terça-feira, 13 de janeiro de 2009

50 Anos de Motown


A gravadora Motown completou ontem, 12/01/09, 50 anos de existência. A Motown, tornou-se símbolo da soul music e do R&B e uma fábrica de hits. "Superstition", de Stevie Wonder, "I Heard It Through the Grapevine", de Marvin Gaye, e "Stop! In the Name of Love", do trio feminino The Supremes, são apenas alguns exemplos das centenas de músicas lançadas pela gravadora que são lembradas até hoje.
Berry Gordy Jr. fundou a Motown com um empréstimo de US$ 800. A gravadora, que antes se chamava Tamla, nasceu oficialmente em 12 de janeiro de 1959.
The Matadors,que posteriormente mudaria o nome para The Miracles,foram o primeiro grupo a assinar com a gravadora.
Smokey Robinson, que fazia parte do quarteto, está ainda hoje na Motown.
Entre 1962 e 1971, os artistas da Motown alcançaram mais de 200 hits no top 40 dos USA.
A marca tornou-se ainda mais memorável pelo facto de a maioria dos artistas da gravadora serem negros,e nessa época, os USA eram marcados pelo preconceito, com estados segregados racialmente.
O nome nasceu em homenagem a Detroit, sede da gravadora. A expressão "Motor Town" (em inglês, "cidade dos motores") deu origem ao título escolhido por Berry, que se inspirou nas montadoras auto da cidade para pensar a forma de trabalho da Motown, adoptando o conceito de "linha de produção".
Em 1998, a Motown foi vendida pela segunda vez, passando ao controle do grupo Universal. Dez anos antes, Gordy vendeu a companhia, á MCA.
Hoje, a chamada Motown Universal Music Group tem artistas de R&B como Erykah Badu, rappers como Lil' Wayne e Akon, e representantes da música pop, a exemplo de Lindsay Lohan.
“Agora é hora de comemorar”, diz Martha Reeves,líder da Martha & the Vandellas, hoje vereadora em Detroit.Os 50 anos da gravadora serão temas de diversos especiais de rádio na Inglaterra, França e Alemanha, informa o jornal “USA Today”. Em Berlin, estreou neste domingo (11/01/09) o musical,“Memories of Motown”, com a participação de Reeves, dos Miracles e dos Contortions.

Sem comentários: