quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Relembrando, Gene Vincente e os Blue Caps.

Gene Vincent ou Eugene Vincent Craddock nasceu em 11 de Fevereiro de 1935.

Vincent foi um dos precursores do Rock and Roll e um dos pais do Rockabilly. O seu maior sucesso foi sem dúvida o clássico "Be-Bop-A-Lula" - imortalizado por Presley e tantos outros. Gene começou a sua carreira tocando em diversas bandas de música country em Norfolk, Virgínia. Depois de deixar a Marinha com uma lesão permanente na perna, assinou contrato com a Capitol Records levando consigo a sua banda de apoio, The Blue Caps.

Depois de "Be-Bop-A-Lula" se transformar no maior sucesso de 1956, Gene Vincent & os Blue Caps não conseguiram gravar outros hits de tamanha repercussão, mas tiveram uma carreira pontilhada por alguns temas que chegaram a posições modestas nas listas de vndas da época, tais como: "Bluejean Bop", "Race With the Devil", "Lotta Lovin'", "Crazy Legs" "Baby Blue", e "Say Mama".

Gene Vincent foi um dos primeiros astros de rock a participar num filme, o antológico "The Girl Can't Help It", estrelado por Jayne Mansfield, e em que o tema titulo da banda sonora, é interpretado por Little Richard.

O facto mais marcante na sua carreira, foi a morte do seu melhor amigo Eddie Cochran num acidente de automóvel, durante uma tourné que faziam juntos em Inglaterra em 1960. Gene que também estava no veículo agravou a lesão da sua perna, e até o fim da sua vida não se recuperou psicologicamente do ocorrido.

Há uma outra história bizarra, acerca deste acidente de táxi, que vitimou Eddie Cochram. O policia que prestou assistência imediata, a Gene e a Eddie, era nem mais nem menos do que Dave Dee, de seu verdadeiro nome Daveid Harman, o fronte man, e vocalista dos Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick e Tich. Lêr mais aqui.

A carreira de Gene teve uma enorme perda de popularidade a partir da metade dos anos 60, com a chegada dos Beatles e a "invasão inglesa", embora ele continuasse a fazer sucesso na Europa, principalmente em Inglaterra e na Alemanha.

Passou os últimos anos da sua vida tentando reconquistar o protagonismo na cena musical, mas acabou afundando-se cada vez mais na bebida e na depressão. Faleceu na California em 12 de Outubro de 1971, de cirrose gástrica. Fez ontem, 40 anos.

Gene Vincent está enterrado no Eternal Valley Memorial Park em Newhall, Califórnia.

Vincent forma, juntamente com Carl Perkins e Eddie Cochran o pelotão da frente, que originou o Rockabilly, sendo sem sombra de dúvidas, os maiores nomes do género, que revolucionou a cultura musical universal.

Sem comentários: