segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Stephan Stills, bio resumida

Destacou-se pelo seu trabalho em bandas como os A Go-Go Singers, Buffalo Springfield, Manassas, Crosby Stills Nash e Young, grupos integrantes de uma elite inovadora, e sempre criativa, que fizeram história no panorama da musica pop da década de sessenta, nos USA.

Stephen Stills nasceu em Dallas, Texas a 3 de Janeiro de 1945. Ficou fascinado pela música, muito jovem, e ao completar os 15 anos, já tocava profissionalmente. Quando deixou a faculdade, rumou a Nova York, para tentar a sua sorte como musico. Aí, deambulou pela cena musical de Greenwich Village, efervescente na época, e "poluída" por outros nomes desconhecidos, que como ele andavam á procura da sua oportunidade.

E foi no Café Au Go-Go, que acabou por assinar um contrato como guitarrista, passando a integrar a banda residente, com o mesmo nome do café: Au Go-Go Singers.
Neste periodo, faz amizade com outro elemento da banda, Richie Furay.Durante uma turnê ao Canadá, de apoio aos agricultores locais, Neil Young,integra a banda.

Em 1965, Stills deixa os Au Go-Go Singers, e vai para Los Angeles, aonde tudo acontecia, e acaba por se envolver com a "comunidade folk-rock" emergente, e muito activa.
Depois de uma série de concertos e audições, incluindo uma para a série de televisão The Monkees. Na primavera de 1966 Stills, reúne Neil Young, Richard Furay, o baixista Bruce Palmer e o baterista Dewey Martin, para formar os Buffalo Springfield. Um ano depois, o grupo lança o seu primeiro álbum homónimo, promovido com o single de autoria de Stills, "For What It's Worth".Com o sucesso, vieram os problemas internos, os confrontos de ego, e as drogas que já faziam parte da "dieta" da banda. Foi a separação.

Em 1968,Stills grava o Lp, sob o nome de Super Session, com o colega guitarrista Mike Bloomfield e Al Kooper.

Durante uma jam session,conhece o ex-Byrd David Crosby e o ex-Hollies Graham Nash, e que levou à formação do supergrupo Crosby, Stills e Nash, lançando em 1969, o seu trabalho de estreia, um LP, que é baptizado com o nome Crosby, Stills & Nash, vindo a alcançar o 6º lugar nas listas de vendas, sendo quatro vezes, multi-platina, um enorme sucesso, impulsionado pelo single "Suite: Judy Blue Eyes ",tema composto por Stills e pela cantora folk Judy Collins. Mais tarde nesse ano, Neil Young juntou-se ao grupo. Em 1970, como Crosby, Stills, Nash e Young, gravam o Déjà Vu, que viria a ser outro enorme sucesso, e que atingiu o primeiro lugar dos tops sendo sete vezes, multi-platina.

Desde a sua criação, CSN e Y foi idealizado para permitir aos músicos integrantes,uma grande latitude criativa no seu trabalho a solo, e após a gravação do LP ao vivo do grupo Four Way Street, em finais de 1970,que viria a ser lançado no ano seguinte, Stills lançou o seu álbum solo, que contou com as participações especiais de Jimi Hendrix e Eric Clapton. Á semelhança do que seria o segundo trabalho de 1971, o Stephen Stills 2, este, o simplesmente Stephen Stills, estiveram nos topos das listas de vendas em todo o mundo, com grande aceitação por parte do publico, e da critica especializada.

Em 1972, Stills começou a apresentar-se com uma nova banda, os Manassas, que contava com o ex-Byrd e Flying Burrito Brothers, Chris Hillman,e outros "compagnons de route" . Vêr aqui.

Em 1975, assina com a Columbia e grava o Illegal Stills, um ano depois.

No verão de 1976, foi planeada uma tournée com Neil Young, no entanto, Young, adoeceu com problemas na garganta, levando Stills, para a estrada, sozinho. No entanto ele e Young fizeram todos os espéctaculos de promoção deo Lp Long May You Run nesse ano.

Em 1977, Stills junta-se a Crosby e Nash para a gravação de mais um trabalho de CSN, que vendeu mais de quatro milhões de cópias. No verão seguinte, o trio realizou uma turnê acústica, e Stills e lançou o álbum a solo Thoroughfare Gap.

Em 1982,com Crosby, Nash e Young, grava o Daylight Again, que incluiu os hits "Southern Cross" e "Wasted on The Way."
Em 1983,foram feitos diversos esforço para reunir os CSN,em vão. Stills seguiu novamente a sua carreira solo, em 1984 grava o Right By You.
Durante a década de 1980,Stills escolheu, ficar longe do grande público.Mas continuou a gravar a espaços a solo ou com outros dos seus velhos amigos. Vejam o seu trablho a partir da década de 90.
Em Setembro de 1991, lança o Stills Alone
Em Novembro de 2003, Turnin' Back The Pages, uma compilação dos seus sucessos.
Em Agosto de 2005, Man Alive!"
Em Julho de 2007, Just Roll Tape, outra compiulação.

Em 3 de Janeiro de 2008, data de seu aniversário, Stephan Stills, foi operado a um cancro na próstata,da qual,segundo ele, saiu com "flying colours"...

Em Setembro de 2009, junta de novo os Manassas e gravam Pieces
Em Octubro de 2009, lança a gravação ao vivo, "Live at Shepherd's Bush".

Fantástica a obra deste excepcional cantor, guitarrista, e compositor de seu nome Stephan Stills.

Sem comentários: