domingo, 23 de janeiro de 2011

Jackie DeShannon - Needles and Pins

Jackie DeShannon, nasceu como Sharon Lee Myers a 21 de Agosto de 1944 em Hazel, Kentucky, U.S.A. Foi a primeira cantora/ compositora, do período do rock and roll. Antes de assumir a identidade, Jackie DeShannon, ainda gravou alguns discos, sem grande notoriedade, sob nomes como: Sherry Lee, Jackie Dee, e ainda, Jackie Shannon

Em 1963, "Needles and Pins", cativante lovesong, escrita originalmente por Jack Nitzsche e Sonny Bono (ex-Sony and Cher), gravada pela primeira vez na loura voz da "teen ager", Jackie DeShannon, para a qual fora especialmente composta, atinge os primeiros lugares de vendas dos U.S.A., catapultando assim DeShannon, para a ribalta mundial.

"Needles and Pins", é a típica canção de amor que as todas bandas, sonharam gravar um dia. Seduzidos pela sensualidade de Jackie, Searchers, Ramones e Turtles em estúdio materializaram as suas próprias versões, tendo sido este o maior sucesso, obtido pelos Searchers, que na sequência, ainda gravaram mais um tema de Jackie DeShannon, "When You Walk In The Room" embora sem terem alcançado o mesmo destaque. Na intimidade, quantos deles não sonharam com a petit blonde?

Deprimido, o guitar-hero do Led Zepellin, Jimi Page, escreveu para ela a doce-amarga Tangerine. Está no disco Led II. Das mais lindas canções.Tangerine é para Jackie, criada no amargor do coração partido de Page.

Curiosíssimo facto da “história do rock” (confirmado pela Sociedade Apreciadora de Jackie, nos EUA) aconteceu no Brasil: O primeiro show de rock’n'roll feito naquele pais, no Teatro Record de São Paulo, em 1957 — Rock-n-roll Fantasy — contou com a púbere participação de Jackie Dee: uma loirinha de voz rouca nos seus 17 aninhos…No espetáculo, DeShannon imitava Elvis Presley com “energia atómica!”, segundo a publicidade feita no tempo, para promover o show.

O destino, porém, reservava para a ninfeta outro futuro. Seria não só uma talentosa, cantora, como também uma bem sucedida e respeitada compositora.

De Shannon, compôs "Break-A-Way", gravado por Irma Thomas em 1964 e por Tracey Ullman em 1983.

"Put A Little Love In Your Heart" alcançou o nono lugar na Billboard em 1989 com o dueto Annie Lennox & Al Green, tendo tendo ainda sido gravado por Dolly Parton in 1993.

Tom Petty & The Heartbreakers e Stevie Nicks alcançaram o Top 40 nos U.S. A. em 1986, com "Needles And Pins", que DeShannon gravara originalmente.

A versão de "When You Walk in the Room" de Pam Tillis em 1994, subiu aos primeiros lugares dos tops de vendas country. Uma outra cover de "When You Walk In The Room" pela ex-ABBA Agnetha Fältskog.

Chris Hillman, um dos membros originais dos Byrds, também gravou, "When You Walk in the Room" no seu álbum solo de 1998, "Like a Hurricane".

Como "songwriter", o seu maior sucessso é o hit "Bettie Davies Eyes" de Kim Carnes, composto sob-medida para Kim, espécie de alter-ego vocál de Jackie.

"Bette Davis Eyes" foi numero um nas vendas de singles, 45 RPM, em todo o mundo no ano de 1981, dando a Jackie, e á sua parceira, Donna Weiss, em 1982, um "Grammy Award for Song of the Year".

A 17 de Junho de 2010, Jackie, foi incluida no "Songwriters Hall of Fame".


Sem comentários: