quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Wayne Fontana & the Mindbenders


A 6 de Agosto de 2020, Glyn Geoffrey Ellis, mais conhecido como Wayne Fontana, vocalista do quarteto de Manchester The Mindbenders antes de lançar uma carreira solo, morreu vitima de um cancro aos 74 anos.

Dizia-se que Fontana tirou seu nome do DJ Fontana, o baterista de Elvis Presley, no entanto, também foi sugerido que a mudança de nome ocorreu como resultado da assinatura com a Fontana Records.
Em uma audição aberta para bandas pela Fontana Records em Manchester em 1963, a banda de Wayne Fontana não apareceu, então ele pediu aos membros da banda rival The Jets - o guitarrista Eric Stewart (mais tarde fundador do 10cc), o baterista Ric Rothwell e o baixista Bob Lang para o acompanhar. A Fontana Records concordou em contratar Fontana se os músicos de apoio concordassem em se tornar sua nova banda. O trio não ficou muito impressionado com Fontana, concordou relutantemente. Foram então renomeados, The Mindbenders.
Wayne Fontana & the Mindbenders lançaram vários singles no Reino Unido, incluindo "Hello Josephine" de Fats Domino, "Stop Look & Listen" e um cover do hit americano de Major Lance "Um Um Um Um Um Um" antes de receber a oferta do compositor americano Clint Ballard Jr. "Game Of Love" em abril de 1965. O single foi para o número 1 na lista de singles dos EUA e foi um hit alcançando a segunda posição no Reino Unido.
Wayne Fontana recebeu a oferta de outra música de Clint Ballard Jr. como continuação, "I'm Alive". Como recusou, The Hollies, uma banda rival de Manchester, gravou e fez sucesso tanto no Reino Unido como na América do Norte.
Após uma turnê pela América e mais alguns singles que foram menos bem-sucedidos do que "Game of Love", Fontana deixou a banda no meio de um show em 1965 imaginando que tinha uma chance de seguir carreira solo. Eric Stewart tornou-se o vocalista principal do trio, que a partir de então era conhecido simplesmente como Mindbenders. O primeiro single dos Mindbenders sem Fontana foi o hit "A Groovy Kind of Love" (uma composição de Carole Bayer Sager / Toni Wine). Ironicamente, a música foi oferecida a Fontana para lançar sua carreira solo, mas ele recusou. Embora tenha conseguido alguns sucessos menores, a carreira solo de Fontana nunca explodiu. Por outro lado, os Mindbenders alcançaram o segundo lugar nos EUA com "A Groovy Kind of Love" e o segundo no Reino Unido em 1966. Vendeu um milhão de cópias globalmente.


Fontana lançou vários singles solo no final dos anos 60, incluindo "Pamela Pamela", composta pelo compositor de sucesso de Manchester Graham Gouldman.
Em 2007, Fontana foi preso em sua casa em Glossop, Derbyshire, Inglaterra, e acusado de incêndio criminoso com intenção de colocar a vida em risco. O homem de 61 anos, que já estava marcado para comparecer ao tribunal em março por infrações de trânsito, compareceu ao Derby Crown Court vestido como Lady Justice, completo com espada, balança, coroa, capa e óculos escuros, e alegando que "a justiça é cega" e dispensando os seus advogados. Fontana foi acusado de derramar gasolina no carro de um oficial de justiça e atear fogo ao veiculo.
Em Novembro seguinte, foi condenado a 11 meses de prisão, mas foi autorizado a sair do tribunal, após cumprir o equivalente à sua pena enquanto esteve detido sob a Lei de Saúde Mental.
Após sua libertação, foi viver para Espanha.
Em Março de 2011, Fontana foi preso no Palace Theatre, Manchester, por não comparecer no tribunal em Wakefield em consequência de uma multa por excesso de velocidade que não pagou.
Fontana apresentou-se em espectáculos de oldies, notavelmente no Solid Silver 60s Show, ironicamente cantando a música que ele rejeitou para sua carreira solo "A Groovy Kind Of Love". Fontana morreu de câncer em 6 de Agosto de 2020 aos 74 anos.
John Einarson

Sem comentários: