sábado, 27 de agosto de 2011

Ana Moura, actuou no Back2Black, no Rio de Janeiro

A fadista abriu o festival Back2Black com Gilberto Gil ontem sexta-feira, 26 de Agosto, no Rio de Janeiro. Fã de música brasileira, Ana já cantou com Prince e com os Rolling Stones.

O primeiro contacto de Ana Moura com o fado deu-se ainda na infância. Anos mais tarde, a curiosidade levou-a na direcção do pop, do rock e da soul music. Foi a cantora da banda "Sexto Sentido", chegando inclusive a gravar um disco, mas um convite reaproximou-a das suas origens musicais.

"Fui chamada para cantar numa casa tradicional de fado em Lisboa. Aí tudo mudou”, conta Ana, que se apresentou pela primeira vez no Brasil, ontem á noite sexta-feira, abrindo o festival Back2Black, na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro.

Acompanhada por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), José Elmiro (viola) e Filipe Larsen (viola baixo), a cantora interpretou as canções do seu quarto e mais recente álbum, "Leva-me aos fados", e mostrou que o fado, pode ser mais contemporâneo, sem perder a essência.

“Acho que o fado tem que ter uma roupagem um pouco diferente, ser mais actual. Uma nova geração de músicos está introduzir influências um pouco diferentes, o que já ajuda a dar uma sonoridade mais actual. E faz com que as gerações mais novas também se identifiquem. Se ouvir um fado com uma letra que fala sobre as dificuldades de uma geração que não é minha, eu não o escolho para cantar. Porque não me identifico”, explica a cantora.

Fã de música brasileira, Ana Moura contou com a participação especial de Gilberto Gil em grande parte da sua actuação.

“Gil marcou o meu crescimento musical. Vamos cantar um fado e algumas músicas dele. Será uma mistura de sonoridades”, destacou a fadista, ainda antes de entrar em palco. Citou ainda, Nana Caymmi, Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e Dorival Caymmi como alguns dos seus artistas brasileiros favoritos.

O encontro com o cantor baiano foi mais um para a galeria de ilustres duetos que a cantora acumula na carreira. Em 2007, Ana Moura foi convidada por Mick Jagger para cantar “No expectations” com os Rolling Stones durante um show da banda no Estádio de Alvalade, na capital portuguesa. Na época, Ana tinha participado do "The Rolling Stones project", em que artistas faziam versões para hits da banda, sempre com a colaboração de um dos Stones em estúdio.

“Cantámos 'No expectations'. Foi um momento espectacular. Estava supernervosa, porque o Mick cantamos em tons muito diferentes. Então tive que inventar uma nova melodia em cima da hora e que coubesse naquela estrutura musical. Isso deixou-me muito ansiosa. Mas, quando subi no palco, Keith Richards começou logo a brincar comigo. Acho que fizeram isso para me deixar mais à vontade", contou Ana Moura, que também dividiu os microfones com o cantor Prince na música "Walk in sand", durante um festival, no início deste ano.

Antes de enfrentar o publico carioca, pela primeira vez, Ana, disse estar com muitas expectativas e muita ansiedade.

"Estou muito entusiasmada. Já me disseram que o público carioca é muito carinhoso com os artistas. Aliás, as pessoas no Brasil são naturalmente comunicativas e muito simpáticas", elogiou a cantora.

Além dos shows de Ana Moura e Gilberto Gil, o festival Back2Black, que acontece no Rio entre os dias 26 e 28 de Agosto, vai contar com as apresentações das cantoras Macy Gray e Chaka Khan, do cantor Aloe Blacc, do grupo africano Tinariwen e de artistas brasileiros como Seu Jorge (acompanhado do grupo Almaz), a banda Tono e do cantor Moreno Veloso.


Sem comentários: