sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Dia em que a Música Morreu

Buddy Holly, Ritchie Valens, The Big Bopper: em 3 de Fevereiro de 1959, um avião de pequeno porte caiu em Iowa, e matou instantaneamente três dos maiores nomes da música na época, no que é considerada a primeira grande tragédia da história do rock. O dia fatídico foi chamado de 'O Dia em que a Música Morreu' pelo cantor Don McLean na música American Pie, regravada por Madonna no ano 2000.

Os músicos estavam em tourné, "The Winter Dance Party", projectada para cobrir vinte e quatro cidades do centro-oeste dos Estados Unidos em apenas três semanas, de 23 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 1959. Um dos problemas logísticos era o tempo gasto durante as viagens, pois a distância entre os locais dos concertos não foi considerado quando cada um deles foi agendado. Outro era o autocarro usado para transportar os músicos, que não estava preparado para enfrentar o inverno. O seu sistema de aquecimento avariou pouco depois do início da tourné, e como consequência o baterista de Buddy Holly, Carl Bunch, teve um caso grave de congelamento dos pés, tendo que ser internado num hospital. Enquanto ele recuperava, Buddy Holly e Ritchie Valens revezavam-se na bateria.

O The Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, não estava agendado para ser a próxima paragem da tourné, mas os seus organizadores, esperando incluir mais datas, entraram em contacto com Carroll Anderson, gerente do local, que aceitou a proposta. O show foi marcado para uma segunda-feira, 3 de Fevereiro.

Ao chegar no local, Buddy Holly, frustrado com as péssimas condições do aurtocarro, disse aos seus colegas da banda que, terminado o show, ele tentaria alugar um avião para seguir até á próxima cidade da tourné, Moorhead, em Minnesota. Holly também estaria incomodado por não ter mais camisas, meias e cuecas limpas. Precisaria lavar as suas roupas antes do próximo concerto, mas a lavanderia local estava fechada naquele dia.

Conseguiu então combinar um vôo com Roger Peterson, um piloto de 21 anos que trabalhava para a Dwyer Flying Service na cidade vizinha de Mason City. Uma tarifa de 36 dólares por passageiro foi combinada para que que Peterson levasse Holly e mais dois acompanhantes até Fargo, no seu Beechcraft Bonanza modelo B35, fabricado em 1947.

Uma das vagas foi oferecida a Dion DiMucci, vocalista do grupo Dion and the Belmonts, mas este decidiu que não gastaria os 36 dólares da passagem pois aquele era o mesmo valor que os seus pais pagavam pelo aluguer de um apartamento, e sendo assim ele sentiu que não poderia justificar a extravagância de gastar aquele valor. Os dois assentos ficariam então com Waylon Jennings e Tommy Allsup, músicos que acompanhavam Holly na sua recém-iniciada carreira solo.

J.P. Richardson, que contraíra gripe durante a tourné, pediu a Jennings que cedesse o seu lugar no avião. Jennings concordou, e quando Buddy Holly ficou a saber do acordo, brincou: "Bom, espero que o vosso autocarro, congele". Jennings, também em tom de brincadeira, respondeu: "E eu espero que o teu avião caia". Este diálogo perseguiria Jennings para o resto da sua vida.

Ritchie Valens, que nunca viajara de avião, pediu o lugar de Tommy Allsup, que respondeu que isso seria decidido num lançamento de moeda ao ar. Bob Hale, locutor da KRIB-AM, que trabalhava nos concertos como DJ naquela noite, atirou a moeda ao ar pouco antes dos músicos partirem para o aeroporto. Valens venceu, conseguindo o lugar no avião.

O avião descolou por volta das 00:55 (hora local). Pouco depois de 01:00 da manhã, Hubert Dwyer, piloto comercial e dono da aeronave, que estava a controlar a descolagem do seu avião, observando da varanda do lado de fora da torre de controle, viu a luz de cauda do avião descer gradualmente até desaparecer de vista.

Peterson o piloto, tinha dito a Dwyer o proprietário do avião, que lhe mandaria o plano de vôo para a torre de controle via rádio depois da descolagem. Como não houve comunicação com os controladores, Dwyer pediu para que eles tentassem entrar em contacto com a aeronave, mas não obtiveram resposta.

Às 3:30 da manhã, quando o Aeroporto Hector em Fargo, Dakota do Norte, informou não ter recebido qualquer sinal do Bonanza, Dwyer contactou as autoridades e declarou a aeronave como desaparecida.

Por volta das 09:15 da manhã, Dwyer descolou com outro avião de pequeno porte para seguir a rota planeada por Peterson. Pouco tempo depois, visualizou os destroços do Bonanza numa plantação de milho pertencente a Albert Juhl, situada oito quilómetros a noroeste do aeroporto.

O avião voava num ângulo levemente descendente e inclinada para a direita quando atingiu o solo a 270 quilómetros por hora. Capotou e derrapou por mais 170 metros na paisagem congelada antes que a massa retorcida de ferragens batesse contra uma cerca de arame farpado nas cercanias da propriedade de Juhl.

Os corpos de Holly e Valens caíram perto do avião, Richardson foi arremessado através da cerca e dentro da plantação de milho do vizinho de Juhl, Oscar Moffett, enquanto Peterson ficou preso na cabine. Carroll Anderson, o gerente do Surf Ballroom que levara os músicos ao aeroporto da cidade vizinha e presenciara a descolagem do avião, foi o primeiro a identificar as vítimas.

Autópsias posteriores indicaram que todos os quatro morreram instantaneamente com o impacto.

As investigações que se seguiram após o acidente, concluíram que o mesmo foi provocado por uma combinação de mau tempo e de erro humano.

Peterson, o piloto, voava por instrumentos, e ainda estava a praticar esta modalidade de voo, não sendo habilitado para pilotar em condições climatéricas sem visibilidade. 

O inquérito final da Civil Aeronautics Board observou que Peterson tinha sido treinado em aeronaves equipadas com horizonte artificial, não tendo portanto experiência com o incomum giroscópio indicador de altitude Sperry F3 utilizado no Bonanza. 

Para piorar a situação, os dois instrumentos indicavam o eixo da aeronave de maneira exactamente oposta. Isto levou os investigadores a concluírem que Peterson pode ter pensado que estava a subir, quando estava, de facto, a descer. Descobriram ainda, que o piloto não recebeu o boletim meteorológico, actualizado, sobre as condições climatéricas, o que, dado seus conhecimentos limitados, deveria ter originado o adiamento do voo.

Fonte: Wikipédia - Fotos: Reprodução Internet

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