quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Johnny Winter - Roots

O lendário guitarrista texano, Johnny Winter acaba de lançar o seu novo disco denominado 'Roots', assinalando assim, a sua volta aos estúdios após sete anos de interregno na sua carreira.

Como o próprio nome deixa claro, o álbum homenageia as raízes do músico onde ele revisita temas dos seus ídolos. Sendo o próprio Winter um ícone da guitarra, o disco é não só um álbum de recordações musicais, bem como um documento que atesta o actual estado do génio musical, sendo emocionante, principalmente pela delicada saúde de Johnny, que alem das próprias limitações físicas de ser albino, ainda levou uma vida onde o abuso de álcool e drogas.

Apesar de actualmente só tocar sentado e de a sua voz ter perdido boa parte da sua potência, ouvi-lo é ainda um prazer, e o descobrir de novos liks, e de novos sons utilizados por este grande guitarrista. A não perder, este álbum.

“Roots” está recheado de grandes participações que incluem entre outros: Sonny Landreth, Vince Gill, Warren Haynes, John Popper, Jimmy Vivino, Derek Trucks, Susan Tedeschi, John Medeski e o seu irmão Edgar Winter. Produzido por Paul Nelson, guitarrista que tem ajudado Winter nos últimos anos e é uma espécie de maestro da sua banda, o álbum traz 11 clássicos de nomes como Robert Johnson, Muddy Waters, Elmore James e Jimmy Reed.

Engana-se quem pensa que o disco poderia ter aquele clima de: ”... vamos ajudar um grande veterano do passado, ele merece...”, Winter que já tem mais 30 discos na carreira, conseguiu renovar-se e é a estrela a tempo inteiro, do disco que soa moderno e original.

Todos os críticos que escreveram sobre o disco, são unanimes em dizer que “Roots” está entre os melhores discos do ano, em termos de blues e de guitarra; eu diria mais: este disco vai ficar na história!

Alinhamento das faixas do álbum de Johnny Winter - Roots:

1) T-Bone Shuffle (featuring Sonny Landreth slide guitar)
2) Further On Up The Road (featuring Jimmy Vivino guitar)
3) Done Somebody Wrong (featuring Warren Haynes slide guitar)
4) Got My Mojo Workin’ (Frank Latorre – Harmonica)
5) Last Night (featuring John Popper na harmónica)
6) Maybellene (featuring Vince Gill na guitarra)
7) Bright Lights, Big City (featuring Susan Tedeschi on lead guitar e vocais)
8) Honky Tonk (featuring Edgar Winter no sax)
9) Dust My Broom (featuring Derek Truckson slide guitarra)
10) Short Fat Fannie (featuring Paul Nelson na guitarra)
11) Come Back Baby (featuring John Medeski no orgão)

Sem comentários: