sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Roberto De Niro - Táxi Driver


Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietname, que trabalha nas ruas de Nova York como motorista de táxi. Conhecendo bem todos os podres das vielas da cidade, cruza o seu caminho com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que provoca a uma grande revolta contra tudo e todos, extravasando toda a sua agressividade contida…

Táxi Driver é um clássico drama urbano, intemporal, sendo mais uma colaboração da dupla Robert De Niro/Martin Scorcese (Outras foram Touro Enraivecido, ou Tudo Bons Rapazes, por exemplo). Provavelmente o melhor filme de Scorcese, narra a odisseia de um homem alienado da sociedade, perdido e obcecado por transformar o mundo em que vive, tornando-o melhor (no seu entender).

Robert De Niro tem um desempenho fenomenal na criação de um homem solitário irritado com uma sociedade cheia de miséria e desilusão. O encontro com uma prostituta de apenas 12 anos de idade (Jodie Foster) irá ser o cataclismo que fará o copo transbordar e levar à descarga da revolta interior de Bickle sob a forma de violência. No fundo, trata-se de um retrato de uma América dos anos 70, onde muitos dos ex-combatentes do Vietname, sentindo-se marginalizados ou inadequados na sociedade, poderiam eventualmente descarregar a agressividade captada em ambiente de guerra e de alguma forma, libertar os seus fantasmas e demónios interiores.

Martin Scorcese tem um trabalho de realização a roçar a perfeição. Não só permite que a narrativa flua de forma lenta para que o espectador entenda a vida entediante do protagonista, como também utiliza muito bem a fotografia de uma Nova York nocturna e taciturna, para enfatizar isso mesmo. Para acrescentar ainda mais brilhantismos à película a música da autoria de Bernard Herrmann, colaborador habitual de Hitchcock (falecido por altura de estreia do filme) encaixa que nem uma luva na criação do ambiente pretendido. Destaque igualmente para os actores secundários, Cybill Shepperd e o grande Harvey Keitel.

Táxi Driver é um filme em que não se encontram pontos negativos. È um verdadeira obra-prima dos anos 70 e seguramente um dos melhores filmes da década. Nomeado para quatro estatuetas dos Óscares de Hollywood, Melhor Actor – De Niro, Melhor actriz Secundária – Jodie Foster, Melhor Música e Melhor Fotografia, não venceu, apesar de tudo, em nenhuma das quatro categorias. Venceu, isso sim, a palma de ouro do festival de Cannes, o que de certa forma premiou o reconhecimento europeu de um realizador em ascensão, que actualmente é uma referência e um dos dinossauros da sétima arte.

A espaços perturbante e cruel, Táxi Driver tem a particularidade de ainda chocar, mantendo-se actual. Fica na retina a inesquecível interpretação de Robert De Niro que nos leva a ter saudades do tempo em que víamos De Niro ou por exemplo Al Pacino em papeis verdadeiramente assombrosos e que actualmente quase que desapareceram. Táxi Driver, vale mesmo a pena. È indispensável para qualquer amante de cinema e de visionamento obrigatório na obra de Scorcese.


Título Original:
"Taxi Driver" (1976)

Realização:
Martin Scorsese

Argumento:
Paul Schrader

Actores:
Robert De Niro - Travis Bickle
Cybill Shepherd - Betsy
Harvey Keitel - Matthew
Jodie Foster - Iris Steensma

® Sérgio Lopes

Sem comentários: