quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Um erro colossal.

Durante 80 anos, foi considerado uma das obras primas de Francisco Goya. Mas ontem, foi revelado que "O Colosso", não foi pintado pelo grande mestre espanhol, mas sim por um dos seus assistentes.
Após sete meses de investigação, especialistas do museu do Prado, em Madrid,chegaram á relutante conclusão, de que a obra prima,é provavelmente, um quadro de Asensio Juliá, um dos assistentes de Goya.Afirmaram que o quadro, que esteve pendurado por 78 anos no Prado, é Goyesco, mas não um Goya.
Houve sempre dúvidas acerca da autoria do quadro, dizendo os especialistas na técnica de pintura de Goya, que este nunca teria pintado aquele que foi durante anos, considerado o seu "masterpiece".
As duvidas aumentaram, ou desapareceram, quando o curador do museu e "expert", na arte do século 19, José Luis Díez, descobriu, no canto da tela, as iniciais A.J. Voilá!
Juliá, colaborou com Goya, nos frescos de Santo António da Igreja Florida em Madrid, e normalmente, assinava os trabalhos, com estas iniciais.Os assistentes de Goya, copiavam frequentemente as obras do mestre.
Pioneiro nas técnicas do século 19,Goya é considerado como sendo o primeiro "artista moderno", com um penetrante e incisivo ponto de vista da humanidade. O Colosso,figura de um gigante que rompe através das nuvens, com as pessoas aterrorizadas em baixo,foi pintado durante a Guerra Peninsular, que envolveu, França, Inglaterra, Portugal e Espanha, entre 1808, e 1814.
Há um inventário das obras de Goya, e feito em 1812,que refere um quadro chamado,O Gigante.
Outros, especialistas, dizem que as pessoas horrorizadas que aparecem no quadro,representam a loucura da guerra.
Fonte:The Times,Graham Keely,em Barcelona

Sem comentários: