sábado, 5 de outubro de 2013

O Rickenbacker 4001C64 Left Handed, de Paul MacCartney



Em Fevereiro de 1964, durante a primeira visita dos Beatles aos USA, Rickenbacker, apercebeu-se de uma enorme oportunidade comercial, e apresentou uma selecção de guitarras aos Fab Four. Num encontro privado, foi apresentado ao grupo a incrivel, Rickenbacker 360/12 de  1963, e John Lennon, encomendou  logo  uma versão melhorada da sua  325 6-cordas, e uma 325 12-cordas.

Aparentemente, Paul McCartney, foi também presenteado com o novo modelo de baixo, o 4001 , mas  na sua versão destro. Não se sabe ao certo se Paul McCartney recusou o baixo na primeira reunião ou se a  Rickenbacker se ofereceu para lhe construir uma versão para esquerdinos, personalizada. Sabemos que cerca de um ano e meio mais tarde, no final da segunda visita aos USA, a Rickenbacker ofereceu a  McCartney, o primeiro baixo para esquerdinos, algo que nunca antes tinha sido construído pela marca, num vermelho vivo(fireglo). 

Curiosamente, o 4001 de McCartney tinha o numero de série de Janeiro 1964. Talvez a Rickenbacker tenha feito um novo corpo para esquerdinos, e depois simplesmente transferiu todas as peças do original, apresentado este baixo a Paul.

A primeira guitarra baixo a ser fabricada pela Rickenbaker, foi o modelo 4000, em 1957. Tinha um pick up, junto á ponte, magnetizado, e chamado "horseshoe" (ferradura). Ao 4000, seguiram-se uma série de outros modelos, até á chegada do popular 4001, o primeiro visto em 1961. Este caracterizava-se pela presença de outro pick up perto do braço, a que resolveram chamar de "toaster" (torradeira).Era o modelo 4000+1.   

O modelo seguinte, o 40001S, foi posto á venda em 1964. Era básicamente um 4001, com o "binding" no corpo, e as dots da escala substituídas pelas actuais inlays rectangulares, e de côr vermelha (fireglo). O S significava que era uma guitarra para exportação, para Inglaterra através sobretudo da Rose-Morris, e actualmente listada com o numero 1999.


Os baixos Rickenbacker, têm um tom muito distinto. O 4001, feito numa só peça de madeira, com o braço e o corpo sendo um todo, tem um sustain mais  sólido, dado a rigidez do instrumento, com a particularidade do referido sustain , ser mais brilhante  e prolongado, junto do corpo.

Em finais de 1965, em estúdio, Paul MacCartney, usava mais o seu 4001 S 1964, já que o som deste era mais apropriado para  as gravações, dando prioridade, nas actuações ao vivo, ao Höfner 500/1 1962/63,  mais leve e era, este sim, a sua imagem de marca. Mas sempre que estava "na estrda", sobretudo nos anos 1965 e 1966, Paul não dispensava o 4001, como reserva, como segundo baixo a utilizar, caso houvesse algum problema com o seu "violino.

O Rickenbaker 4001, tornou-se muito popular, tendo sido adoptado, nesta época por outros musicos, exactamente porque Paul, o usava com mestria, no seu modo de tocar, altamente melódico, além de que o baixo produzia um tom muito claro, sem distorções na parte superior do braço, e os dois profundos  cutaways, possibilitam um acesso maisfácil aos fretes inferiores.

Em 1967, McCartney deu ao seu 4001, uma pintura psicadélica, como pode ser visto no clip promocional do filme Magical Mystery Tour, aonde os Fab Four, interpretam o tema “Hello Goodbye”. Mais ou menos um ano depois, Paul, lixou a pintura da frente, deixando o baixo com a sua côr natural. Eventualmente, em 1969, terá acabado por o lixar todo, deixando-o  todo "au naturelle".

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