Depois de encantar milhões de pessoas com lindas jogadas e golos, Pelé atacou no campo da arte moderna contemporânea. A convite de Athol, o ídolo brasileiro participou directamente da produção dessa exposição em sua homenagem.
“The Art of Pelé” (“A arte de Pelé”) esteve em Joanesburgo até o final do Mundial de Futebol. Está agora numa tourné mundial, em várias galerias, e salões de exposição, por todo o mundo.
“A arte de Pelé” representa em quadros os 12 golos marcados pelo Rei do Futebol na história do Campeonato do Mundo.
Tricampeão com a selecção brasileira, em 1958, 1962 e 1970, o craque marcou golos contra o País de Gales, França (três golos), Suécia (dois), México, Bulgária, Checoslováquia, Roménia (dois) e Itália. Em toda a carreira, Pelé marcou 1.284 golos.
"Eu preparei a tela com a imagem de uma rede e pedi que ele lhe colocasse um significado. Foi então que Pelé pegou uma bola, molhou-a na tinta e atirou para cima do quadro, dizendo que aquilo representava a bola a entrar na baliza" - acrescentou Athol.
Mas o que mais emocionou o artista sul africano, foi quando Pelé pintou três corações, em alusão ao nome da cidade aonde nasceu.
"Pintei três quadrados vermelhos e ele desenhou os corações em volta. Depois escreveu em cada um deles. No primeiro colocou o nome da cidade onde nasceu, no outro onde surgiu para o futebol (Bauru-SP) e no terceiro onde se consagrou (Santos)" - contou o dono das obras.
Sem comentários:
Enviar um comentário