quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Hey Jules...


Paul Mc Cartney, começou por intitular este tema, como "Hey Jules", e escreveu-o pensando em Julian Lennon, que aos cinco anos, sofria com a separação dos seus pais. A mudança para "Hey Jude", deu-se quando ao assistir ao musical "Oklahoma", na Broadway - género musical que Paul apreciava - reparou que a personagem central da peça se chamava Jud, e logo optou por usar este nome, até para não expor demasiado o pequeno Julian Lennon. 

Em 1987 Julian encontrou-se com Paul em Nova York, e foi então que ouviu esta história pela primeira vez e pela voz do seu grande amigo. Admitiu a Paul, que durante o seu crescimento se sentiu sempre mais perto dele do que de seu Pai, já que Paul estava sempre em brincadeiras com ele, dando-lhe mais atenção, procurando distrai-lo e fazendo-o sorrir, algo que Julian deixara de fazer desde que John o deixara, sozinho com a Mãe . 

 "Paul, aconselhava-me sobre o que fazer, pois sabia bem pelo que eu estava a passar...lá por casa, há mais fotos minhas com Paul do que com o meu Pai, referentes a este período. Na verdade eu nunca mais quis saber por onde andava o meu Pai, ou sequer se ele sabia da minha existência. Há outros episódios que me marcaram pela negativa, como aquele em que John uma vez me disse que eu tinha saido de uma garrafa de whisky numa noite de sábado. Foi muitodificil lidar com estas coisas. Ficamos a pensar se há algum amor nestas atitudes. Fiquei muito surpreendido quando ouvi a canção pela primeira vez. Ainda hoje me emociono quando a oiço". 

Hey Jude, foi o single mais longo de toda a história da banda. Com 7,11 de duração, foi a musica que na época,teve mais atenção por parte das emissoras de rádio, já que estas preferiam os temas mais curtos, para assim poderem intercalar mais "jingles" comerciais. Quando Hey Jude, se tornou um hit nas rádios, os responsáveis pelas mesmas, perceberam que os seus ouvintes, se gostassem dos temas, mesmo longos, ficavam mais tempo sintonizados, o que deu origem ao aparecimento de outros temas longos, tais como "American Pie" e "Layla." 

Os "disk jokeys", os locutores, foram realmente os verdadeiros beneficiados com esta situação, pois passaram a ter mais tempo para o cafézinho e para o cigarro. 

Esta foi o primeiro tema lançado pela Apple Records, a gravadora dos Beatles. Foi gravada no Trident Studios, em Londres a 31 de Agosto de 1968, com uma orquestra de 36 músicos, os quais no fim do "fade out" da musica, aplaudiram de pé, tal foi o impacto que a mesma teve neles. Talvez por isso, foram pagos a dobrar. 

Hey Jud, esteve em primeiro lugar, nas listas de vendas, em pelo menos 12 países, e em finais de 1968, tinha vendido mais de cinco milhões de cópias. Eventualmente, ao longo do tempo, acabaria por vender dez milhões de discos nos USA, tornando-se na quarta melhor venda de singles na terra do Tio Sam. Comparando com "I Want To Hold Your Hand" de 1964, "Hey Jude" em 1968, foi sem duvida o single que mais lucros obteve. 

John Lennon, ficou sempre com a ideia que Paul MacCartney tinha escrito este tema pensando nele e em Yoko Ono, com o intuito de o encorajar a assumir a relação com ela, tendo dito: "Eu sempre ouvi esta musica como tendo sido composta para mim". 

George Harrison queria gravar um solo de guitarra, mas Paul opos-se, pois quetionou sempre a qualidade dos solos de Harrison nas suas composições, o que de alguma forma fez aumentar a tensão entre os Fab Four, e que acabou por levar ao fim da banda.

Sem comentários: