terça-feira, 16 de junho de 2009

McCartney - Meat Free Monday

Paul McCartney lançou na Grã-Bretanha a campanha "Segunda-Feira Sem Carne" ("Meat Free Monday"), numa tentativa de ajudar a combater as mudanças climáticas.
McCartney, suas filhas Stella e Mary e celebridades convidadas, incluindo Yoko Ono, percorreram um tapete verde no parque St.James, em Londres, apoiando a campanha que pede às pessoas que deixem de comer carne um dia por semana.
A campanha já foi lançada nos Estados Unidos e Austrália. Relatórios da ONU revelam que a criação de animais de corte é responsável por cerca de 18 por cento das emissões mundiais de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento do planeta - mais que a indústria global de transportes. A redução do consumo de carne bovina, suína e de aves é frequentemente proposta como maneira de diminuir as emissões de gases.
"Muitos de nós nos sentimos impotentes diante dos desafios ambientais, e pode ser difícil avaliar todos os conselhos que recebemos sobre como fazer uma contribuição significativa para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável", disse McCartney no site oficial da campanha na internet.
"Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que todos podem adoptar e que vai ao cerne de várias questões importantes, políticas, ambientais e éticas, todas ao mesmo tempo", disse McCartney no site www.supportmfm.org.
"Por exemplo, isso não apenas ajuda a combater a poluição, como também a promover melhor saúde, o tratamento ético dos animais, o combate à fome mundial e a promoção do activismo comunitário e político."
A mulher de McCartney, Linda, que morreu em 1998, foi defensora activa do vegetarianismo e dos direitos dos animais. Ainda é vendida uma linha de refeições sem carne que tem seu nome.

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