas emoções nos provocaram. 

Salut Les Copains !


Sem comentários: