Depois de chamarem a atenção no circuito de Detroit, onde ficava a base da banda, foram levados a assinar um contrato com a famosa Chess Records, impulsionados por outro músico do estilo soul psicodélico, “Fugi”, cujo elogiado disco de 1968, “Mary, Don't Take Me on No Bad Trip”, tinha tido como banda de apoio os membros dos Black Merda.
O disco de estreia da banda, que simplesmente levava o seu nome, foi lançado em 1970 e soava revolucionário, original, trazendo pela primeira vez um grupo só de negros que tocavam só composições próprias e tinham uma sonoridade próxima do rock. Porém a banda não conseguia criar ao vivo a marcante sonoridade do disco, facto que frustrou os próprios membros do grupo. Mudaram para a costa oeste dos Estados Unidos e continuaram a tocar com o músico “Fugi”; retornaram para Chicago para gravar o segundo disco e lançaram em 1971 o disco “Long Burn the Fire”, que se aproximava mais da sonoridade do funk experimental ao estilo dos Funkadelic.
Depois disso, a banda desistiu, mas os seus discos viraram um culto em todo mundo e itens adorados por coleccionadores. O grupo acabou por se reunir novamente com Veasey e os irmãos Hawkins, porém o baterista original, Tyrone Hite faleceu em 2004.
Sem comentários:
Enviar um comentário