sábado, 27 de dezembro de 2008

L'aventure c'est l'aventure, o filme

"L'aventure c'est l'aventure",um filme de 1972,dirigido por Claude Lelouch,fez as minhas delicias e as de muitos outros, que como eu,viveram sob a influência da cultura francófona, a partir da década de 60.
O francês era uma disciplina obrigatória, a partir do 5º ano actual, se não estou em erro, e na altura,os turistas que por cá apareciam,eram na sua grande maioria, Franceses.
Dai, ouvíamos Edith Piaff,Charles Aznavour,Johnny Hallyday,Les Chats Sauvages e tudo o que era produzido por lá, no que diz respeito aos áudio visuais, mas não só.A França,era o primeiro destino dos emigrantes Portugueses, que aqui, não encontravam meios de subervivência.
Filmes, eram aos contentores, e eu não perdia nenhum,ou no Souza Bastos, ou no Avenida, em Coimbra, sem esquecer as inólvidaveis sessões ao ar livre nos Bombeiros.
Jean Marais, Mylène Demongeot,Jean Gabin,Luis de Fune, Fernandel, Bourvil, Coluche, Annie Girardot, Yves Montand, passaram todos pelos cinemas deste pais á beira mar plantado, e eu fui e sou fã de todos eles. Tenho um prazer especial a vêr os filmes franceses.
Não há amor como o primeiro.
"L'aventure c'est l'aventure",terá sido o ultimo filme francês,a impressionar-me profundamente. A musica era de Francis Lai e José Padilla,, e o elenco,um manancial de grandes artistas,entre eles,Lino Ventura,Nicole Courcel,Aldo Maccione,Jacques Brel,e,Johnny Hallyday,que além de ser ele mesmo no filme, interpretava o tema principal da banda sonora.
O enredo.....não conto. Vejam o filme.

Sem comentários: