terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Breve bio dos Status Quo


Status Quo, também conhecida como The Quo ou apenas Quo, são uma banda de rock Inglês, cuja música é caracterizada pelo seu ritmo inigualável do boogie rock.

Gravaram mais de 60 hits no Reino Unido, mais do que qualquer outro grupo de rock da história musical britânica. 22 destes hits, chegaram ao Top Ten britânico.

A origen do Status Quo, foram os "The Scorpions", banda colegial, formado em 1962, por Francis Rossi e Alan Lancaster que estudavam na Sedgehill Comprehensive School, Catford, mudando depois o nome para "The Spectres".

Rossi e Lancaster fizeram o seu primeiro show no Samuel Jones Sports Club em Dulwich, Londres. Em 1963 convidaram o baterista John Coghlan, para se juntar á formação.

Começaram por escrever o seu próprio material e após um ano de actuações conheceram Rick Parfitt, que tocava numa banda de cabaré, o qual seria também integrado nos ainda , Spectres .

Em 18 de Julho de 1966 "The Spectres" assinaram um contrato de cinco anos com a Piccadilly Records, lançando dois singles nesse ano, "I (Who Have Nothing)" e "Hurdy Gurdy Man" (escrito por Alan Lancaster), e no ano seguinte " (We Ain't Got) Nothin 'Yet "(uma canção originalmente gravada pela banda de Nova York psicodélica "The Blue Magoos". Os três singles foram verdadeiros flops.

Em 1967, o grupo descobriu a psicodelia e mudou o seu nome para Traffic (depois alterada para Traffic Jam, para evitar confusão com os Traffic de Steve Winwood). Nesta altura, o line-up também incluia o teclista Roy Lynes.

Lançaram o single "Almost But Not Quite There", que também foi um flop.

No final de 1967 a banda assumiu-se como The Status Quo, e em Janeiro de 1968, lançam o álbum psicodélico, "Pictures of Matchstick Men". "Matchstick Men" alcançou o 7º lugar do UK Singles Chart, sendo também o seu único hit Top 40 nos Estados Unidos. Embora os álbuns do grupo fossem lançadas nos Estados Unidos ao longo da sua carreira, nunca alcançaram aí o mesmo nível de sucesso e fama, que tiveram no seu país de origem.

Bob Young foi contratado como roadie e "tour manager, tornando-se ao longo dos anos num dos parceiros de composição, mais importantes para os Status Quo.

Depois do segundo álbum "Spare Parts" se ter revelado, mais um flop comercial, a banda, desiludida com a sua direcção musical, abandonou a psicodelia pop e as modas de Carnaby Street, em prol de um hard rock / boogie, passando a usar em palco, como "uniforme", os blue jeans, uma t shirt branca, e um colete, vindo esta indumentária a tornar-se na sua imagem de marca na década de 1970.

Lynes deixou a banda em 1971, para ser substituída (no estúdio) por musicos convidados, incluindo o teclista Jimmy Horowitz e Tom Parker . Em 1976, ex-membro dos The Herd e Judas Jump, Andy Bown foi contratado para ficar nos teclados, mas como tinha contrato como artista a solo com a EMI, não foi creditado como membro a tempo inteiro até 1982.

Rossi e Parfitt foram agraciados com o OBE no New Year Honours 2010, pelos seus serviços, prestados à música.


Sem comentários: